A defesa aérea na Síria derrubou um caça F-16I ‘Sufa’ da Força Aérea Israelense (IAF) depois que este atingiu alvos iranianos na Síria. A queda do F-16 está relacionada ao fato de que momentos antes um AH-64D Apache teria derrubado um drone iraniano na Síria.
Israel havia lançado um ataque aéreo contra 12 alvos na Síria, incluindo três baterias de defesa aérea e quatro alvos descritos como iranianos, porém um F-16 foi atingido por um míssil terra-ar (SAM) de origem iraniano.

Caça F-16 abatido, em solo israelense. (Foto: Reuters)

O F-16I caiu no norte de Israel e os dois pilotos ejetaram em segurança, mas ficaram feridos, um deles com gravidade, e foram resgatados por um helicóptero S-70 da IAF, sendo posteriormente transferidos para o hospital Rambam.

A polícia disse que o F-16 caiu no vale de Jezreel no norte de Israel. “Durante o ataque, vários mísseis antiaéreos foram disparados na aeronave da IAF (Força Aérea Israel)”, dizia a declaração militar.

Destroços do F-16I israelense. (Foto: JACK GUEZ)

A troca de fogo foi a mais grave entre Israel e Irã desde o início da guerra civil na Síria em 2011.

A queda do F-16I estava relacionado ao ataque do exército israelense no dia 10 de fevereiro de 2018, que interceptou um sistema aéreo não tripulado iraniano que violou o espaço aéreo israelense. Em resposta à provocação, Israel atacou mais alvos iranianos na Síria.

Esta é a primeira vez que Israel reconheceu publicamente atacar o que identificou como alvos iranianos na Síria desde que a guerra começou.

O exército israelense “visou os sistemas de controle iranianos na Síria que enviaram o UAV (veículo aéreo não tripulado) para o espaço aéreo israelense. Um intenso ataque anti-aéreo sírio atingiu o F-16 que acabou caindo em Israel, mas o pilotos ejetaram”, disse o porta-voz da IDF, tenente-coronel Jonathan Conricus.

O porta-voz da IAF, o general de brigada Ronen Manelis, disse ao Haaretz: “Identificamos um drone iraniano que havia decolado do território sírio. O drone foi identificado pelos sistemas da IAF e foi derrubado por um helicóptero Apache da IAF. O drone iraniano caiu em nosso território e está conosco”.

A declaração da IDF descreveu os quatro objetivos iranianos como “parte do establishment militar do Irã na Síria“. A declaração conclui: “A IDF agirá de forma determinada contra violações da soberania israelense pelo Irã e Síria e continuará a agir como necessário“.

A agência de notícias estatal síria SANA informou que as forças de defesa aérea da Síria responderam sábado ao que eles chamaram de “agressão” israelense atingindo mais de um avião israelense, após ataques a uma base militar síria por jatos de Israel.

A entidade do inimigo israelense no início da madrugada ao amanhecer conduziu uma nova agressão contra uma das bases militares da região central“, disse SANA, citando uma fonte militar.

145 COMENTÁRIOS

Comments are closed.