Os Portões Abertos da Base Aérea de Florianópolis contou em 2012 com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. (Foto: Lucas Tavares / Cavok)

No último dia 14, a Base Aérea de Florianópolis (BAFL) promoveu o tradicional “Portões Abertos“ e cerca de 35 mil pessoas compareceram no evento, que é aberto à comunidade e faz parte das comemorações alusivas à Semana da Asa. Realizada desde os anos 40, a Semana da Asa relembra o primeiro voo de Santos Dumont, realizado no dia 23 de outubro de 1906. Confira a seguir algumas fotos desse grande evento, que ocorreu na casa do Esquadrão Phoenix da Força Aérea Brasileira, que completou 30 anos este ano.

O principal hangar da Base Aérea de Florianópolis. (Foto: Lucas Tavares / Cavok)
A aeronave C-130H do Esquadrão Cascavel ocupou o pátio da base. (Foto: Lucas Tavares / Cavok)
Vista do pátio de aeronaves com um P-95B sobrevoando a base. (Foto: Lucas Tavares / Cavok)
Aeronaves particulares e de escolas de treinamento também compareceram ao evento na base. (Foto: Lucas Tavares / Cavok)
Vista geral do pátio da Base Aérea de Florianópolis com uma aeronave P-95B Bandeirulha em primeiro plano. (Foto: Lucas Tavares / Cavok)
O evento em Florianópolis também contou com demonstração de paraquedismo. (Foto: Lucas Tavares / Cavok)

A base aérea de Florianópolis expôs aos visitantes vários modelos de aeronaves como: Embraer P-95B Bandeirulha, Cessna C-98 Caravan, Embraer A-1, F-5 Tiger, T-27 Tucano, C-130 Hercules, Cessna C-95BM Bandeirante e helicópteros da Força Aérea e da Marinha Brasileira.

Uma aeronave AMX A-1B do Esquadrão Poker, da Base Aérea de Santa Maria. (Foto: Lucas Tavares / Cavok)
A aeronave F-5EM do Esquadrão Pampa, da Base Aérea de Canoas. (Foto: Lucas Tavares / Cavok)
Aeronave de patrulha marítima P-3AM Orion do Esquadrão Orungam, da Base Aérea de Salvador. (Foto: Lucas Tavares / Cavok)
Helicóptero H-34 Super Puma do Esquadrão Puma. (Foto: Lucas Tavares / Cavok)
Aeronave de transporte C-97 Brasilia do 5° ETA sediado em Canoas. (Foto: Lucas Tavares / Cavok)
Aeronave de transporte C-95BM Bandeirante do 5° ETA. (Foto: Lucas Tavares / Cavok)

Entre as atrações programadas e muito aguardadas estava a presença do Esquadrão do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira, popularmente conhecido como “Esquadrilha da Fumaça“. O evento também contou com a passagem baixa de aeronaves durante o dia, paraquedismo, apresentação da banda de música da Base Aérea de Florianópolis, entre outras atrações. Além disso, o evento contou com praça de alimentação, área de recreação para as crianças, entre outras atividades.

As sete aeronaves T-27 Tucano do Esquadrão de Demonstração Aérea como sempre encantaram o público com as manobras arrojadas. (Fotos: Lucas Tavares / Cavok)

Com a marca de 60 mil horas voadas, o Esquadrão Phoenix (2º/7º GAv), sediado na Base Aérea de Florianópolis (BAFL), completou 30 anos de existência. O Esquadrão é uma das quatro unidades aéreas da Aviação de Patrulha da Força Aérea Brasileira (FAB), e foi ativado oficialmente no dia 15 de fevereiro de 1982. As aeronaves Embraer P-95B Bandeirulha do Esquadrão Phoenix, equipadas com um moderno radar de busca de superfície, trabalham em cooperação operacional com a Marinha do Brasil, ajudando na localização de pessoas, aeronaves e embarcações em emergência no mar e fazendo a vigilância do Atlântico Sul contra embarcações que estejam poluindo ou pescando ilegalmente.

Agradecemos o apoio do amigo Lucas Tavares no relato do show aéreo e por ceder o uso das imagens ao Cavok Brasil.

Enhanced by Zemanta
Anúncios