O helicóptero utilitário leve LUH da HAL.

A Safran Helicopter Engines recebeu a certificação do tipo Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) por seu motor de turbo eixo Ardiden 1U, instalado no HAL Helicóptero Utilitário Leve (LUH) da empresa indiana HAL.

Desde seu primeiro teste de solo em 2015, a campanha de maturação e certificação do Ardiden 1U acumulou cerca de 1.000 horas de operação, em bancos de ensaio ou em voo, confirmando a alta confiabilidade e os desempenhos herdados da variante anterior, disse a Safran em comunicado.

O LUH é um novo helicóptero na classe de três toneladas, monomotor e multiuso, desenvolvido pela empresa estatal indiana Hindustan Aeronautics Ltd. (HAL) para substituir os antigos helicópteros Cheetah (helicóptero francês Aérospatiale SA 315B Lama) e Chetak (Aérospatiale Aloquete III, construído localmente) utilizados pelas Forças Armadas da Índia. O helicóptero LUH fez seu primeiro voo em setembro de 2016.

“Esta certificação representa um marco importante no programa Ardiden 1 e em nossa parceria duradoura com a HAL. O motor tem um desempenho extremamente bom e contribuiu para o sucesso da campanha de testes de voo. Recentemente, o helicóptero realizou testes “quentes e altos” no Himalaia, mostrando sua capacidade de operar nesse ambiente exigente. Ele decolou de áreas remotas a mais de 5.500 metros de altitude em condições quentes (até 30°C), elevando mais do que a carga útil esperada. O mecanismo revelou alto nível de confiabilidade e desempenho, para satisfação de todos os representantes das Forças Armadas e do Ministério da Defesa indiano que testemunharam os testes. Continuamos totalmente comprometidos em apoiar a HAL e seus clientes finais à medida que esta Ardiden se aproxima da entrada em serviço”, disse Benoit Gadefait, vice-presidente de programas de motores para helicópteros médios da Safran.

O LUH foi testado em elevadas altitudes.

O 1U é um derivado do motor Ardiden 1H1, de 1.400 shp, com maior potência e inclui um sistema de controle inovador projetado especificamente para aeronaves de rotor monomotor. O Ardiden 1H1 foi co-desenvolvido pela Safran e HAL e agora está em produção designado ‘Shakti’. Ele opera no helicóptero leve avançado Dhruv (ALH) e o helicóptero leve de combate (LCH) da HAL, dos quais mais de 250 unidades estão em serviço.

Com mais de 1.500 unidades em serviço, a Safran é o principal fornecedor de motores turbo para helicópteros das Forças Armadas da Índia. A Safran Helicopter Engines também fornece motores para todos os helicópteros HAL de nova geração.

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