O Capitão Patrick “Paco” Gobeil do CF-18 Demo Team da Força Aérea Canadense foi o ponto alto do Hamilton Air Show 2012. (Foto: Ricardo von Puttkammer / Cavok)

Nos dias 16 e 17 de junho, o Canadian Warplane Heritage Museum (CWHM) realizou o tão aguardado show aéreo, chamado de Hamilton Air Show que é o nome do aeroporto, que comemorava os 40 anos do museu localizado na cidade de Mt. Hope, em Ontario, Canadá. O final de semana de tempo bom reuniu diversas aeronaves modernas e históricas, incluindo um já conhecido caça e seu piloto: o CF-18 Hornet e o Capitão Patrick “Paco” Gobeil, que estiveram no Brasil para o aniversário de 60 anos do EDA.

O Avro Lancaster do acervo do museu canadense. (Foto: Ricardo von Puttkammer / Cavok)
Réplicas de caças da Primeira Guerra Mundial, incluindo um Fokker Dr.I. (Foto: Ricardo von Puttkammer / Cavok)
Os Snowbirds foram um dos destaques do show aéreo no Aeroporto Internacional de Hamilton. (Foto: Ricardo von Puttkammer / Cavok)

Os dois dias do show aéreo realizado no Hamilton International Airport, em Mt. Hope, reuniou cerca de 100 aeronaves e mais de 30.000 visitantes que foram acompanhar as demonstrações das aeronaves da Força Aérea canadense e também do acervo do museu. A Força Aérea dos EUA esteve presente com dois A-10 Thuderbolt e um C-130J Hercules. O show aéreo anual do museu não ocorria desde 2001, devido aos atentados de 11 de setembro.

Um paraquedista do Hamilton Sport Club na abertura do evento aéreo. (Foto: Ricardo von Puttkammer / Cavok)
Bombardeiro Avro Lancaster Mk X. (Foto: Ricardo von Puttkammer / Cavok)
Lysander IIIA. (Foto: Ricardo von Puttkammer / Cavok)
Fairey Firefly Mk VI. (Foto: Ricardo von Puttkammer / Cavok)
North American B-25J Mitchell “Hot Gen”. (Foto: Ricardo von Puttkammer / Cavok)
Consolidated Canso. (Foto: Ricardo von Puttkammer / Cavok)
Boeing B-29 Superfortress “FiFi”. (Foto: Ricardo von Puttkammer / Cavok)

O show sempre começava com o salto de paraquedas do Hamilton Sport Club a partir de um Beech 18 Expeditor. Em seguida vinha um desfile aéreo com as aeronaves do acervo do museu canadense: Lancaster Mk X, Lysander IIIA, Fairey Firefly Mk VI, B-25 Mitchell, Consolidated Canso. Uma aparição esperada pelos apaixonados por bombardeiros foi a da B-29 “Fifi” da Commemorative Air Force (CAF), que realizou uma passagem juntamente com outras aeronaves da Segunda Guerra Mundial. Algumas aeronaves do acervo do museu, como o B-24 Liberator, Focke-Wulf 190, outro Lysander e o Wildcat FM-2 tiveram problemas técnicos e não se apresentaram.

O jato Sabre Hawk One. (Foto: Ricardo von Puttkammer / Cavok)
O piloto Dan Dempsey a bordo do Sabre Hawk One. (Foto: Ricardo von Puttkammer / Cavok)
A formação do jato Sabre Hawk One com um P-40, um Corsair, um Hurricane e um Mustang. (Foto: Ricardo von Puttkammer / Cavok)
Impressionante demonstração em voo do FG-1D Corsair. (Foto: Ricardo von Puttkammer / Cavok)
Paul Kissman a bordo do Corsair. (Foto: Ricardo von Puttkammer / Cavok)
A Canadian Harvard Aerobatic Team com suas nove aeronaves Harvard II. (Foto: Ricardo von Puttkammer / Cavok)

Um dos pontos altos do evento foi a passagem do caça Canadair Sabre Hawk One pilotado por Dan Dempsey, em formação com alguns dos caças da Segunda Guerra Mundial do museu: um P-40 Kitty Hawk, um FG-1D Corsair, um Spitfire Mk XVIe e um P-51 Mustang. O Corsair realizou uma apresentação solo na sequência, pilotado por Paul Kissman. A equipe de acrobacia aérea canadense Harvard realizou uma bela apresentação com as nove aeronaves Harvard (T-6).

