Helicópteros AH-1Z Viper e UH-1Y Venom foram as escolhas da República Checa.

A República Tcheca comprará 12 helicópteros militares, Venoms e Vipers, da fabricante norte-americana Bell em um acordo de US$ 622 milhões, disse o ministro da Defesa, Lubomir Metnar, na quinta-feira (22/08).

A República Tcheca, membro da OTAN, prometeu aumentar os gastos com defesa para 1,4% do produto interno bruto em 2021 e 2% em 2024, de 1,2% este ano.

O acordo inclui os helicópteros UH-1Y Venom e AH-1Z Viper, que compartilham a maior parte de suas peças. O exército checo estava escolhendo entre a fabricante Bell e a Sikorsky, com uma proposta de 12 UH-60M Black Hawk, no acordo que também inclui embarques de armas e munições.

“Serão oito Venons e quatro Vipers”, disse Metnar a repórteres em uma viagem a uma base militar, em declarações transmitidas pela TV tcheca.

A agência de notícias CTK disse que Metnar deve assinar um contrato até o final do ano e que a entrega está prevista para 2023.

O plano de gastos de defesa do país inclui a substituição acelerada dos helicópteros Mi-24/Mi-35 da era soviética. No maior concurso anunciado até agora, avaliado em US$ 2 bilhões, o Exército também está escolhendo o fornecedor de 210 veículos de combate de infantaria.

As tropas checas estão atualmente destacadas em várias missões no estrangeiro, incluindo no Afeganistão.

Anúncios

6 COMENTÁRIOS

  1. Infelizmente estamos no mais absoluto perrengue, tentando em primeiro lugar tapar todos os buracos da Nau Brasilis, que vertem água por todos os lados depois da era OrCrim de incompetência administrativa e pilhagem desenfreada da coisa pública.
    Mas esta dupla Venom/Viper se encaixa como uma luva nas as necessidades do EB e da MB.