A Rússia pretende equipar seus caças Su-30SM com os novos e mais potentes motores Saturn AL-41F-1C.

O Regimento de Caças do Distrito Militar Ocidental receberá um lote de caças Su-30 SM com um motor modernizado. O comunicado de imprensa diz que a aeronave será entregue ao Distrito Militar em 2021.

Até o momento, esses motores são instalados na geração de aeronaves de produção 4++ Su-35S.

O caça multiuso Su-30SM, altamente manobrável, foi desenvolvido pelo escritório de projetos da Sukhoi e é produzido em série na Irkutsk Aviation Plant – uma filial da corporação Irkut. É capaz de usar armas modernas e avançadas de alta precisão da classe ar-ar e ar-terra.

O novo motor é um turbojato de circuito duplo e duplo design modular com controle vetorial de empuxo e regulador integrado digital.O desempenho do motor é aprimorado com o uso de um novo compressor de baixa pressão com maior fluxo de ar e uma nova turbina com sistema de resfriamento de lâmina mais eficiente.


Com informações do Ministério da Defesa da Rússia

Anúncios

13 COMENTÁRIOS

  1. Pelo que entendi, o su-30SM (Irkut) é mais barato e foi concebido de acordo com as especificações da força aérea russa. Será o caça padrao. O Su35S foi adquirido para facilitar as vendas do caça e manter a KnAAPO. No passado, o su30M2 foi adquirido pelo mesmo motivo.

    • Isso que não dá pra entender dos russos, a família Su-27/30/34/35 é feita em várias fábricas de várias empresas. Não consigo compreender como fazem isso, se compartilham melhoramentos, etc… Sem falar nos custos de ter ferramental duplicado.

      • Cada fábrica tem sua própria versão do caça e existem diferenças significativas. Reza a lenda que as versões da Irkut são melhores.

        Acho que isso é herança da URSS. Penso que separar o Bureau de desenvolvimento da fábrica, aumentava o controle de Moscou.

      • É justamente isso que da a entender dos Russos, estrategicamente é muitíssimo interessante ter varias fabricas em locais diferentes aptas a fabricar aviões. Imagine em caso de guerra se destroem as instalações de uma delas, a outra pode perfeitamente suprir a demanda. Agora imagina em caso de guerra a EMBRAER seja destruída, vamos fabricar nossos tucanos onde(fazendo uma analogia)? Bem preparado é o país que pode se dar ao luxo de ter varias linhas de montagem de aviões de combate…

  2. Impressionante a "virada de mesa" que a Sukhoi promoveu dentro da indústria de aviação militar russa! Hoje, a MiG se resume basicamente ao serviço de apoio à operação dos caças Mig-29 e 31, já que o futuro da empresa (que deveria estar vinculado ao Mig-35) ainda é uma belíssima incógnita.