A Rússia recebeu um pedido da Índia para fornecer um lote de helicópteros KA-31 de alerta aéreo antecipado (AEW) que provavelmente devem ser baseados no novo Porta-Aviões Indiano (IAC, Indigenous Aircraft Carrier).

“Recentemente, recebi um pedido de fornecimento adicional de helicópteros marítimos Ka-31”, disse o diretor do Serviço Federal Russo de Cooperação Técnico-Militar (FSVTS) da Rússia, Dmitry Shugaev, em entrevista à Interfax na segunda-feira.

O KA-31 é um helicóptero AEW exclusivo com um radar dobrável na parte inferior da fuselagem. O helicóptero é projetado para a proteção de unidades de navios de guerra que operam além dos radares costeiros e da cobertura de aeronaves com radar de alerta aéreo antecipado contra ataques aéreos. Ele fornece a detecção de alvos de baixo nível e alvos aéreos e de superfície no solo ou no fundo do mar e relatórios automáticos para postos de controle terrestres e transportados por navios ou sistemas de defesa aérea.

O conselho de aquisição do Ministério de Defesa da Índia aprovou em março de 2019 um acordo US$ 520 milhões para 10 helicópteros Kamov Ka-31 com a Rússia para fortalecer sua capacidade contra ameaças aéreas a seus porta-aviões e grandes navios de guerra.

Anúncios