Su-34 - VKS, Síria
Um dos bombardeiros táticos Su-34 Fullback durante a aproximação final para o pouso na Base Aérea de Bassel al-Asad, em Latakia

Seis bombardeiros táticos Sukhoi Su-34 Fullback chegaram hoje à Base Aérea de Bassel al-Asad, em Latakia, ampliando ainda mais a presença militar russa na Síria.

De acordo com as informações divulgadas até o momento, aparentemente os Su-34 acompanharam um Tupolev Tu-154 da VKS numa rota sobre o Mar Cáspio, passando pelo Irã e norte do Iraque, antes de entrar no espaço aéreo Sírio.

Tu-154-FR24

Em uma imagem captada a partir do solo, na região de Idlib, já na Síria, pode-se ver seis aeronaves menores seguindo o Tu-154 da VKS.

Su-34 - VKS, Síria (2)

Com a chegada dos seis Sukhoi Su-34, sobre para, pelo menos, 34 o número de aeronaves de combate de asa fixa que são parte integrante da força tarefa russa deslocada para a Síria.

Na semana passada nós noticiamos a respeito do aumento exponencial da presença militar russa na Síria, com a chegada de 28 aeronaves de combate na Base Aérea de Bassel al-Asad, sendo quatro caças multifuncionais Su-30SM, doze aeronaves de ataque Su-25SM, e doze bombardeiros táticos Su-24M2, fora os helicópteros de combate e sistemas antiaéreos.

Releia:

SÍRIA: Confira os quatro caças multifunção Sukhoi Su-30SM que a Rússia enviou para Latakia

Rússia amplia exponencialmente sua presença militar na Síria

IMAGENS: Aeronaves russas enfileiradas em Latakia, na Síria

SÍRIA: Imagem atualizada confirma presença de 28 aeronaves de combate russas em Latakia

Para o Secretário de Estado dos EUA, aviões de combate da Rússia na Síria são para proteção da base

SÍRIA: Rússia lutará sozinha, caso EUA rejeitem a proposta de coalizão

SÍRIA: Imagens atualizadas sobre a presença militar russa em Latakia

divider 1FONTE: The Aviationist@LuftwaffeAS@obretixFlightradar24.com

EDIÇÃO: Cavok

IMAGENS: Retratam o evento

Anúncios

86 COMENTÁRIOS

  1. Caraca… Mas pra que o Su-34?
    Retiro o que eu disse a respeito da situação na Síria.

      • Cara, mas a questão é, que cenário possível o Su-34 vai o único capaz de fazer tal missão?

          • O tio Putin vai bombardear o EI sem perdão.

            Não me espantaria de ver pares de Tu-22M com bombas FAB-1000.

            Na Chechênia, que era território russo, ele usou bombas de 500 kgs.

            O Assad que continuar no poder, a Europa frear os imigrantes, os americanos derrotar o EI e o EI quer se martirizar. Todos os desejos serão atendidos.

          • O que eu estou perguntando é:
            Considerando o inimigo, precisava mesmo mandar 6 Su-34 pra lá? Não basta o Su-25?(considerando o inimigo) eu entendo o tipo de missão que o Su-34 faz! Por isso minha dúvida…

            • Vou responder sua pergunta…

              Contra o EI, o Tio Sam usa o B-1B, F-22, F-16, F-15, e já usou o A-10, e é justamente o Su-34 russo que é excessivo?

              • Não estou achando excessivo! Na realidade não estou achando nada. Estou com a duvida de, porque mandar o avião X para tal missão quando o avião Y já pode fazer o trabalho?
                Mesmo assim grato pela paciência de responder!
                Abraços

                • Lembra que eu te disse que o envio dos 4 Su-30SM era um “divisor de águas”?
                  Em situação de combate, a última vez que a Rússia estacionou suas aeronaves numa Base fora do seu território foi no Afeganistão, e ainda era URSS. Putin vai usar esse conflito para dar uma exibição de força. Pode contar que ainda vem mais aeronaves, tanto de asa fixa quanto rotativa.

                • Será que veremos o Ka-52 em ação? seria um ótima peça de promoção…

                • Hmm… Entendi, muito obrigado!
                  É oque eu disse: " retiro o que eu disse a respeito da situação na Síria"
                  Abraços e obrigado pela paciência…

  2. As bombas grandes estão chegando.

    Em um ano, o EI vai ser trabalho de arqueólogo.

  3. Podem de chamar de maluco, mas é muita aeronave para combater o ISIS.
    Teoria I) Síria será a cabeça de ponte para um confronto Russo/Iraniano com a Arábia Saudita,
    Teoria II) Tropas defensivas na Síria para inibir um ataque preventivo Israelense ao Irã.

