Aeronave Il-78MKI reabastecendo em voo jatos Harrier e MiG-29KUB da Marinha Indiana.

Seis aviões-tanque Ilyushin Il-78MKI “Midas” da Força Aérea Indiana (IAF) passarão em breve por uma revisão e modernização parcial. Isso foi relatado pelo jornal russo Kommersant, que citou fontes da indústria de defesa.

De acordo com o jornal, Nova Delhi assinou um contrato no valor de US$ 80 milhões com a empresa PJSC Ilyushin para a modernização de seis reabastecedores Il-78MKI.

Os trabalhos serão realizados simultaneamente em duas estruturas específicas: na unidade da Base de Testes e Desenvolvimento de Voo JSC Ilyushin de Zhukovsky e na 123ª fábrica de manutenção localizada na base aérea Staraya, em Novgorod.

Durante o reparo todos os motores serão substituídos e uma pequena modernização dos sistemas aviônicos individuais e dos componentes do “Midas” será realizada para aumentar significativamente a vida operacional.

No momento, o IL-78MKI é a única aeronave deste tipo disponível para a IAF, embora desde 2006 o país asiático tenha repetidamente tentado comprar um Airbus A330 MRTT. Devido aos custos muito altos e ao possível problema de ter que gerenciar dois tipos de aeronaves posteriormente, a operação de compra nunca foi bem-sucedida.

Ao mesmo tempo, a Rússia está pronta para oferecer à Índia o novo Ilyushin Il-78M-90A atualmente sendo desenvolvido no interesse do Ministério da Defesa da Rússia, mas é claro que um possível contrato só deverá ser assinado após a introdução da aeronave pelas Forças Aeroespaciais Russas (VKS).

Anúncios