Caça Saab JAS39 Gripen D, oferecido para competição de caças na Bulgária.

No dia 1º de outubro, a Administração Sueca de Materiais de Defesa (FMV) apresentou a proposta sueca do Gripen ao Ministério da Defesa da Bulgária. A oferta sueca consiste em oito novos caças Gripen C/D interoperáveis ??com a OTAN para equipar a Força Aérea Búlgara.

A oferta sueca consiste em oito novas aeronaves Gripen interoperáveis ??com a mais recente configuração MS20, que podem ser entregues à Força Aérea Búlgara dentro de um curto período de tempo, com a primeira aeronave entregue em até 24 meses após a assinatura do contrato. O treinamento de pilotos e técnicos está incluído e, com a oferta, a capacidade total de QRA será alcançada dentro da estrutura orçamentária.

“O Gripen é um caça multifuncional avançado no início de sua vida útil de desenvolvimento. A oferta sueca atende aos requisitos do governo búlgaro em relação ao orçamento, cronograma de entrega e capacidade da nova aeronave”, disse Joakim Wallin, diretor de exportação e relações internacionais da Swedish Defence Material Administration.

“Quando a Bulgária selecionar o Gripen, a Saab e a Suécia estarão prontas para cooperar com a indústria de defesa da Bulgária em áreas como a manutenção de aeronaves, transferindo know-how importante para o país que ajudaria a sustentar e criar empregos qualificados”, diz Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e chefe da área de negócios da Saab Aeronáutica.

“As relações entre a Suécia e a Bulgária são excelentes. A cooperação económica é considerável, com um crescimento do comércio bilateral e o aumento dos investimentos das empresas suecas na Bulgária, que atualmente empregam cerca de 9.000 pessoas na Bulgária”, afirma H. ??E. Louise Bergholm, embaixadora sueca na Bulgária.

O Gripen C/D é um sistema comprovado, em serviço operacional com as forças aéreas da Suécia, África do Sul, Hungria, República Tcheca e Tailândia. A Escola Britânica de Pilotos de Teste do Império (UK ETPS) usa o Gripen como sua plataforma de jato rápido para pilotos de testes de todo o mundo. Com o Gripen, os estados membros da OTAN, a República Tcheca e a Hungria participaram com sucesso de missões da OTAN e exercícios conjuntos com outros países da OTAN.

O desenvolvimento do Gripen C/D está em andamento e o sistema permanecerá operacional por pelo menos mais 30 anos.

Vice-Ministro da Defesa da Bulgária visita área de testes em Linköping

O vice-ministro da Defesa da Bulgária, Atanas Zapryanov, e o diretor-geral da FMV, Göran Mårtensson, visitaram a área de testes da FMV em Linköping para observar o caça JAS39 Gripen em ação.

A Administração Sueca de Material de Defesa, FMV, apresentou, após receber a autorização do Governo Sueco, uma proposta relativa ao JAS39 Gripen como resposta à solicitação de caças da Búlgaria.

12 COMENTÁRIOS

    • Não chegaram ainda? Ow loco vi outro dia um cartaz, "conheça o novo caça da fab…"
      Mas era o mockup aahah

    • Cara desde 2015 quando assinaram o contrato agente sabe que vai chegar em 2019
      Não é nenhuma novidade isso, aliás isso foi falado quando assinaram o contrato
      2
      0
      1
      9

      Então ficar aqui bocejando toda hora não vai fazer o caça chegar mais rápido.
      Aproveita e anota na sua agenda para não ficar chato de ficar todo mês
      "E o Gripen que não chega nunca?"

      • Em 2019 vem um semi-prototipo , entregas pra valer 2022 , conclusão 2027

          • Leu sim e será mesmo uma carcaça vazia voadora, o que pra FAB que operou o AMX vazio tbm não é nenhum problema

            • "carcaça vazia voadora"

              Esses caras são feras, vão fazer uma carcaça vazia voar.

  1. Nessa camuflagem parecida com a do MiG-29 Bulgaro fica lindão o Gripen

  2. valia economizarem em algum gasto inutil e fecharem em 12 aeronaves,pelo tempo que vão ficar em serviço 8 é pouco.

  3. Uma pena que a FAB não levou adiante a ideia de fazer o leasing de 10-12 Gripens C para o 1ºGDA

Comments are closed.