O primeiro jato IA-63 Pampa III que será destinado para Força Aérea da Argentina.

O primeiro de três jatos de treinamento IA-63 Pampa III que a FAdeA (Fábrica Argentina de Aviones SA) deve fornecer para Força Aérea Argentina (FAA) antes do final do ano deixou o hangar de montagem final da fábrica no dia 29 de junho, para começar diferentes testes estáticos, incluindo sistema de combustível, conforme divulgado pela FAdeA em seu perfil no Facebook.

Os primeiros testes foram realizados no mesmo dia, e o primeiro voo deve ser realizado em breve. Um segundo lote maior já está sendo negociado, de acordo com a publicação Jane’s.

Em paralelo, a FAdeA também negocia uma possível venda do jato Pampa III para Força Aérea Paraguaia, na esperança de aumentar a produção do modelo. No final de março, o Ministro de Defesa do Paraguai, Diógenes Martínez, visitou a sede da FAdeA e viu de perto uma demonstração em voo do jato Pampa.

Painel do novo IA-63 Pampa III, fornecido pela Elbit Systems.

A FAdeA realizou o primeiro voo da nova versão de seu treinador em setembro de 2015.

A nova versão do Pampa possui um motor mais potente (Honeywell TFE731-40-2N) com ??16,5 kN de empuxo. Os aviônicos no conceito glass, com três telas multifunções foram fornecidos pela israelense Elbit Systems, além de um sistema de navegação associado com um GPS e um novo computador de missão.

Protótipo do IA-63 Pampa III. (Foto: FAdeA0

A terceira geração do jato oferece dois tipos de assentos ejetáveis: o Zvezda K36-L de origem russa, ou o romeno AEROFINA Mk 10aR, que é um derivado do assento inglês MK10L da Martin-Baker, que a FAdeA precisou escolher para contornar o problema com a restrição de fornecimento de material britânico.

Anúncios

25 COMENTÁRIOS

  1. Rapaz, quando o assunto é a Argentina dá um IBOPE danado, presta atenção.

  2. Será que o Pampa III está no nível do AlphaJet???

    PS.: Notícias, não confirmadas, apenas uma "tchurma" falando em blogs argentinos, que o governo Macri está tentando entubar a Força Aérea Paraguaya com este avião…

Comments are closed.