-globalassets-commercial-events-2016-gripen-evolution-_gripen_on_black_whole_image_rt1_with2048x904px

A empresa sueca de defesa e segurança Saab AB anunciou hoje através do Twitter que a a apresentação oficial do primeiro protótipo do Gripen E (NG) será realizada no próximo dia 18 de maio.

O anúncio foi feito hoje durante o terceiro dia do Show Aéreo de Cingapura, que começou no dia 16 e vai até o dia 21 deste mês.

Manteremos a todos informados assim que surgirem maiores detalhes sobre o evento.

divider 1

EDIÇÃO: Cavok

Anúncios

38 COMENTÁRIOS

  1. Ahhh sim o pequeno caça que nem voou mas que é dado, por alguns, como mais vantajoso que o F-35!

    Faz essa bagaça voar logo!!!

    • Caro Jodreski,

      O F-35 é para operador TOP, que tem na Defesa uma prioridade de Estado. Gripen é para países que precisam de um bom caça atualizado para um 4.5ª geração, mas que não tem um orçamento TOP. 🙂

      []'s

        • Caro RS Viveiros,

          Produto chinês já seria algo mais abaixo, se fôssemos segmentar o mercado:

          TOPTOP:F-22
          TOP: F-35, F-15SE
          QUASE TOP: Typhoon, Rafale, SU-35S,F-18E
          MEDIUM: F-16E, GRIPEN E
          MEDIUM-LIGHT: Gripen C
          CHEAP: SU-30
          SUPERCHEAP: FC-1

          []'s

  2. Off mas mais interessante que o Marketing da SAAB..

    A RAF liberou umas fotos bem bacanas na sua página no Facebook da interceptação feita ontem pelos Typhoon de um Blackjack perto do espaço aéreo britânico.

  3. O pessoal vive reclamando que o caça não existe, não tem protótipo, que a Saab não da notícias do protótipo, etc, e tal. Agora que a Saab anuncia a data de lançamento em um twit de duas linhas falam que é marketing, que não presta e coisa e tal. Coisas de paixão. Vai entender…

  4. Minha queixa é o contrário. O caça vai voar, o problema é o custo-benefício.

    O acordo com a Embraer foi em abril. Os engenheiros brasileiros chegaram ontem a Suécia.

    Tirando a Akaer, a participação de engenharia brasileira é mínima.

    Melhor ter comprado de prateleira.

    • O Val eu não sei, mas pode ter certeza que a turma do Porto Abandonado vão haurir a Saab por uma jornadeada…

  5. eu to doido pra ver esse negócio voando… as minhas expectativas são enormes… não é lá um F-22 ..mas é o que temos… tomara que de fato decole essa idéia e quando eu estiver com os meus 70..75 anos começar a ver o resultado dessa transferência de tecnologia surtir efeito e nós brasileiros criamos nossos proprios caças!!!

    • Você com certeza assistiu muito aquela novela (argh!!!) da Rede Goebbels (arghs duplos!!!) "sonho meu" (arghs triplos!!!!)

  6. Galera, como bons BRs que somos, até entendo toda a crítica a SAAB e ao Gripen, até me divirto com isso, agora… Quando ficamos batendo na mesma tecla sempre, fica parecendo mais choro que crítica, temos que nos atentar que talvez internautas de fora podem ler nossos comentários e levar tudo a sério, pior ainda, podem nos achar completos idiotas, vejam:

    Gripen não é melhor que x ou y e portanto não presta? Quem foi que escolheu ele afinal?

    Se a quantidade que vamos adquirir é muito pequena, a culpa é da empresa ou de quem compra?

    Se a SAAB "pagou por fora" para ter a preferencia de alguns influentes, ela foi errada ok. Mas quem é que se corrompeu?

    …Tem BR até mesmo denegrindo a Suécia inteira por causa do Gripen rsrs (Não aqui exatamente).
    Pra falar a verdade não somos exemplo de nada pra dizer qual presta ou qual não presta, mas se for pra reclamar, é bom fazer com quem realmente merece… nossos governantes e claro a FAB, pois é uma verdadeira "lambe botas"… Se for pra criticar quem realmente merece ai eu faço coro.
    O Gripem E só será uma porcaria apenas se "nós" querermos, a exemplo do AMX que foi introduzido e operado sem os seus sistemas mais importantes e com claras perdas de capacidades… Caso o Gripen vier a ser introduzido em larga escala pela FAB e com todos sistemas e armamentos hoje prometidos, daremos sim um enorme salto tecnologicamente e militarmente falando. Não estou falando apenas dos 36 mais sim de uma substituição completa de todas aeronaves pretendidas… apenas 36 caças para o proteger o Brasil não seriam suficientes nem mesmo se fossem F-35.
    Os outros concorrentes eram todos bons, e de qualquer um que ganhasse, seu sucesso dependeria apenas da forma como seriam usados, mas quem ganhou a concorrência aí está, agora só nos resta torcer para que o Gripen E seja realmente um bom caça, e que seja bem empregado pela FAB, afinal de contas, não vai ter outro tão cedo… Mas tem um lado bom, pelo menos vamos ter algo novo e nesta bagaça: https://www.youtube.com/watch?v=DUiONkLD_Ck

  7. Parto mais longo da história da aviação. Até o KC390 com todas as dificuldades da Embraer conseguiu voar antes da mosca. Isso é uma vergonha.

Comments are closed.