Helicóptero CH-53K King Stallion. (Foto: Laith Jobran)

A Sikorsky, uma empresa da Lockheed Martin, e a Rheinmetall representando a equipe da indústria alemã, apresentaram a oferta para a produção e operação do Sikorsky CH-53K “King Stallion” como o novo helicóptero de transporte pesado do Bundeswehr para seu Programa Schwerer Transporthubschrauber (STH).

“Toda a nossa equipe tem o prazer de oferecer o CH-53K: o helicóptero mais eficiente, capaz e inteligente que fornecerá o melhor valor a longo prazo para o Bundeswehr no século 21”, disse Beth Parcella, diretora internacional de desenvolvimento de negócios do CH-53K.

A Sikorsky e a Rheinmetall formaram uma equipe de projeto STH de mais de 10 empresas alemãs, que inclui a MTU Aero Engines, Autoflug GmbH e Hydro Systems KG. A equipe se beneficiará de uma quantidade significativa de trabalho e de um alto grau de cooperação tecnológica e oferecerá à Alemanha excelente confiabilidade na manutenção e no uso desta plataforma.

Parcella enfatizou que era importante “construir uma forte equipe industrial alemã desde o início e capitalizar o know-how dos colegas alemães para o projeto STH”. Isso garantirá a qualidade da oferta e, posteriormente, a alta disponibilidade do CH-53K na Força Aérea Alemã, ela disse.

Mike Schmidt, diretor administrativo da Rheinmetall Aviation Services GmbH: “As empresas alemãs desempenharão um papel significativo no sucesso do programa CH-53K. Para o setor, isso significa a criação de muitos novos empregos de longo prazo para funcionários altamente qualificados e uma importante transferência de know-how”, afirmou ele. “A Sikorsky e a Rheinmetall prepararam o aplicativo juntos por um longo período de tempo – isso fortaleceu os laços dentro de nossa equipe. Desenvolvemos uma unidade altamente eficaz”, acrescentou Schmidt.

Analisando os custos do ciclo de vida, os requisitos e a capacidade da missão, o CH-53K oferecerá melhor valor a longo prazo do que seu concorrente. Seus sistemas de aviônicos e de controle de voo digitalizados são projetados para acomodar futuras atualizações de software, e sua capacidade de carga útil interna pode ser aumentada substancialmente no futuro com modificações relativamente simples. Um sistema de sensor integrado permite que a aeronave preveja e previna problemas em um estágio inicial e, assim, reduza drasticamente o esforço de manutenção, que é um elemento essencial para as altas taxas de disponibilidade da frota.

Além disso, o CH-53K está equipado com reabastecimento ar-ar totalmente interoperável com a aeronave KC-130J da Lockheed Martin, que o Bundeswehr planeja operar e que já está sendo usada pela França. Devido ao design do compartimento de carga, o CH-53K acomoda facilmente os mesmos paletes de transporte aéreo, permitindo um manuseio rápido da carga entre ele e as aeronaves de transporte de asa fixa, como o C-130J e o A400M. Isso significa que o helicóptero pode ser usado principalmente em áreas onde essas aeronaves não podem pousar.

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