8575a2279c5813ab379d4fba4380260aA corrida espacial entre os EUA e a URSS produziu uma infinidade de ideias, das quais muitas foram perdidas no Tempo e Espaço. Uma delas era justamente isso, o resgate de astronautas na Lua.

3
Concepção do que poderia ter sido uma nave Gemini na superfície da Lua.

Uma delas era justamente a de um módulo automático, destinado a socorrer uma tripulação que por algum motivo, estivesse impossibilitada de deixar a superfície da Lua.

Em 1966, os engenheiros da McDonnell Douglas (MD), fabricante da cápsula espacial Gemini, propuseram uma versão desta nave, a partir do modelo proposto da Gemini para o programa Apollo, da qual a MD não lograra êxito em ser escolhida pela NASA para a fabricação da nave Apollo.

A MD propôs um módulo lunar capaz de ser enviado diretamente da Terra à Lua, no topo de um Saturno V. A pequena nave – para três tripulantes – seria toda automatizada. Ela pousaria e decolaria por seus próprios meios na superfície da Lua, ao contrário do método de “rendez-vous” da nave apollo.

4
Comparativo das três naves espaciais desenvolvidas pelos EUA até o voo lunar. Mercury, Gemini e Apollo.

A nave espacial não tripulada faria um pouso perto do módulo lunar Apollo encalhado.

Na sequência do incêndio na Apollo 1, a NASA reexaminou muitos aspectos de segurança do projeto Apollo. O perfil da missão Apollo era inerentemente arriscada e a probabilidade de que uma equipe ficasse presa na órbita ou na superfície da Lua foi considerada como altamente viável.

Gemini_landerEm consulta as empresas, a McDonnell respondeu com um conceito estudado em 1962 – a utilização da Gemini como um veículo de resgate lunar. A base seria a cápsula Gemini B, então em construção para uso num Laboratório Orbital Tripulado da Força Aérea os EUA (projeto Gemini MOL – Manned Orbiting Laboratory -, que depois fora cancelado – N.E). Num arranjo de várias combinações, proporcionaria um veículo de resgate que poderia socorrer os astronautas da Apollo presos na órbita lunar ou na superfície lunar. Foram estudadas três esquemas de resgate:

  • Veículo para resgate na órbita lunar;
  • Veículo para resgate na superfície lunar;
  • Veículo para resgate na órbita da Terra;

A McDonnell concluiu que uma Gemini “universal”, não tripulada, atenderia a todos os requisitos. A cápsula Gemini seria redesenhada e aumentada para permitir que até três membros da tripulação da Apollo fossem resgatados.

Gemini MOL
A Gemini foi a nave dos EUA que mais versões propostas houveram. Na imagem, concepção artística do que teria sido a Gemini MOL (Manned Orbiting Laboratory).

O ponto ignorado era que o Saturno V era, de fato, grande o suficiente para pousar homens na Lua usando o método da ascensão direta. O uso de rendez-vous (o encontro na órbita lunar só foi necessário por causa da insistência da NASA para 6 toneladas métrica, em resumo, três tripulantes no módulo de comando da Apollo. A Gemini era uma nave de 2 toneladas métrica, mesmo no modelo redesenhado para acomodar 3 a 5 tripulantes. A McDonnell dizia que ela poderia realizar um desembarque direto na Lua usando os componentes da Apollo.

gemlanex

Muitos da NASA e do parque industrial americano, afirmam que a Gemini foi a melhor nave dos EUA. Ela foi o veículo mais confiável de todos que foram ao Espaço. A nave de socorro foi a última tentativa de reativar a Gemini.

O programa Apollo consumia mais recursos que o esperado e vários cortes no orçamento haviam começado. Uma nave para ser usada numa eventual emergência era um luxo que os EUA não poderiam bancar.

Texto: Giordani

Edição: CAVOK

IMAGENS: Astronautix


Anúncios

22 COMENTÁRIOS

  1. Fascinante, Tchê… e ao mesmo tempo triste.
    Depois de termos conquistado tanto, tudo foi abandonado e hoje estamos novamente engatinhando.

  2. Hehehe!!

    Essa imagem da Gemini MOL parece uma nave presa em um latão de cerveja. É igualzinho.

    kkkkkk

  3. Vocês sabiam que a Gemini tinha assentos ejetáveis? Que ao contrário da Mercury e da Apollo, não ejetava a cápsula? Imagina ser ejetado a mach 3 ou mais e a 80 km de altitude se alguma coisa desse errado?

    • Ae! Muito bem! Um dos meus (tantos) passatempos, ou hobbys para os fashions, é astronomia. Tenho um "telescópico" bem bom. Sabe o que eu fiz? Meti a câmera do Galaxy na objetiva e deixei filmar. Não é que para minha surpresa, saíram ótimas imagens da lua?! Amador no modo full!

      • Valew Gio,
        Queria comprar um de 150mm mas nunca sobrava dinheiro, as vezes sobrava mas sempre aparecia um imprevisto, pra variar hobby nesse país é caríssimo.
        Ainda não observei Jupiter e Marte, esse é meu primeiro telescopio, sou novo na área ahah.

        • Te prepara pra penar então! Estrelas e planetas são o inferno pra ver!

  4. São por essas e outras matérias que a primeira coisa que eu faço quando acordo, antes mesmo de levantar da cama é o olhar pelo celular o site CAVOK.
    Sou aficionado tudo que gira em torno da aviação e astronomia, pena que no meio que eu vivo(vida real) não conheça outras pessoas que gostem desses assuntos, ai eu vendo para a vida virtual onde outros como eu vem procurar refugio.

Comments are closed.