O primeiro protótipo do Gripen E durante voo de testes na Suécia.

A Saab permanece no caminho certo para entregar os primeiros exemplares de produção em série do Gripen E no terceiro trimestre do próximo ano, incluindo o primeiro jato da FAB, e também tem esperança de concluir as vendas atrasadas de exemplares dos modelo C/D fabricados novos em 2018.

“Vamos manter de acordo com o plano e entregar as duas primeiras aeronaves para a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Força Aérea Sueca no próximo ano”, disse o presidente-executivo da Saab, Håkan Buskhe. “As coisas estão indo de acordo com o plano”, disse ele ao discutir os resultados financeiros da empresa para 2017 no dia 16 de fevereiro.

“O teste e a avaliação do primeiro avião [protótipo] estão indo extremamente bem. Estamos recebendo dados melhores do que esperávamos”, diz Buskhe. Um segundo protótipo vai se juntar à sua frota até o final deste ano.

“É sempre desafiante ter esse tipo de programa, mas, se não for desafiador, provavelmente não será um bom produto no final”, ele observa, enquanto descreve o trabalho de desenvolvimento como um progresso “bastante bom”.

Observando que a Saab está analisando oportunidades potenciais para vender o Gripen E para outras nações, incluindo Canadá, Finlândia e Suíça, ele diz: “Nosso desempenho na entrega também provará que temos um produto pronto”.

Buskhe diz que a Saab esperava concluir as novas vendas de seu Gripen C/D até o final do ano passado, mas outros fatores, incluindo processos políticos em potenciais países clientes, impediram que isso acontecesse. “O número de ofertas possíveis não mudou”, ressalta. “Temos algumas discussões intensivas com alguns países, e há grandes possibilidades durante este ano”.

Com a Força Aérea dos EUA tendo adiado uma decisão em sua competição de treinadores T-X do ano passado até meados de 2018, Buskhe diz que a Saab também gastou “muito mais do que antecipado” na atividade no ano passado. Trabalhando em parceria com a líder Boeing, está buscando um acordo para 350 aeronaves para substituir o jato Northrop T-38 da USAF.


Fonte: Flightglobal

22 COMENTÁRIOS

    • " só da SUKata na venda" -Sputnik. Kkk

      Ps: pegou pesado com o gripen kk, nem ele merece.

  1. Claro! Isso vai ser logo depois do Lula e toda a cambada petista irem até a Televisão e confessarem e admitirem todos os seus crimes! Inclusive o suborno para comprar um avião que não existe pelo preço do caça mais caro do mundo o F-35!

    • Todos os crimes? Vão ter que criar mais emissoras kkk.

      Voltando ao gripen, creio que talvez venham mesmo algumas unidades para exposição.

    • 'pelo preço do caça mais caro do mundo o f-35' De onde você tirou esses dados cara? Você acha que com o preço de um lote de 36 Gripen E/F com Know-how, você compra quantos F-35? Eu acho que uns 12 com uns 20 anos de uso, por ai rs

  2. Caramba, que demora pra um "Gripen C 2.0".

    Só acho uma coisa, idiota de quem comprar Gripen C hoje em dia, o T-X americano seja Boeing/Saab ou LM, vai dar pega no Gripen C, custando menos de hora de voo a peças.

    • Olha não da para comparar aviões que só existem como projeto/protótipo com um caça já em operação e afirmar que ele vai "dar no pega".

      Assim como o gripen E, do qual só vamos saber as reais capacidades quando estivermos com os primeiros de série em operação.

      • Como não dá pra comparar, a empresa detentora do caça compara seu produto com o dos concorrentes..
        A não ser que você no mundo encantado teste todas aeronaves e assim forme uma opinião concreta, ai sim kkkk

  3. Vocês viram hoje, a farra da MB, pensei que estavam lançando uma esquadra, mas era só um sub inacabado, nem pra ser um sub nuclear inacabado kkkk

    Mas fiquem tranquilos, o nobre comandante da MB disse que não teve coisa errada no processo, contratou até auditoria e está tudo blz.

    • Você provavelmente não ter capacidade de percebe isso… mas hoje, foi sim um dia histórico pra indústria e marinha do Brasil. Opa! Corrigindo É um dia histórico para qualquer nação do hemisfério sul! Pois foi o primeiro passo para construção de um submarino nuclear, algo que ninguém nessa parte do globo tem!

      • Infelizmente o mundo é feito de dois hemisférios, facilmente conectáveis.

      • Se eu não tenho capacidade imagina você que vive num estado falido em todos sentidos, que acredita num projeto que nasceu em 1970, que consumiu bilhões de dólares e por incrível que pareça NÃO TEM nem o projeto CAD finalizado kkkk.

        Continua sonhando…

  4. Me surpreende a Saab estar executando os testes com apenas um protótipo até agora. Na minha opinião é muito pouco e os testes ficam bem limitados. Ainda mais quando vc tem uma entrega prevista para segundo semestre do ano que vem. O que raios a Saab vai nos entregar? Um caça finalizado ou mais um protótipo? Sabemos que e normal haver problemas em projetos novos, quantos mais protótipos voando mais rápido vc termina o desenvolvimento do projeto, até os Russos estão com 10 unidades para o Su-57 então me espanta muito a Saab estar com apenas um. Espero que eu só esteja falando asneira aqui e que o caça da FAB não venha pousar aqui apresentando N falhas para serem corrigidas ao longo de anos.

    • Também acho estranho só existir um protótipo.

      Geralmente são produzidos vários protótipos e cada um vai testando um aspecto diferente do avião.

      Tomara que não façam como o Thyphoon e vão lançando vários "tranches" cada um com mais capacidades que o anterior.

    • O 1o Gripen E p/ a FAB em 2019 será usado p/ testes durante 2 anos, só em 2021 será entregue p/ uso operacional limitado (IOC, modos ar-ar) p/ a FAB. Segundo reza o cronograma atualizado no final de 2017.

Comments are closed.