A Rostec fez algumas melhorias no Ka-62 e deve iniciar em breve a fase de testes de voo. (Foto: Rostec)

Especialistas da Empresa de Aviação Progress Arsenyev, parte da Russian Helicopters e membro da Rostec State Corporation, estão preparando o modelo de voo do helicóptero multi-missão Ka-62 para os testes preliminares de voo.

As estruturas do corpo do rotor anti-torque e do grupo da cauda foram aprimoradas e uma transmissão de projeto típica foi instalada. Como esperado, a fase de teste preliminar para a certificação do Ka-62 começará no final de 2018.

O projeto Ka-62 entrou em sua fase ativa de implementação em 2012 com uma demonstração do projeto melhorado do helicóptero na Exposição Internacional HeliRussia 2018. Esperava-se que a certificação do helicóptero fosse iniciada três anos depois, mas os resultados dos primeiros testes exigiram algumas melhorias. Desde hoje, a holding Rusian Helicopters superou todos os desafios técnicos, e o projeto vem se desenvolvendo em conformidade com o cronograma desde dezembro de 2016.

Três protótipos de Ka-62 foram construídos pela Progress Arsenyev. De acordo com o plano aprovado, o primeiro helicóptero será submetido a testes de frequência de vibração em meados de julho para verificar a eficiência de novas melhorias. Se os resultados do teste exigirem, melhorias adicionais serão feitas nas estruturas do corpo do rotor anti-torque e no grupo de cauda de todos os três modelos de voo do tipo.

O segundo modelo de voo do Ka-62 foi entregue na oficina de verificação de testes e sistemas elétricos. Seu sistema embarcado será testado em um ambiente simulado por computador e recalibrado. O terceiro modelo de voo deste helicóptero será testado logo em seguida.

3 COMENTÁRIOS

    • Por enquanto os russos não visam mercado de exportação com o Ka-62 que usa motores Turbomeca Ardiden 3G fabricados na Hindustan Aeronautics Limited (HAL) na Índia, no futuro vai sair o Ka-64 Sky Horse com motores General Electric T700/CT7 turboshaft e aviônica ocidental para exportação.