Caças F-16 da Força Aérea Portuguesa. (Foto: FAP)
Caças F-16 da Força Aérea Portuguesa. (Foto: FAP)

O governo de esquerda da Romênia informou nessa quarta-feira que aprovou um plano para compra dos jatos de caça F-16 de segunda mão a partir de Portugal, para colocar sua força aérea nos padrões da OTAN.

O membro da União Europeia aderiu à OTAN em 2004 e tem estado nas operações militares junto com os EUA no Iraque e no Afeganistão. Está atualmente no processo de desativação de seus ultrapassados MiG-21 de fabricação soviética.

O Ministério da Defesa vai comprar 12 jatos de Portugal e pagar um pouco mais de 600 milhões de euros, incluindo a manutenção, em parcelas até 2017.

A Romênia arquivou um planos de multi-bilhões de euros para comprar caças em 2009, já que sua economia mergulhou em profunda recessão e a crise financeira mundial obrigou o país a recorrer à ajuda internacional.

Fonte: Reuters – Tradução: Cavok

Nota do Editor: A informação da venda dos F-16 de Portugal para Romênia já vem circulando pela internet desde 2011. Será que dessa vez vai?

Enhanced by Zemanta
Anúncios

25 COMENTÁRIOS

  1. Pois é…Gripens C/D…mais novos…menos custosos de manter…fazem tudo que os super caças fazem…mas o pessoal insiste em querer F-16 velho e usado…hehehehehe…Que coisa, não?

  2. Depois que o Gripen foi considerado 'pior' que um F-18c hornet antigão na Suiça, nenhum país irá ter mais interesse em comprar um.
    Queimou a reputação sendo fraco em capacidade de combate.
    Lembrando que a Saab exportou/alugou pra 04 paises em quantidades ridículas.
    O velho e confiável F-16 é bem superior ao caça sueco.
    A Romênia fez a escolha certa.!!

  3. Gosto muito do Gripen, mas ninguém pode negar, o caça nada mais é do que um F-20 moderno.

  4. Amigos,

    O F-16 tem uma vantagem que o Gripen definitivamente não tem: escala… Esse único fator determina diversos outros parâmetros, como custos operacionais, peças ( e sua facilidade de encontra-las no mercado ), e principalmente, aeronaves de sobra nos estoques americanos ( o que propicia fácil reposição de perdas ao longo da vida útil da aeronave )… Ter um modelo de aeronave americana significa ter uma aeronave que irá voar décadas a fio, com a certeza de poder opera-la sem riscos de ter que aposenta-la mais cedo por falta de meios para manter sua operação e a certeza ainda maior de encontrar farta quantidade de sobressalentes ( aeronaves e peças ) no mercado para repor suas próprias perdas… E diante do que já foi demonstrado, é improvável que o Gripen consiga um custo muito inferior ao do F-16AM para um operador fora da Suécia…

  5. O valor foi de caça zero bala, por caças usados, se fosse uns 200mi de euros, tava de bom tamanho, acho que o Brasil devia aproveitar a cooperação de investimentos com Portugal e trazer esses F16 pra cá, pelo menos seriam nossos melhores aviões, até sair o programa FX2.

  6. Kurti,

    Primeiro, o F-18C não é tão antigo assim… O último exemplar foi entregue em 2000, se não me engano… É, portanto, muito próximo do Gripen, que naquela época já era produzido. São quase contemporâneos, visto que possuíam, por aquela época, padrões tecnológicos similares ( creio o Gripen A poderia ser colocado no mesmo patamar tecnológico do F-18C )…

    Segundo, o F-18C pertence a uma outra categoria de aeronaves… O F-18 é uma aeronave média ( aprox. 10400 kg vazia ). O Gripen, por outro lado, estaria muito mais próximo da categoria do M2000 e F-16 ( cerca de 7000 kg vazia ), e provido de apenas um motor ( o mesmo do F-18 ). É claro, portanto, que o Gripen estaria propenso a ter performances ligeiramente inferiores ou que não pertençam a categoria das aeronaves médias… Em resumo, reconhecendo ser uma aeronave de categoria diferente, não me parece haver comparação cabível em performances, embora ele tenha sido mesmo jogado contra o F-18C. Tanto é que isso não contou na decisão final. Prova disso é que os suíços consideraram o melhor custo/benefício com sendo o Gripen NG, independente de qualquer suposta inferioridade… Creio que no final, o que contou foi mesmo a eletrônica de bordo e o custo a longo prazo, que são hoje fatores mais importantes que a mera performance física…

    Mas no final, vou concordar com o GIORDANI… Ele é um F-20, mas mais "parrudinho"…

  7. Hoje em dia existem caças bem mais avançados que o F-16, mas esse velho guerreiro modernizado adequadamente e bem armado se torna uma maquina incrível muito próximo dos caças mais novos. E pra ser sincero acho que a FAB devia é te selecionado o F-16 ao invés do SH. Tecnologia dos novos F-16 e do SH é idêntica, mas o F-16 é superior em combate ar-ar se bem que inferior nas missões de ataque, ao menos se supõem.

