O demonstrador de tecnologia rotora Firefly, da Sikorsky, movido a energia elétrica.

Talvez uma das únicas novidades desse ano no AirVenture 2010 foi da Sikorsky, que apresentou seu ‘Projeto Firefly’, um demonstrador de tecnologia de um helicóptero totalmente elétrico, durante o evento da EAA em Oshkosh, Wisconsin. O demonstrador de tecnologia Firefly faz parte de um simpósio mundial de aeronaves elétricas.

Chris Van Buiten, diretor da Sikorsky Innovations, disse: “Nossos objetivos com o Project Firefly são de oferecer um conceito “princípio de prova” para validar os benefícios de uma aeronave rotora movida a energia elétrica; para desenvolver as tecnologias que permitam o voo tripulado da tecnologia, e para direcionar os futuros desenvolvimentos de melhoradas e modernas tecnologias e práticas ecológicas.”

Baseado num helicópteros S-300TCM, o Firefly possui um motor elétrico de alta-performance de 190HP e um sistema de controle digital redundante ligado num sistema de armazenamento de energia de lítium ion. Sensores integrados oferecem uma informação em tempo real do estado da aeronave para o piloto através de uma tela interativa de LCD integrada no painel.

Mark Miller, Vice Presidente do Setor de Pesquisa e Engenharia da Sikorsky disse: “Através da conversão elétrica, a eficiência da propulsão da aeronave foi aumentada em cerca de 300% do original. A propulsão elétrica também simplificou a complexidade do sistema de propulsão pela redução da quantidade de peças móveis, aumentando a durabilidade enquanto oferece a redução dos custos operacionais diretos.”

O primeiro voo foi antecipado para o final desse ano, após a finalização dos testes no solo.

Anúncios

3 COMENTÁRIOS

  1. Olá Fernando.

    Bela cobertura do evento.

    Penso que se esse projeto continuar e for bem sucedido, será um dos marcos na história da aviação.

    • Obrigado. Mas realmente podia ter sido muito melhor se realmente eu tivesse uma internet decente. A falta de tempo, conciliada com uma internet sofrível, fez eu acumular as postagens, deixando vocês sem atualizações. Por isso peço aqui mais uma vez desculpas pela falta de atualizações.

      Abraço,

      Fernando Valduga
      Editor Cavok Brasil

Comments are closed.