FADF5273 C8C3 4B14 AAAC 468007DEBCF3 - Saab testa em voo seu novo pod jammer de ataque eletrônico
Aeronave Gripen D com o pod EAJP da Saab, durante primeiro voo de teste do novo sistema de guerra eletrônica.

A Saab realizou os primeiros testes de voo com seu novo avançado EAJP (Electronic Attack Jammer Pod), com resultados bem-sucedidos em 4 de novembro de 2019.

As interfaces do pod com o hardware e o software da aeronave, bem como o controle e o monitoramento da cabine foram testados durante o voo.

O objetivo do novo pod EAJP da Saab é proteger aeronaves contra radares por sofisticadas funções de interferência, bloqueando assim a capacidade do oponente de atacá-los.

O primeiro voo marca uma etapa importante do programa de desenvolvimento do pod.

A Saab está aprimorando suas capacidades de ataque eletrônico e o novo pod avançado é um elemento importante desse desenvolvimento.

O EAJP é um forte complemento aos recursos internos de ataque eletrônico do sistema de guerra eletrônico a bordo altamente avançado do novo caça Gripen E/F da Saab.

Também pode ser usado em outros tipos de aeronaves. O pod faz parte da família de sistemas de guerra eletrônica Arexis da Saab.

“Realizamos os testes de vôo com um caça Gripen e este novo pod é uma parte importante do desenvolvimento de nossa nova capacidade de ataque eletrônico”, disse Anders Carp, vice-presidente sênior e chefe da área de negócios de vigilância da Saab.

Os sistemas de guerra eletrônica também são usados ??para autoproteção, detectando passivamente sistemas de radar e mísseis hostis, protegendo a aeronave ou plataforma usando contramedidas ativas e passivas.

A guerra eletrônica ofensiva, também conhecida como ataque eletrônico, envolve o envio ativo de sinais de interferência para interromper os sensores nos sistemas de defesa aérea do inimigo, para que eles não constituam mais uma ameaça.

Anúncios