A Romênia já recebeu 12 caças F-16 modernizados em Portugal.

O novo governo da Romênia endossou um projeto de lei para a compra de mais cinco caças F-16 Fighting Falcon.

O governo agora ??submeterá à aprovação do Parlamento, de acordo com o presidente Klaus Iohannis após a reunião do Conselho Superior de Defesa do País (CSAT) realizada em 27 de novembro.

“Uma questão importante que discutimos hoje em relação às compras para os militares – é a compra de mais cinco aeronaves F-16. O CSAT chegou ao governo com um projeto de lei que foi endossado favoravelmente”, disse Iohannis.

Os acordos de compras acima de 100 milhões de euros devem ser endossados ??pelos legisladores, explicou Iohannis.

Pela Decisão CSAT de 27 de novembro de 2012, o projeto para a capacitação de defesa aérea foi aprovado no programa “Aeronaves Multifuncionais da Força Aérea”, que prevê o aumento gradual da capacidade operacional aérea, representada por três esquadrões de caças de combate equipados com 16 aeronaves cada. Para isso, foram assinados contratos com os governos de Portugal e dos EUA para a compra de 12 aeronaves F-16. Destas, 6 aeronaves foram entregues em setembro de 2016, outras 3 em novembro do mesmo ano e as 3 últimas em setembro de 2017.

O presidente também informou sobre o compromisso do governo de manter o orçamento de 2% do PIB destinado aos gastos com defesa.

No início de junho, o governo havia anunciado que o estado tinha destinado 250 milhões de euros para compra dos outros cinco caças F-16 de Portugal, que forneceu os outros 12 caças que a Romênia já recebeu.

O número de tropas militares aprovadas para missões no exterior também aumentou de 200 para 2.100, sob uma decisão do CSAT. A Romênia comprará outros cinco caças F-16 com a mesma configuração dos 12 já comprados, anunciou o ex-ministro da Defesa Gabriel Les em 3 de julho.

De acordo com as forças aéreas romenas, a versão MLU 5.2 modernizada em Portugal inclui vários recursos que oferecem recursos semelhantes às variantes Block 50/52 em produção. A aplicação do pacote de modernização MLU M5.2 foi feita nas fábricas da OGMA em Lisboa e na Base Aérea 5 de Monte Real.

A aeronave usa o esquema de pintura Carpathian Ghost, que fornece camuflagem ideal para a execução de missões de defesa aérea nas condições ambientais específicas da Romênia.

Anúncios

5 COMENTÁRIOS