A equipe da Azul Linhas Aéreas composta apenas por mulheres começou a percorrer o Brasil para divulgar a Semana Rosa&Azul.

Começou nessa segunda-feira (21) a segunda edição da Semana Rosa&Azul, iniciativa da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, em parceria com a Embraer e a FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama. A atividade, que tem o apoio da Infraero, consiste em levar informação sobre a prevenção do câncer de mama por meio de palestras e distribuição de folhetos sobre como combater a doença. A Semana Rosa&Azul 2011 passará por: Goiânia, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Confins, Curitiba, Maringá, Campinas, Palmas e Florianópolis. Veja mais abaixo a agenda.

Além da abordagem feita por voluntárias da Femama e pelos colaboradores da Azul, o evento termina com a aparição especial do jato cor-de-rosa da companhia que foi especialmente pintado para simbolizar a luta contra o câncer de mama no mundo. A aeronave e sua tripulação – formada exclusivamente por mulheres com uniformes rosa – terão a missão de percorrer nove destinos durante esta semana, chamando à atenção para a importância da detecção precoce do câncer de mama.

Gianfranco Beting, diretor de Comunicação, Marca e Produto da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, acredita na importância desta ação para promover a conscientização desta doença e se orgulha pela companhia fazer parte dessa nobre causa. “Somos uma companhia que tem o compromisso abraçar ações que trarão um bem maior. È o que grandes marcas fazem”, disse.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é a maior causa de óbitos por câncer na população feminina. Estima-se que cerca de 30 mulheres morrem por dia devido à doença. Quase a metade dos casos é descoberta em estágio muito avançado. “Trata-se de um paradoxo: mesmo com o avanço da ciência, um número cada vez maior de pessoas tem morrido de doenças curáveis”, afirma a presidente da FEMAMA, a médica mastologista Maira Caleffi. “Se descoberto cedo, o câncer de mama tem até 95% de chances de cura. Mas precisamos ser mais ágeis entre o tempo do diagnóstico e o tratamento”, salienta. “Essa parceria está contribuindo para disseminar a causa para um número maior de cidades brasileiras”, comemora a presidente da FEMAMA.

A união deu tão certo que neste ano a Azul recebeu uma segunda aeronave cor-de-rosa, um turboélice ATR 72-200 que realiza voos pelo interior do estado de São Paulo, de Minas Gerais, do Paraná e de Santa Catarina. De dezembro de 2010 para cá, já foram realizados mais de 2.620 voos com Embraer 195, que nunca passa em branco. “As pessoas sempre gostam de tirar fotos e registrar que estiveram na aeronave rosa”, ressalta Beting.

Agenda do Rosa & Azul

A tripulação do voo Rosa&Azul após a chegada em Porto Alegre.

Na segunda-feira (21), o evento aconteceu a partir das 9h no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia (GO) e contou com a presença dos diretores da Azul e representantes da FEMAMA. À tarde, ainda no dia 21, houve concentração no Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre (RS), a partir das 13h.

Na manhã de terça-feira (22), às 8h30, o evento iniciou no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na grande Belo Horizonte (MG). À tarde, o jato partiu para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, com concentração a partir das 12h30.

A quarta-feira (23) terá pousos em duas cidades paranaenses. De manhã no Aeroporto Internacional Afonso Pena, localizado na Grande Curitiba, e à tarde no Aeroporto Regional Sílvio Nane Júnior, de Maringá. Sendo que as atividades iniciam por volta das 13h.

Na quinta-feira (24), o avião chega à cidade natal da Azul Linhas Aéreas, localizada em Campinas (SP), e pousa no Aeroporto Internacional de Viracopos de manhã, com blitz a partir das 9h. À tarde, a aeronave ruma para Palmas (TO) e chega no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, tendo atividades desde às 10h30.
Na manhã de sexta-feira (25), o Rosa & Azul termina sua missão e finaliza a segunda edição do Road Show da Azul ao chegar de manhã ao Aeroporto Internacional de Florianópolis (SC) Hercílio Luz. A blitz está prevista para iniciar às 8h30.

Números da Doença

A Azul passará pelos principais aeroportos do Brasil com a campanha.

O INCA estima que este ano cerca de 50 mil mulheres vão ter câncer de mama no país, sendo que o Rio de Janeiro é o estado brasileiro com o maior número de casos da doença, seguido pelo Rio Grande do Sul e São Paulo. Conforme informações da ONG americana Susan G. Komen for the Cure, a cada 24 segundos é diagnosticado um caso de câncer de mama no mundo. A cada 68 segundos, uma mulher morre devido a esta doença.

Segundo a estimativa do INCA, a incidência do câncer de mama em 2011, nas cidades em que vai passar o Road Show da Azul, deve ser a seguinte:
– Goiânia (GO): 360 novos casos da doença/ano;
– Porto Alegre (RS): 1.040 novos casos da doença/ano;
– Belo Horizonte (MG): 950 novos casos da doença/ano;
– Rio de Janeiro (RJ): 4.010 novos casos da doença/ano;
– Curitiba (PR): 730 novos casos da doença/ano;
– Maringá (PR): * INCA não possui esse dado específico (Paraná: 2.990 novos casos da doença/ano);
– Campinas (SP): INCA não possui esse dado específico (O Estado de São Paulo tem 15.080 novos casos da doença/ano e a Capital paulista 5.760 casos);
– Palmas (TO): INCA não possui esse dado específico (Tocantins possui 120 novos casos da doença/ano);
– Florianópolis (SC): 130 novos casos da doença/ano.

Nota do Editor: Parabéns mais uma vez a Azul pela iniciativa que devia ser seguida por diversas empresas no Brasil. O Cavok Brasil fará uma matéria especial sobre o assunto ainda essa semana.

Anúncios