A Turquia fica cada vez mais longe do programa F-35. (Imagem ilustrativa)

Quatro senadores dos EUA apresentaram na quinta-feira um projeto de lei bipartidário para proibir a entrega de caças F-35 para a Turquia até que o governo dos EUA certifique que Ancara não receberá um sistema de defesa aérea russo S-400, disse um comunicado.

A Turquia é parceira de produção do programa F-35, mas o país também quer adquirir um sistema de defesa aérea russo que segundo os EUA comprometeria a segurança dos caças F-35, fabricados pela Lockheed Martin.

Os senadores todos expressaram preocupação com a aquisição planejada de sistemas S-400 pela Turquia e disseram que o aliado da OTAN não pode ter ambos.

A possibilidade de a Rússia ter acesso a aeronaves e tecnologia dos EUA em um país da OTAN, a Turquia, é um sério risco de segurança nacional e global“, disse a senadora Jeanne Shaheen.

O S-400 seria uma ameaça à segurança dos caças F-35 (Imagem ilustrativa)

A Turquia é uma importante aliada da OTAN e parceira na abordagem de várias prioridades de segurança nacional dos EUA”, disse o senador James Lankford. “É preocupante que a Turquia busque uma estreita cooperação de defesa com a Rússia, cujo governante autoritário busca comprometer os interesses da OTAN e dos EUA a cada passo“.

Até agora a Turquia não mostrou qualquer intenção de reverter a compra do S-400, forçando os EUA a explorar um futuro para o programa F-35 sem o país, que produz partes da fuselagem, do trem de pouso e dos displays do cockpit.


FONTE: Reuters

Anúncios

6 COMENTÁRIOS

  1. Se a Turquia tiver apreço a sua soberania, não deverá recuar….!!

  2. Ainda vai dar m…., vai dar SU-57 na Turquia. Putin deve sorrir com uma notícia dessa.

      • Nada que os turcos não podem repassar para os russos e usar essas informações nas atualizações do Su-57

      • Fiasco para os EUA perderem um parceiro como a Turquia e ainda ver seus F-35 substituidos pelos também poderosos SU-57

  3. caudilho Endorgan devia sair logo da OTAN e não pode ter o F-35 com S-400

Comments are closed.