RETRO_2014_CAVOKChega o final de 2014, e é hora de analisar as estatísticas e ver o que mais quente aconteceu por aqui. E divulgamos para vocês os 10 assuntos mais importantes do ano, de acordo com a quantidade de visualizações e/ou comentários aqui no Cavok. Vamos então aos 10 mais…

10° lugar – Força Aérea da Venezuela intercepta aeronave brasileira

(Imagem: galeria.pilotodeaviao.com)
Jato Learjet 25. (Imagem: galeria.pilotodeaviao.com)

No dia 11 de abril, um avião Learjet 25 procedente do Brasil foi interceptado por aeronaves da Venezuela, naquele país. Sem o transponder ligado e sem plano de voo, após a interceptação, o jato chegou a pousar e logo depois destruída. Os tripulantes conseguiram fugir.

9° lugar – O “porta-aviões” iraniano
Iranian-carrier

Todo ano o Irã apresenta suas “ameaçadoras” armas. Neste ano foi a vez do novo “porta-aviões”, que através de imagens divulgadas no Facebook estaria sendo construído num estaleiro em Teerã. No convoo, vários (e falsos) aviões F-5 (sem ser alguma versão naval) e F-18 em cores do esquadrão Jolly Rogers. Depois do fiasco do “caça stealth” F-313 Qaher, o Irã mostra mais uma vez que sabe fazer maquetes.

8° lugar – O mistério do MH370 na Malásia
777 a.tif

No dia 8 de março deste ano, um Boeing 777 da Malaysia Airlines misteriosamente desapareceu e até hoje, nada ou pouco se sabe sobre o que realmente aconteceu com o voo MH370 que havia decolado de Kuala Lumpur. O post com o maior número de visualizações sobre o assunto é sobre um livro lançado no dia 19 de maio no Reino Unido, Flight MH-370 — the Mystery (Voo MH-370 — o mistério, em tradução livre), o qual sugere que o avião da companhia aérea malaia pode ter sido derrubado acidentalmente durante exercícios militares dos Estados Unidos e Tailândia. Infelizmente, meses depois uma outra aeronave 777 da Malaysia Airlines foi realmente abatida sobre a Ucrânia e agora, quase terminando o ano, mais uma tragédia com uma aeronave malaia, com a queda de um A320 da AirAsia. Realmente um ano para ser esquecido na Malásia.

7° lugar – Boeing negocia venda de helicópteros Chinook para Exército Brasileiro

CH-47 Chinook (Imagem: walpapershddownload.com)
CH-47 Chinook (Imagem: walpapershddownload.com)

Na metade de outubro, a Boeing confirmou que o Exército brasileiro mostrou interesse em adquirir um pequeno número de helicópteros CH-47 Chinnok . As discussões teriam apenas iniciado, mas segundo a fabricante existe um potencial de uma venda “não muito grande”. O peso-pesado da Boeing pode dar um importante impulso na capacidade de mobilidade militar no Brasil.

6° lugar – Aeronaves militares russas e suas incursões pelo mundo

su-24 russian
Su-24

Durante todo ano, as aeronaves militares russas deram trabalho aos caças interceptadores, com diversas incursões em países europeus e japoneses. Num dos assuntos mais comentados, em abril um avião a jato Su-24 russo fez várias passagens em baixa altitude perto do destróier USS Donald Cook da Marinha dos EUA enquanto este navegava em águas internacionais no Mar Negro. Os EUA consideraram as passagens do jato russo perto do navio como ‘provocativas’, aumentando as tensões já altas na Ucrânia. A Suécia é o país que mais tem trabalhado para interceptar aeronaves russas, com dois posts, que podem ser acessados aqui e aqui.

5° lugar – Gripen NG para FAB
grippen_ngBR

No final de 2013 o Ministério da Defesa do Brasil confirmou a compra dos 36 caças Gripen NG para Força Aérea Brasileira. Sem dúvida, um dos assuntos mais visualizados este ano foi a compra do caça sueco. O post com o maior número de acessos foi sobre o suposto monitoramento pela NSA do sistema de rádio instalado a bordo dos Gripen, os quais são fabricados nos EUA. Um aumento no orçamento de compra dos caças e a confirmação do desenvolvimento do Gripen F para o Brasil também foi destaque este ano.

