O primeiro Airbus A330 MRTT destinado para o programa multinacional da OTAN. (Foto: Jorge Guardia, via Airbus)

No dia 24 de outubro de 2019, a República Checa juntou-se a um esforço multinacional para adquirir e operar novas aeronaves de transporte e reabastecimento A330 MRTT (Multi Role Tanker Transport).

Essa iniciativa foi lançada pela Holanda e Luxemburgo em 2016 e visa aumentar a capacidade dos Aliados Europeus de reabastecer aeronaves no ar.

O arranjo da frota multinacional é um passo concreto no sentido de reduzir a escassez geral europeia de reabastecedores ar-ar e a dependência excessiva das capacidades dos EUA. Os participantes – Bélgica, República Checa, Alemanha, Luxemburgo, Holanda e Noruega – estão aguardando a entrega de oito aeronaves Airbus A330 Multi Role Tanker Transport.

As duas primeiras aeronaves devem ser entregues em maio e junho de 2020, respectivamente. Embora as aeronaves sejam predominantemente usadas para reabastecimento ar-ar, elas também podem ser usadas ??para o transporte de pessoas, cargas e para evacuação médica.

A iniciativa foi apoiada pela OTAN e pela União Europeia. É um exemplo de cooperação eficaz entre as duas organizações ao fornecer recursos críticos para seus membros.

As aeronaves pertencem à OTAN e são adquiridas pela Agência de Suporte e Compras da OTAN através da Organização para Cooperação Conjunta em Armamento (OCCAR).

“Estou satisfeito por ver nossas duas organizações se unirem dessa maneira e espero ver mais iniciativas como esta no futuro”, disse o vice-secretário geral da OTAN, Mircea Geoana.

Anúncios