  8. Não saiu nada aqui no burgo, mas… sabe-se que está para sair.

    O valor (não sei se será este) incluirá formação de pessoal técnico, etc.

  9. F-18 Hornet é antigo sim, entrou em serviço em 1983, enquanto o Gripen foi em 1997.
    Diferença de 14 anos !!!
    Os suiços já estão querendo desistir do Gripen NG (NinguemGosta..rss), proposta muito enrolada, complicada, com um orçamento caro no final pra ser produzido com tantas modificações requeridas pra tentar sanar suas deficiências, e ainda, reutilizando carcaças de Gripens usados.

  10. Outras vantagens importantes para o F-16:

    O F-16 é mais veloz, melhor perfomance em voo, melhor relação peso/potencia, suporta mais cargas de armamentos (9.000kgs), provado amplamente em combate, enquanto o jato sueco, de desempenho inferior, nunca jogou uma bombinha sequer em combate na vida, além de custar mais caro e bem complicado de se manter operacional pela imensa diversividade de peças estrangeiras.
    O Chile tbm fez sua escolha correta escolhendo os Falcons e desprezando o fracote e limitado Gripen.!!

  11. Outras vantagens importantes para o F-16:

    O F-16 é mais veloz, melhor perfomance em voo, melhor relação peso/potencia, suporta mais cargas de armamentos (9.000kgs), provado amplamente em combate, enquanto o jato sueco, de desempenho inferior, nunca jogou uma bombinha sequer em combate na vida, além de custar mais caro e bem complicado de se manter operacional pela imensa diversividade de peças estrangeiras.
    O Chile tbm fez sua escolha correta escolhendo os Falcons e desprezando o fracote e limitado Gripen.!!

    • Não senhor, o Parlamento suiço suspendeu a compra dos Gripens em 11.04.13.
      Estão afim mesmo de desistirem do embaraço que se meteram..rss
      Desconfiança total !!! http://www.cavok.com.br/blog/?p=64791

      Tbm pudera, os suiços exigiram 98 modificações no Gripen, poucas foram feitas.
      Só mostra ser um Jato muito fraco e insuficiente com grande preocupação nos gastos de desenvolvimento.
      A Suiça não é trouxa como os suecos pensam.!! http://www.cavok.com.br/blog/?p=50200

    • Não senhor, o Parlamento suiço suspendeu a compra dos Gripens em 11.04.13.
      Estão afim mesmo de desistirem do embaraço que se meteram..rss
      Desconfiança total !!! http://www.cavok.com.br/blog/?p=64791

      Tbm pudera, os suiços exigiram 98 modificações no Gripen, poucas foram feitas.
      Só mostra ser um Jato muito fraco e insuficiente com grande preocupação nos gastos de desenvolvimento.
      A Suiça não é trouxa como os suecos pensam.!! http://www.cavok.com.br/blog/?p=50200

    • Não senhor, o Parlamento suiço suspendeu a compra dos Gripens em 11.04.13.
      Estão afim mesmo de desistirem do embaraço que se meteram..rss
      Desconfiança total !!! http://www.cavok.com.br/blog/?p=64791

      Tbm pudera, os suiços exigiram 98 modificações no Gripen, poucas foram feitas.
      Só mostra ser um Jato muito fraco e insuficiente com grande preocupação nos gastos de desenvolvimento.
      A Suiça não é trouxa como os suecos pensam.!! http://www.cavok.com.br/blog/?p=50200

    • Não senhor, o Parlamento suiço suspendeu a compra dos Gripens em 11.04.13.
      Estão afim mesmo de desistirem do embaraço que se meteram..rss
      Desconfiança total !!! http://www.cavok.com.br/blog/?p=64791

      Tbm pudera, os suiços exigiram 98 modificações no Gripen, poucas foram feitas.
      Só mostra ser um Jato muito fraco e insuficiente com grande preocupação nos gastos de desenvolvimento.
      A Suiça não é trouxa como os suecos pensam.!! http://www.cavok.com.br/blog/?p=50200

    • Não senhor, o Parlamento suiço suspendeu a compra dos Gripens em 11.04.13.
      Estão afim mesmo de desistirem do embaraço que se meteram..rss
      Desconfiança total !!! http://www.cavok.com.br/blog/?p=64791

      Tbm pudera, os suiços exigiram 98 modificações no Gripen, poucas foram feitas.
      Só mostra ser um Jato muito fraco e insuficiente com grande preocupação nos gastos de desenvolvimento.
      A Suiça não é trouxa como os suecos pensam.!! http://www.cavok.com.br/blog/?p=50200

    • Não senhor, o Parlamento suiço suspendeu a compra dos Gripens em 11.04.13.
      Estão afim mesmo de desistirem do embaraço que se meteram..rss
      Desconfiança total !!! http://www.cavok.com.br/blog/?p=64791

      Tbm pudera, os suiços exigiram 98 modificações no Gripen, poucas foram feitas.
      Só mostra ser um Jato muito fraco e insuficiente com grande preocupação nos gastos de desenvolvimento.
      A Suiça não é trouxa como os suecos pensam.!! http://www.cavok.com.br/blog/?p=50200

Comments are closed.