A Força Aérea da Romênia possui 9 caças F-16 adquiridos de segunda mão de Portugal. (Foto: RoAF)

O Ministério da Defesa da Romênia está reservando verba para aquisição de 20 adicionais aviões de caça F-16, conforme informou uma publicação da Romênia.

Os futuros planos de aquisição do ministério também incluem blindados de transporte de pessoal blindado de 8 rodas e outros equipamentos para apoiar as forças terrestres do país. Autoridades romenas ainda não decidiram onde essas adicionais aeronaves serão adquiridas, embora os recentes 12 caças F-16 tenham sido adquiridos de segunda mão de Portugal em 2016.

“Neste momento, minha intenção é comprar o que é necessário para os militares romenos, mas por outro lado e de acordo com o programa do governo, o que eu realmente quero, especialmente porque temos esse compromisso político de 2%, é integrar o máximo que pudermos a indústria da Romênia, privada ou estatal”, disse o ministro da Defesa da Romênia, Gabriel Les, à publicação romena Mediafax.

A Romênia recebeu formalmente seis primeiros aviões F-16 no final de setembro. Nove caças já estão em operação junto a Força Aérea da Romênia, e outros três jatos serão entregues até o final desse ano.

De acordo com a IHS Janes, os planos da Romênia coincidem com um crescimento significativo nos gastos com defesa. O país tem atualmente um orçamento de defesa de US$ 3,8 bilhões para 2017. O orçamento iguala 2 por cento de seu GDP, acima de 1,42 por cento de 2016.

Além da Romênia, Portugal está negociando uma venda de oito caças F-16 usados para Bulgária. Tanto as células para Bulgária, como as novas possíveis aquisições da Romênia, viriam de estoques excedentes dos EUA, e modernizados em Portugal.

7 COMENTÁRIOS

  1. Primeiro, Forças Russas na Criméia se situam a apenas 400km a Leste. Segundo, apenas 3,8 bilhões para Defesa e operam F-16 ..

  2. Com um orçamento de U$3,8 bilhões eles estão conseguindo ter vetores melhor dos que da FSB.
    Imagina o governo governo romeno o que não faria com o orçamento que temos ???
    Rir pra não chorar! Kkkkkk

    • Aí que me refiro. Um país do tamanho de Roraima, com a população de MG e com PIB do Rio Grande do Sul investe em 20 caças. Enquanto o braZiu passa 30 anos estudando propostas pra comprar mirrados 36 Gripens. Explodam logo esse país de merda!

      • Falando em Rio Grande…

        Como vocês gaúchos explicam a Medalha do Mérito Farroupilha que deram para aquele tranqueira do Jean Wyllys???

        O Rio Grande espichou a canela e a gauchada nem percebeu…

        • Olha, levando em consideração que existe uma forte cultura de "braZilização" do Rio Grande, eu não me surpreendo de mais nada. Até elegeram o Lasier Martins como Senador. Tá braba a cousa.
          Para mim, esse Mérito deveria ser dado a cada Brigadiano que mata um marginal. E só.

  3. A respeito destes F-16 que eles já operam:

    WASHINGTON, Nov 8, 2013 – The Defense Security Cooperation Agency notified Congress today of a possible Foreign Military Sale to Romania of weapons, equipment, and support for 12 F-16 MLU Block 15 for an estimated cost of $457 million.

    The Government of Romania has requested a possible sale of weapons, equipment, and support for 12 F-16 MLU Block 15 aircraft that will be procured through a third party transfer from Portugal. Articles and services will include:

    13 Embedded Global Positioning Systems/Inertial Navigation Systems (EGPS/INS) with GPS Security Devices, Airborne
    3 AN/ALQ-131 Electronic Countermeasure Pods
    30 AIM-120C Advanced Medium Range Air-to-Air Missiles (AMRAAM)
    5 AIM-120C Captive Air Training Missiles (CATMs)
    60 AIM-9M Sidewinder Missiles
    4 AIM-9M CATMs
    48 LAU-129 Launchers
    10 GBU-12 Enhanced Guided Bomb Units
    18 AGM-65H/KB Maverick Missiles
    4 AGM-65 CATMs
    15 Multifunctional Information Distribution System/Low Volume Terminals
    2 Multifunctional Information Distribution System Ground Support Systems
    Also included are spare and repair parts, support equipment, tanker support, ferry services, repair and return services, software development/integration, test and equipment, supply support, personnel training and training equipment, publications and technical data, U.S. Government and contractor technical services, and other related elements of logistics and program support. The estimated cost is $457 million.
    http://www.dsca.mil/sites/default/files/mas/roman

    • Ou seja os 36 Gripens que compramos daria pra comprar 120 F-16 em médio/bom estado e com garantia e mais um monte de armas?
      Eu preferiria 120 F-16 usados que 36 Gripens novos…

Comments are closed.