A Bulgária tem interesse em adquirir oito caças Gripen. (Foto: Björn Hellenius)

A Saab espera iniciar negociações com a Bulgária em alguns meses para fornecer caças Gripen ao país, disse um executivo da empresa na quarta-feira.

O governo interino anterior da Bulgária disse que as negociações devem começar com a Suécia para a compra de oito caças Gripen, mas o atual primeiro-ministro, Boyko Borissov, deixou dúvidas sobre se o país deve fazer o acordo de US$ 860 milhões.

O que esperamos e aguardamos é que devamos ser chamados a negociar … provavelmente após as férias de verão.” Disse Magnus Lewis-Olsson, chefe da Saab europa.

Se a Bulgária quiser o seu avião com bastante rapidez, obviamente, esperamos que as negociações comecem em breve porque também temos que construir o avião“, disse ele.

Oficiais búlgaros dizem que o país, um membro da União Européia e a OTAN, devem avançar simultaneamente com a compra de novos navios e veículos blindados para o seu exército e isso exigiria recursos financeiros significativos.

Lewis-Olsson disse que a Saab estava pronta para discutir diferentes opções de financiamento, incluindo pagamentos durante um longo período, e estarão preparados para fornecer cerca de 4 caças em 18 meses após a assinatura do contrato.


FONTE: Reuters


Nota do editor: Parece que se a aquisição avançar, a linha de montagem do Gripen C/D realmente vai voltar a ativa…

Anúncios

6 COMENTÁRIOS

  1. Os Bulgaros deveriam esperar mais um pouco e adquirir o Gripen E/F , a frota de cargueiros tambem vai precisar de avioes novos , FMA ou KC 390 , aposto no segundo !

    • Isto cabe à SAAB ofertar, daí suscita a pergunta, por que não ofertaram os E/F?!

        • A concorrencia foi de 2011 e a SAAB entrou com o Gripen C/D, não tinha como entrar com o "E" que só voou ontem.
          Agora se ganhar vai ter que ser o C/D, os perdedores da concorrencia não ficariam quietos se eles concorressem com um avião e depois o negócio fosse fechado com outro.

        • Acredito que sim, e quanto terem ganho a concorrencia oferecendo c/d , nada impedi a Suecia de ofertar algo superior ,uma versao MELHORADA , as concorrencias sao formas de-se selecionar aquele que trara maior ganho para a força , a decisao do comprador eh soberana , podem cancelar a concorrencia ou fazer ajustes no contrato com o vencedor , isso eh tao comum que varios paises ja cancelaram programas de aquisiçao e decidiram por outros sem preju ! Que diga a AIRBUS com seu reabastecedor na concorrencia americana ,a lista eh grande !

          • Gripen C/D é um produto pronto que a SAAB tem tudo disponível para fabricar, isso se algum país com menos poder aquisitivo quiser comprar.

            É basicamente o "Mirage 2000" da SAAB…

Comments are closed.