Um helicóptero AS532 Cougar da Força Aérea Suíça. (Foto: André BOUR)

A RUAG vai atualizar oito helicópteros Cougar pertencentes à frota de helicópteros de transporte da Força Aérea Suíça. O acordo correspondente foi assinado em dezembro por representantes da armasuisse e da RUAG, em Berna.

A RUAG está pronta para atualizar os helicópteros Cougar com tecnologia de ponta em suas instalações em Emmen, em meados de 2022. Adquiridos em 1998, os sistemas eletrônicos de controle de voo, navegação e comunicação dos helicópteros exigem ampla modernização. O escopo completo da atualização inclui novos computadores de gerenciamento de voo, um sistema de navegação de precisão para voos por instrumentos (IFR), um sistema de prevenção de colisão, que alerta os pilotos para aeronaves em proximidade crítica e um sistema desenvolvido pela RUAG que emite um sinal audível quando o helicóptero deixa um nível de voo definido. O pacote também apresenta visores montados no capacete, para projetar os dados de voo mais importantes na viseira do capacete do piloto, bem como a última geração de equipamentos de rádio e telefones via satélite, para garantir uma comunicação segura e eficiente.

A RUAG também equipará os helicópteros com o mais recente sistema de autodefesa IDAS-3. Este sistema alerta a tripulação para ondas de radar, laser e eletro-ópticas, bem como mísseis. Também emite contramedidas, como dispensados de contramedidas.

Além da atualização, a RUAG também é encarregada de realizar uma revisão completa nos helicópteros. Os especialistas no Cougar que trabalham na RUAG planejam desmontar os helicópteros de transporte, verificar as peças relevantes quanto a desgaste e danos e reparar ou substituir peças conforme necessário. A intenção é que os helicópteros sejam devolvidos à Força Aérea tão bem quanto, ou até melhores que novos.

“Garantir a disponibilidade da frota de helicópteros suíça é uma parte essencial da nossa missão principal. Esta atualização fornecerá à Força Aérea Suíça um sistema de helicópteros de transporte de última geração para a próxima década e, ao fazer isso, garantirá o sucesso da missão”, afirma Philipp Berner, vice-presidente sênior de Aviação Militar da RUAG.

Além dos 10 helicópteros Cougar, a Força Aérea Suíça opera 15 outros helicópteros de transporte, designados “Super Puma”, que foram adquiridos no final dos anos 80. Esses helicópteros mais antigos já foram modernizados pela RUAG entre 2011 e 2014. Os helicópteros de transporte estão voando ??e salvando vidas. Eles transportam pessoas e materiais, apóiam missões de busca e resgate de pessoas desaparecidas e são considerados uma ferramenta muito apreciada em missões de auxílio a desastres na Suíça e no exterior.

1 COMENTÁRIO

  1. Suiça também com pouca verba para defesa. S. puma devia esta num museu.

Comments are closed.