4° lugar – Prefeito chama de “sucata” avião da American Airlines

Boeing 767 da American Airlines foi alvo de criticas do prefeito de Porto Alegre/RS (Imagem: PlanespottersNet)
Boeing 767 da American Airlines foi alvo de criticas do prefeito de Porto Alegre/RS (Imagem: Tito Leandro Borges / PlanespottersNet)

No começo deste ano, um Boeing 767 da companhia aérea American Airlines foi chamado de “sucata” pelo prefeito de Porto Alegre, José Fortunati. Operando a rota entre a capital gaúcha e Miami, nos EUA, desde novembro de 2013, a aeronave vem enfrentando reclamações de usuários. O assunto virou polêmica, pois após a declaração do prefeito, outros passageiros aproveitaram para reclamar que a aeronave não apresenta conforto e entretenimento para viagens longas. Uma das causas alegadas pela companhia aérea é a baixa procura pelo voo e as condições da pista do Aeroporto Salgado Filho, a qual não permite operações com aeronaves maiores e mais confortáveis.

3° lugar – Caças bombardeiros russos Su-24 para Argentina
Su-24M

Uma notícia divulgada no final de dezembro mexeu com o meio militar latino americano, quando de acordo com duas publicações britânicas, a Rússia estaria oferecendo para Argentina, através de contrato de leasing, 12 caças bombardeiros Su-24M2 Fencer, os quais seriam entregues antes de 2020, período em que o Reino Unido terá operacional seu novo porta aviões, HMS Queen Elizabeth. O assunto foi o terceiro mais visitado e comentado este ano, mas gerou muita discussão sobre a capacidade financeira da Força Aérea Argentina em manter voando estas aeronaves.

2° lugar – Acidente com aeronave do candidato a presidência Eduardo Campos

Avião acidentado era o Cessna 560 XL de prefixo PR-AFA
Avião acidentado era o Cessna 560 XL de prefixo PR-AFA

No dia 13 de agosto, um triste acidente com um jato executivo tirou a vida do candidato a presidência da república Eduardo Campos. As primeiras informações divulgadas pela imprensa local eram que o jato teria colidido com um helicóptero durante uma manobra de arremetida na Base Aérea de Santos. Mais tarde, imagens de câmeras de vigilância mostraram que a aeronave perdeu o controle, provavelmente devido as condições climáticas não favoráveis, e caiu praticamente na vertical, no meio de uma área residencial. Com o impacto, várias residências foram danificadas. O acidente gerou comoção nacional e acirrou a disputa eleitoral no Brasil.

1° lugar – O KC-390 da Embraer

A aeronave de transporte militar KC-390 da Embraer, foi apresentada oficialmente no dia 21 de outubro de 2014. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)
A aeronave de transporte militar KC-390 da Embraer, foi apresentada oficialmente no dia 21 de outubro de 2014. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)

No dia 21 de outubro, a história da aviação no Brasil teve mais um importante capítulo escrito, com o rollout do primeiro protótipo do avião de transporte/ reabastecimento aéreo Embraer KC-390. A maior aeronave já fabricada no Brasil foi apresentada para imprensa nas instalações da fabricante em Gavião Peixoto, e foi acompanhada de centenas de jornalistas e mais de milhares de colaboradores da Embraer, além de autoridades e diretores das empresas envolvidas no projeto. O Cavok Brasil com certeza esteve presente e divulgou as primeiras imagens aos seus leitores apenas minutos após o evento. O post com as imagens foi o mais visto do ano, com mais de 20 mil visitas em apenas um dia. A Embraer tinha a intenção de voar com o KC-390 ainda em 2014 mas acabou deixando para o ano que vem. Mas no início de dezembro o KC-390 já se movimentou com recursos próprios, durante seus primeiros testes de táxi. O projeto do KC-390 vem sendo acompanhado desde o começo pelo Cavok, e os artigos sobre ele estão entre os mais vistos de 2014.

O site Cavok Brasil atingiu em 2014, no seu quinto aniversário, a marca de 3,8 milhões de visitas. Foram mais de mil postagens, contando fatos atuais e históricos da aviação, curiosidades que foram compartilhadas nas redes sociais e comentadas no meio aeronáutico. Nossa equipe cresceu e estamos preparados para 2015.

Aproveitamos para desejar a todos nossos leitores um excelente e próspero 2015.

Obrigado pela companhia.

Equipe Cavok Brasil

Anúncios

4 COMENTÁRIOS

  1. como eu pude deixar escapar essa matéria sobre o "porta-aviões" iraniano

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. Feliz ano novo para família Cavok!!!

    A da 5ª posição, muita gente não gostou 🙂

  3. Feliz 2015 !!..

    E…vamos que vamos…pois este é o melhor blog de aviação..

    Grande abraço.

Comments are closed.