A Romênia atualmente opera 12 caças F-16AM/BM MLU. (Imagem ilustrativa)

A Romênia lançou o procedimento para a aquisição de mais 36 caças F-16 para substituir sua frota obsoleta de jatos MiG-21 Lancer, disse o Ministro da Defesa Gabriel Les, em 6 de março.

Les falou de “mais 36 aviões F-16 que temos de comprar para termos alguns esquadrões funcionais e capazes de substituir os antigos MIGs”. Ele expressou a intenção de adquirir caças novos, mas também mencionou a possibilidade de jatos de segunda mão que seriam atualizados pela indústria de defesa romena.

A Força Aérea Romena (RoAF) já opera 12 caças F-16 Block 15 Mid-Life Upgrade (MLU) – nove F-modelos 16AM de assento único e três modelos F-16BM de dois assentos – adquiridos em segunda mão de Portugal.

As aeronaves recondicionadas se juntaram ao 53º Esquadrão de Caça em Fete?ti em 2016-17 como parte de um processo que finalmente lançou a muito atrasada modernização do componente supersônico da RoAF consistindo de caças MiG-21 atualizados pela Elbit e Aerostar.


FONTE: IHS Jane’s

Anúncios

2 COMENTÁRIOS

  1. A Romênia seria o próximo passo em direção ao Ocidente que a Rússia provavelmente daria, logo ali perto a Crimeia já foi "anexada". Com certeza esses F-16's irão chegar por lá bem rápido.

  2. Governo reequipa a força érea com usados para sua frota de F-16 usados comprados de Portugal. Melhor os Gripen E para isso.

Comments are closed.