O primeiro protótipo do Il-112V vista na fábrica da VASO, na Rússia, com o segundo protótipo visto logo atrás. (Foto: UAC)

A Voronezh Aircraft Production Plant (com sigla em inglês VASO), parte da United Aircraft Corporation (UAC), iniciou a construção do segundo protótipo do novo avião de transporte militar leve IL-112V e divulgou duas imagens que mostram um progresso significativo na montagem da primeira aeronave.

De acordo com a empresa, o segundo protótipo (número de série 01-02) será usado para testes de grande escala de fadiga e testes estáticos para satisfazer requisitos de certificação de tipo.

O primeiro protótipo da aeronave de transporte militar leve IL-112V (número de série 01-01) chegou a linha de montagem final e espera-se que esteja totalmente concluído antes do final de março a abril. De acordo com informações não oficiais, o primeiro voo do protótipo 01-01 está agendado para o segundo semestre de 2018.

O Il-112V é uma aeronave de transporte leve de nova geração projetada para substituir uma frota de aeronaves An-26 na Rússia. Poderá operar em aeródromos pequenos e em pistas curtas semi-preparadas. A fabricante prevê o lançamento em duas versões: para aviação civil (Il-112T) e para aviação de transporte militar (Il-112V). É projetado para transportar 44 passageiros a uma distância de 1000-2400 km. Ele usa os motores russos TV7-117ST com uma potência máxima de 3500 HP e equipados com hélices AV-112.

A fabricante da cidade russa de Omsk, que faz parte da United Engines Corporation (UEC, na sigla em inglês) da Rússia, produzirá os motores Klimov TV7-117ST para o novo avião de transporte militar leve Il-112 em 2018.

O Il-112V se destina a operações de lançamento de paraquedistas, transporte de equipamento militar, pessoal e carga. Possui um peso máximo de decolagem de 21 toneladas, terá uma velocidade de cruzeiro de 450-500 km/h, altitude máxima de voo de 7600 metros e um alcance de voo com carga útil de 3,5t de 2.400 km.

Anteriormente, o vice-ministro da Defesa da Rússia, Yuri Borisov, disse que o Ministério de Defesa da Rússia planeja comprar nos próximos anos aviões de transporte leve Ilyushin Il-112, tantos quantos sua fabricante conseguir produzir.

A produção em massa da nova aeronave de transporte militar leve está agendada para 2019 na VASO, após a conclusão de todos os testes estaduais.

Colaborou Rustam Bogaudinov, direto de Moscou.

SEM COMENTÁRIOS