Uma aeronave de transporte An-124 da companhia aérea russa Volga-Dnepr.
Uma aeronave de transporte An-124-100 da companhia aérea russa Volga-Dnepr.

A Rússia pode desenvolver, nos próximos dois anos, uma aeronave conceito que será semelhante ao avião de transporte super pesado An-124, disse Andrei Boginsky, Ministro Adjunto da Indústria e Comércio da Rússia, durante a exposição de aviação Gidroaviasalon.

“Não existe um prazo específico de quando o projeto deverá estar pronto. O trabalho está em curso principalmente com o Ministério da Defesa, porque eles serão os clientes da aeronave. O trabalho está agora na fase inicial, e o conceito está sendo desenvolvido. Eu acho que vai demorar dois anos”, disse ele acrescentando que o Ilyushin Design Bureau está projetando a aeronave conceito.

Atualmente, os operadores russos têm dificuldades em manter a navegabilidade de suas aeronaves An-124-100 Ruslan.

A maior operadora do An-124 é a Força Aeroespacial da Rússia.
A maior operadora do An-124 é a Força Aeroespacial da Rússia.

Em setembro de 2015, a Companhia Antonov, da Ucrânia, a fabricante do avião An-124-100 Ruslan, deixou a joint venture russo-ucraniana UAC-Antonov por ordens do governo da Ucrânia. E por isso, a empresa Antonov não está mais fornecendo manutenção das aeronaves An-124-100 Ruslan que atualmente operam na Rússia.

A Antonov disse que estava planejando declarar estes aviões inseguros se a Rússia se recusar a realizar as manutenções de acordo com as premissas da fabricante.

A companhia aérea Volga-Dnepr e a Força Aeroespacial da Rússia são os principais operadores do An-124 Ruslan na Rússia.

Anúncios

5 COMENTÁRIOS

  1. Ruim para a Antonov e ruim para a Rússia. A Antonov perde seu principal cliente, a Rússia vai gastar um monte de dinheiro para ter um cargueiro que vai ter um número muito limitado de unidades à serem produzidas, ié, sem retorno. E a curto prazo, uma declaração de insegurança operacional para a Volga Dnepr simplesmente quebra a empresa.

  2. Tai mais uma oportunidade para a combalida EMBRAER

    Que tal empurrar os KC-390 para os Russos !

    • Eu tenho certeza que o An-124 e o KC-390 possuem capacidades bem distintas.

      • Curvo-me ante suas palavras.

        KC-390 pra substituir AN-24??? Essa foi de doer.

Comments are closed.