A equipe de demonstração acrobática oficial da Força Aérea Canandese, os Snowbirds. (Fotos: Ricardo von Puttkammer / Cavok)
Pete McLoud com seu Red Bull Edge 540. (Foto: Ricardo von Puttkammer / Cavok)

Na metade do evento vieram os jatos CT-114 Tutor dos Snowbirds, a equipe de demonstração aérea oficial da Força Aérea Canadense, que normalmente se apresenta como evento de encerramento do dia. Na sequência dos Snowbirds ocorreu duas demonstrações impressionantes de pilotos civis: Pete McLoud com seu Edge 540 da Red Bull e Matt Younkin com seu Beech 18.

A aeronave de patrulha marítima CP-140 Aurora. (Foto: Ricardo von Puttkammer / Cavok)
Numa das passagens o CP-140 Aurora abriu seu compartimento de armas. (Foto: Ricardo von Puttkammer / Cavok)
O caça Hornet do CF-18 Demo Team. (Foto: Ricardo von Puttkammer / Cavok)
O Capitão “Paco” demonstra a agilidade do caça Hornet. (Foto: Ricardo von Puttkammer / Cavok)
Uma aeronave de treinamento Beechcraft T-6 Texan II da Força Aérea do Canadá. (Foto: Ricardo von Puttkammer / Cavok)
Uma aeronave A-10 Thunderbolt II da Força Aérea dos EUA. (Foto: Ricardo von Puttkammer / Cavok)
A fortaleza voadora Boeing B-17G “Chuckie”. (Foto: Ricardo von Puttkammer / Cavok)
Uma aeronave CF-104 Starfighter “espetada” na entrada do museu. (Foto: Ricardo von Puttkammer / Cavok)

Dentre as aeronaves da Força Aérea do Canadá, estiveram presente um avião de patrulha marítima CP-140 Aurora (o P-3C Orion canadense) que foi pilotado por um futuro piloto dos Snowbirds, e depois veio a equipe de demonstração CF-18, que realizou um belíssimo e preciso show aéreo com o caça Hornet especialmente pintado, o mesmo que esteve no Brasil em maio para o aniversário da Esquadrilha da Fumaça. O capitão “Paco” demonstrou mais uma vez toda capacidade de manobra e de agilidade do caça norte americano, fechando com chave de ouro os dois dias. Outras aeronaves da Força Aérea Canadense que estiveram presentes, mas na exposição estática foram um C-130J-30 Super Hercules e um T-6 Texan II de treinamento.

Outros participantes do evento foram os bombardeiros B-17G “Chuckie” e B-25J Mitchell “Hot Gen”, um avião de transporte C-47 Dakota e um bombardeiro de mergulho SB2C Helldiver, além de algumas visitas de aeronaves comerciais como diversos 727 de carga. Os visitantes ainda tinham a oportunidade de visitar o acervo do museu, que conta com as aeronaves Starfighter, CF-100 Canuck, CF-5 Freedom Fighter, C-47 Dakota, CL-14 Tutor, T-28 Trojan entre outras.

Nosso incansável colaborador procurando novos ângulos de fotos. (Foto: Ricardo von Puttkammer / Cavok)

Agradecemos ao amigo e colaborador Ricardo von Puttkammer pelo envio das belas imagens.

Anúncios

7 COMENTÁRIOS

  1. Inacreditáveis essas fotos, quase um Tokunaga!!!!

    Parabéns!!!

  2. Esse sabre do Canada é muito louco. Aquela foto dele com o canopi aberto e freios aplicados ficou massa.

  3. Caro Valduga,
    Na 14ª foto onde estão os warbirds em voo, a legenda diz "spitfire" entre os demais. Acho que há um engano. Não seria um Hurricane?
    No mais, lindas fotos.
    Sds.

    • Sim. Na foto eh em Hurricane (já corrigi)as no show aereo teve num outro dia o mesmo voo com um Spitfire, por isso a confusão.

      Abraço,

      Fernando Valduga
      Editor Cavok Brasil

Comments are closed.