Aeronave Il-78M-90A durante sua corrida para decolagem. (Foto: UAC)

A empresa estatal russa United Aircraft Corporation (UAC) iniciou os testes de voo do Il-78M-90A, a versão atualizada da aeronave de reabastecimento aéreo Ilyushin II-78.

A aeronave decolou do aeródromo da Aviastar-SP, em Ulyanovsk-Vostochny, depois de completar os testes de sistemas no solo e será entregue aos testes estaduais após a conclusão dos testes de voo na fábrica, informou a empresa nesta quinta-feira (27/12).

“O primeiro voo foi realizado como parte dos testes de voo de fábrica. Durante o voo, os pilotos de teste da Ilyushin realizaram uma avaliação da estabilidade e controlabilidade da aeronave, bem como o desempenho de todos os sistemas e equipamentos da aeronave”, disse o Diretor de Testes de Voo, Chefe da Estação de Testes de Voo (LIS) da Aviastar-SP, Yury Kapsha.

O reabastecedor Il-78M-90A também pode ser usado como um avião de transporte militar através da retirada dos tanques de combustível armazenados no compartimento de carga da aeronave. A longo prazo, o Il-78M-90A se tornará o principal reabastecedor da aviação russa de longo alcance, afirmou a empresa. Se necessário, equipamentos de extinção de incêndio também podem ser instalados na aeronave.

O modernizado avião de reabastecimento aéreo é alimentado por quatro motores de nova geração PS-90A-76 e pode levar uma quantidade maior de combustível a bordo para reabastecimento de aeronaves em comparação com os modelos anteriores. Esses motores consomem de 12 a 14% menos combustível do que os motores D-30KP montados em modificações anteriores de aviões-tanque.

Outra vantagem importante é a nova asa, que é mais leve, consome menos combustível, é mais tecnológica e foi projetada para aumentar o peso de decolagem da aeronave.

Anúncios

4 COMENTÁRIOS

  1. Mais um veterano da URSS que polivalente, AWAC, cargueiro e isso. pelo visto não tem verba para um jato de passageiros com capacidade de fazer REVO. Bem que o governo russo podia compra uma 767 para fazer isso. kkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. Mais um veterano da URSS que é polivalente, AWAC, cargueiro e isso. pelo visto não tem verba para um jato de passageiros com capacidade de fazer REVO por lá. Bem que o governo russo podia compra uns 767 para fazer isso, já que não tem projeto para ter nada novo além do stealth fajuto. Kkkkkkkkkkkkkkkkk

Comments are closed.