Helicóptero de combate Mil Mi-24 Hind-D doado pela Rússia para o Líbano.

Autoridades russas entraram num acordo para fornecer de graça para o Líbano 10 helicópteros militares avançados Mi-24 ao invés de 10 caças MiG-29 que já haviam se comprometido em fornecer. Havíamos divulgado aqui no Cavok sobre a recente oferta das aeronaves MiG-29 para o Líbano.

De acordo com uma reportagem publicada pelo site de notícias al-Nahar, a decisão foi tomada após o Presidente libanês Michel Sleiman questionar se poderia receber os modernos helicópteros militares e as avançadas armas que eles carregam no lugar do caças fabricados na Rússia.

O President Michel Sleiman retornou sexta-feira de tarde para Beirute concluindo sua visita oficial de dois dias a Moscou, a primeira visita de um chefe de estado do Líbano na Rússia.

Na quinta-feira, Sleiman se encontrou com o Presidente da Rússia Dmitry Medvedev e os dois assinaram um memorando de cooperação militar.

O movimento russo é visto como uma bofetada nos Estados Unido que possui uma relação militar de longa data com o Líbano. Oficiais norte americanos ocasionalmente intervinham nas negociações quando outros países ofereciam armas ao Líbano.

A Força Aérea do Líbano atualmente consiste em apenas alguns jatos de combate da década de 50 e um pequeno número de helicópteros da época da Guerra do Vietnã. O caça MiG-29, frequentemente comparado com o caça norte americano F-16 Falcon, é imensamente mais potente do que qualquer aeronave já fornecida ou ofertada pelos EUA ao Líbano. A mais recente oferta do Pentágono, em termos de poder aéreo, foi um Cessna Caravan, uma aeronave monomotora a pistão.

Anúncios

1 COMENTÁRIO

  1. obra de arte esse helicoptero . nada mal pra um começo de mudanca de vendedor

Comments are closed.