O WAD do Gripen E, apresentado pela AEL Sistemas. (Foto: Rudnei Dias da Cunha / Cavok)

A Saab participará da exposição Defexpo na Índia, de 11 a 14 de abril de 2018. No programa, pela primeira vez, há um simulador Gripen E equipado com um Wide Area Display (WAD).

O Wide Area Display no Gripen E é uma tela panorâmica de alta resolução (19 x 8 polegadas) que permite uma apresentação redundante e inteligente de informações em toda a sua extensão, com capacidade de receber inputs em teclas multitarefas, tela sensível ao toque ou interfaces externas. Usando a fusão de dados, ele fornece ao piloto as informações necessárias e é a principal fonte de informações de voo e missão no cockpit.

A consciência situacional é um fator chave para ganhar o espaço de batalha moderno. Graças à sua avançada colaboração homem-máquina, o Gripen E compartilha e exibe as informações táticas corretas para os pilotos no momento certo. As informações são apresentadas em ícones centrados em informações facilmente interpretáveis ??em uma tela sensível ao toque com uma área ampla, permitindo uma apresentação de informações totalmente configurável – e o potencial de reconfiguração no meio da missão – com o pressionar de um botão.

“As faixas de sensores e armas estão ficando mais longas, de modo que o espaço de batalha moderno cobre áreas maiores. Para poder cobrir essa área em sua tela tática, você precisa diminuir o zoom. É um desafio para ambos obter uma visão geral do espaço de batalha e também obter o nível de detalhe que você precisa. O WAD dá a você essa possibilidade”, diz Jonas Hjelm, chefe da área de negócios da Saab Aeronautics.

O WAD é desenvolvido pela empresa brasileira AEL Sistemas como parte do acordo brasileiro de transferência de tecnologia Gripen.

Utilizando a tecnologia de ponta, o Gripen E é projetado para atender às demandas de ameaças existentes e futuras e, ao mesmo tempo, atender a requisitos rigorosos de segurança de voo, confiabilidade, eficiência de treinamento e baixos custos operacionais. O futuro espaço de batalha será muito exigente.

As aeronaves de combate precisarão analisar e manusear grandes volumes de dados, apoiando a capacidade do piloto de selecionar, lançar e guiar armas em perfeita coordenação com outros membros da equipe – bem antes do adversário. É aqui que o Gripen E domina. Um diferencial importante para o Gripen E é sua disponibilidade e adaptabilidade. A aeronave possui o menor Custo de Ciclo de Vida e menor pegada logística.

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4 COMENTÁRIOS

  1. A SAAB era reticente em relação ao displayzão mas agora parece que caiu no gosto do pessoal.

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