    Se for verídica a informação que a China está enviando tropas … Façam um boa refeição, amor com a esposa, beijem os filhos e se der tempo juntem umas tralhas e corram para as montanhas.

    • Ou então apenas testar p ver como ele se sai em uma situação real de combate.

        • Mais pelo que já vi por aí normalmente as aeronaves russas entram em operação mesmo ainda não sendo a versão final, tendo aumentada suas capacidades, não poderia ser esse o caso, pois se isso acontecer mesmo de 2008 até hj pode ter havido modificações e precisam ser testadas, ou até mesmo novas táticas.

          • Sim, é possível, mas dentro dessa sua lógica, todas as aeronaves, então, serão testadas, e não só o Su-34. O Su-30SM é novo e ainda não foi empregado em situação real de combate, e os Su-24 e Su-25 poderiam ser empregados para testar novas táticas….

            O que quero dizer com isso é que, o treinamento, nesse caso, me desculpe, é secundário. As aeronaves estão sendo enviadas com objetivo tático bem definido.

            • Entendi, mais a melhor parte vai ser poder ter imagens dessas magníficas máquinas fazendo o que nasceram p fazer.

  4. Acho que chegarão a empregar o Tu-22M.

    No Afeganistão, os russos usaram até a FAB-9000.

    • Também acho, pelo que tenho lido, que os Tu-22M3 serão empregados no conflito.

        • KKKKKKKKKKKK
          Esse eu não creio que seja empregado…

          Artigo interessante:

          “U.S. intelligence has observed the possible staging of multiple rocket launch systems at Russian ports, which could be loaded onto ships bound for Syria. It has also observed a small number of Russian long-range bombers being moved into airfields in the southern part of Russia, which could give them a long-range heavy bomber capability in Syria, according to the officials.” http://edition.cnn.com/2015/09/28/politics/russia

    • Depende se os Russos estão com Bombas no estoque ja no fim da vida útil. kk

  5. Não adianta ter armas, se o inimigo sabe que vc tem medo de usá-las.

    O Putin tem dedo nervoso e todo mundo sabe disso.

  6. Tio Putin ta nervoso, se continuar assim jaja os blackjack vai aparecer tambem.kkkkkkk

  7. Chegou a linha de frente de ataque das FA russas não dá pra ser melhor que isto, vão com tudo pra cima do EI.

  8. O Su34 é das aeronaves que mais me espanta os olhos com aquela estética atrevida dele. Sou geralmente virado para equipamentos ocidentais, e esse Su34 é dos poucos de fabrico russo que me faz pensar um pouco mais. Por exemplo, sendo muito prático e não sendo uma plataforma totalmente diferente dos outros Flankers, acaba, com certeza, por partilhar parte da manutenção. Outra coisa que lhe dá uma boa nota de minha parte, é o facto de que tem o piloto lado a lado, mas sem que se estrague o design tático do avião, muito lindo, esquesito (são todos!) mas lindo.

  9. Logo chegaram os Mi-28 e Ka-52…
    Se a China como andam espalhando por ai entrar no conflito, que modelos de caça bombardeiro ira operar na Síria? J-10/J-11 são de superioridade aérea, j-7 defesa de ponto, eles operam algum caça da classe dos Su-24/34 ou Su-25 para ataque aproximado ? Que aviões eles poderiam enviar a Síria ?

    • Não acho que a China vá enviar aeronaves à Síria. Teremos, no máximo, especialistas militares, isso em se confirmando o envolvimento chinês nesse cenário.

      De qualquer forma, respondendo a sua pergunta, considerando o inventário da PLAAF, na classe do Su-24/34, seria o Xian JH-7.

      • E aquele boato de que tem um porta-aviões chinês(Liaoning) no canal de suez? É verdade?

      • Tudo é possível, a China possui um esquadrão de J-11 pintado com camuflagem para o deserto naquele tom bege… E penso que no momento a China e a Rússia tem que mostrar força contra os EUA que tentam impor a democracia a quem não lhe agrada, é isso ou eles serão as próximas vitimas das revoluções coloridas que sempre dão errado… Não sou eleitor do PT, então Obama/Cia/Nsa aqui tem uns políticos que iriam amar uma revolução dos guarda chuvas, tem uma população enfurecida que iria adorar linchar esse lixos em praça publica, brincadeiras aparte, a democracia prova-se não dar certo nesses países do OM, aqui temos a creptocracia do país de Alice que vai muito bem, pelo menos posso tecer comentários como esse na net, mas é por pouco tempo … Já há uma lei em tramitação que torna crime falar de políticos na net, pobres safados estão sendo vitimas de calunia…

