Um C-295 da Força Aérea da República Checa.

O Ministro da Defesa da República Checa, Lubomir Metnar, apresentou ao governo um plano de aquisição de duas aeronaves de transporte Airbus C295 adicionais. O país já possui 4 aparelhos desse tipo.

A Força Aérea da República Checa deverá aumentar a sua capacidade de transporte e substituir os desatualizados Yak-40, disse o ministro Metnar, acrescentando que a nova aeronave seria mais barata, com sistemas mais modernos do que os utilizados anteriormente. Ele ainda ressaltou a confiabilidade e baixos custos operacionais dos quatro atuais Airbus C295, usados ??para treinamento e transporte de tropas e personalidades.

O C-295 foi criado pela Espanha em 1995 para complementar sua frota de aeronaves CN-235. Pode transportar 71 tropas, 48 ??paraquedistas, 24 macas ou 5 paletes. Também está disponível na versão Persuader que pode executar missões guerra submarina. O C295 já foi vendido para Portugal, Polônia, Argélia e Brasil, entre outros. No total, mais de 85 aeronaves C295 estão em operação hoje com 14 operadores diferentes.

Anúncios

SEM COMENTÁRIOS