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O Su-34EW poderá proteger não só a si mesmo, como também outras aeronaves / Foto: Ministério da Defesa da Federação Russa

Ainda no mês de novembro a VKS (Forças Aeroespaciais) começará a receber os contêineres ventrais de ECM (contramedidas eletrônicas) L-175V que permitirão ao bombardeiro tático Su-34 atuar como vetor de guerra eletrônica (EW), de modo semelhante ao “Growler”. Até então, os contêineres instalados nas pontas das asas proviam apenas proteção individual. Com o novo sistema, o Su-34EW poderá proteger não só a si mesmo, como também outras aeronaves.

Khibiny-10V (extensible ventral pod)
O contêiner ventral de ECM L-175V, também chamado de “extensible ventral pod”, instalado sob a fuselagem, permitirá que o Su-34 possa atuar como um “Growler” / Foto: Ministério da Defesa da Federação Russa

O novo sistema (extensible ventral pod), que é instalado sob fuselagem, amplia a proteção atualmente provida pelo sistema Khibiny-10V (também chamado de sistema Hibina), que consiste em dois pods de ECM instalados nas pontas das asas do Su-34 (e outras aeronaves).

“O novo sistema irá transformar o Su-34 em um vetor dedicado de guerra eletrônica, que será capaz de proteger não apenas a si mesmo, mas também proporcionar um sistema de proteção efetiva para outras aeronaves do grupo, interferindo nos radares inimigos, sistemas de defesa antiaérea (SAM), aeronaves de alerta aéreo antecipado, além de também prover proteção contra mísseis ar-ar”, afirmou Igor Nasenkov, vice-presidente executivo da Kret, fabricante do sistema.

Igor Nasenkov também enfatizou o fato de que o Su-34EW mantém sua capacidade original de combate. O novo sistema amplia as capacidades defensivas da aeronave (estendendo a proteção a outras), sem limitar, entretanto, o seu pode de fogo.

A Kret não informou quando/se o novo sistema será implementado em outras aeronaves.

Sukhoi Su-34
Sukhoi Su-34 – VKS. Observar os pods de ECM do sistema Khibiny-10V (também chamado de sistema Hibina) nas pontas das asas / Foto: Ministério da Defesa da Federação Russa

divider 1FONTE: Kret, links 1 e 2

EDIÇÃO: Cavok

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30 COMENTÁRIOS

  1. Caro LaMarca, existe notícia de que tipo de antena transmissora esse equipamento utiliza?

    Pergunto isso porque já li sobre o spectra usar pequenas antenas de fase ativa para direcionar as ondas de interferência, os novos pods do Growler também utilizam.

    Sds.

    • JPC3,
      O que foi divulgado é o que conta no artigo. Existem sites na net que especulam a respeito das capacidades do ECM. Como de costume, o Cavok se abstém de comentar sobre tais especulações.
      No momento em que o fabricante do sistema disponibilizar informações adicionais, manteremos vocês informados.

      Sds!

  2. Esse é o POD que o Su-24 usou contra o navio da USNAVY aonde os russos falaram que os marinheiros a bordo sairam correndo pedindo baixa de tão perigoso que era??
    Aaahh… esses russófilos…. eaioeahoeahioae

  3. O urso saiu da caverna mesmo, isso vai fazer a EEUU e USA botar dinheiro na defesa.

    • é só por um tempo isso.
      Só até os 800 aeroportos ficarem prontos.

      Isso é só um crescimento negativo causado pela elite branca golpista.

    • Symon,
      É caro colega, o pior está por vir hahah…
      Mas desde que eu não pague por isso como sempre, quantas vezes o desgoverno usou nosso dinheiro pra socorrer empresa privada de "cumpanhero".

      • Empresa de companheiro? Acaso não é um certo bon vivant da oposição que costuma construir aeroportos em fazendas da família ou ceder aeronaves do poder públicos a famosos?

  4. Para quem não sabe, basicamente os ECM ele é uma proteção para aeronave, o que acontece é o seguinte, os caças, F-15, Su-27, Su-35, F-18 e etc possuem um modo chamado TWS (Track While Scan), que basicamente fornece ao piloto informações sobre a aeronave que está sendo refletida pela radiação do radar, essas informações são, altitude, direção, velocidade, e dependendo do radar, modelo do avião e outras informações menos relevantes, porem importantes. E qual é a função do ECM? a função do ECM é nada mais que 'Camuflar' o avião dessas informações, o ECM ele nada mais que produz uma interferência que, quando a radiação é refletida pelo avião e volta, ela não trás informações como as que eu citei, você pode "lockar" no avião, pode disparar, mas você não sabe a distancia, então como você vai disparar? Não dispara. No caso de missões SEAD (Supression of Enemy air Defenses) o ECM é OBRIGATÓRIO, porque a SAM não vai saber o momento de lançamento, e é essencial você saber a distancia do alvo. No caso do F-111 e outros aviões, que como citado na matéria, ela protege os aviões em volta também.

    Você estando com ECM ligado, não quer dizer que ninguém poderá lançar em você, muito pelo contrario, eles podem, por exemplo o AiM-120 que tem a capacidade de engajar alvos mesmo com HOJ (Home on Jam). Você apenas não vai saber quando lançar, porém os ECM,mais antigos, eles costumam "queimar" (assim como eles falam, quando ECM para de ser efetivo por causa da distancia) dependendo da distancia, alguns ECM queimam entre 15..23 milhas náuticas, e ai meu amigo, o ECM não "funciona" mais nessa distancia e você tem todas as informações citada antes.

    Vale ressaltar que existem milhões de tipos de ECM, cada um com função diferente, mas ECM para proteção individual é isso.. basicamente.

      • Eu gosto de um BVR também 🙂 Para entender o BVR é bom saber de tudo isso, se não souber.. vai ficar igual cego em tiroteio, eu gosto de entender tudo, é extremamente útil.. faz toda a diferença.

      • Na foto que mostra o pod, há três entradas, com setas indicando "H2O".

        • O radar do MiG-21bis era refrigerado à alcool.. Radar dele podia ficar ligado apenas 30 minutos, e tinha que esperar 5 para o aquecimento na posição Standby. E o MiG-25, já me disseram (não tenho certeza) que carregava 5 mil litros de alcool para refrigerar seu radar. Não tenho certeza dessa afirmação, porem ele carregava sim liquido para refrigerar seu radar.

  5. Grosso modo, ele reúne todos os atributos. O desenho, com cockpit de assentos dispostos lado a lado, também é mais adequado a tarefa de EW, pois permite melhor interação entre os tripulantes.

    Enfim, estranho seria se os russos não o fizessem…

  6. Seria esse sistema tão abrangente quanto o presente no Growler? É o que se precisa saber..

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