  10. Admira-me o facto de Putin nem sequer esperar represálias por parte do EI, assim que mais um árabe "moderado" (?) se converter a terrorista, vai passar a ter na Lista assim:
    1 – EUA
    2- Rússia
    3- Europa
    4-Vaticano ou alguma coisa perto
    5- Mcdonald`s
    6-BurgerKing
    7-tanto faz

    • A Rússia já está atolada até o pescoço com os extremistas islâmicos em seu próprio território de forma que o EI so vai ser mais um … Achei muito interessante o meu Windows fone, enquanto escrevia este comentário ao escrever extremistas a palavra islâmico já apareceu no preenchimento automático … Aff .

  11. Nesta imagem.: http://2.bp.blogspot.com/-S-7T04Y5Erw/VgmBYSPA2eI
    Que atribuem ser dos Su-34 que rumaram pra Síria é possível ver a configuração de translado, Um taque central e pods ecm nas extremidade das asas…
    Uma força de ataque que impõe repeito não somente ao EI mas em todos os vizinhos da Síria…

    • Puts… Bem difícil de ver os pods hein?
      O Su-34 impõem muito respeito mesmo!

  12. So consegui entrar agora no Cavok por hoje e, que notícia! Putin realmente não está de brincadeira, o pessoal do EI deve estar com o c* na mão agora. Acham mesmo q o EI vão atacar os russos agora? Eles devem estar pensando: imagine o tamanho do revide!!!
    Acho q o Su-34 será utilizado mais para ataques de precisão. Eh o teatro perfeito para testes reais!!

  13. Mostra que os Russos vão pro tudo ou nada sempre, se vão ganhar alguma coisa é outra estória… mas vão pro tudo ou nada com certeza! Estão levando o fino da aviação e com certeza vão aparecer tropas Spetsnaz em algum momento e o serviço secreto russo(FSB) para determinar os pontos a serem bombardeados!
    Quem viver verá!!

    • Derafaelsrs,
      A Rússia já está empregando pelo menos uma aeronave ELINT na Síria, o Ilyushin Il-20M Coot-A, provavelmente fazendo a coleta das informações referente aos pontos a serem bombardeados.

      • não seria interessante tbm ter ao menos um mainstay vigiando os céus?

  14. o Su-34 não só amplia a capacidade de ataque mas tbm de superioridade

  15. Evo Morales ameça enviar tropas para apoiar o Estado Islâmico contra o imperialismo russo!!!!

  16. Com as restrições atuais À Russia, Tio Putin não quer perder cliente (Assad), nem que precise gastar um pouco para receber depois, justificando que é contra o Isis ele vai "passar o carro" antes que outro o faça, agora, vai resolver? esses fanáticos são especialistas em resistir à derrota até nas piores condições, sofreram lavagem cerebral……tomara que não se alongue, pois quem sofre são os civis……….e ironico que os russos lutarão contra suas próprias armas, AKs e aqueles lançadores de foguete de ombro (desculpem minha ignorância).

    • 9K32 Strella (SA-7 Grail para a Otan) e/ou 9K38 Igla (SA-18 Grouse para a Otan). Talvez os 9K338 Igla-S (SA-24 Grinch para a Otan).

  17. Desculpem, mais sou meio lerdo…

    A Russia vai combater o ISIS com mísseis ar-ar?

      • Pois é. Minhas fontes estão preocupadas, pois fotos de satélites mostram os jatos russos equipados com mísseis ar-ar.

        E o ISIS nem avionetas tem.

        • Symon, não querendo duvidar de você mas tem como vc postar essas fontes?

      • Além doq os russos estão abarrotando a Síria com os mais modernos equipamentos, dignos de uma Grande Operação. Vai ter caca.

  18. Poww! Mais o EI não tem aviação militar.

    Isso esta cheirando outra coisa.

    • Mas Symon, aplicando essa mesma lógica, pq USAmericanus malvadus estão usando F-22, F-15, F-16?

      Podiam ficar só no A-10, não é mesmo?

      • Caro LaMarca, Ou a Russia esta querendo intimidar a região, ou esta querendo expandir sua área de atuação.

        O povo da região esta muito preocupado.

        • Mas Symon… me desculpe, mas vejo aí um enorme preconceito para com a Rússia.
          O Tio Sam emprega contra o EI o B-1B, F-22, F-15, F-16, já usou o A-10. Já houve quem defendesse até o emprego do B-52, e o pessoal está preocupado com a postura russa, por conta das aeronaves enviadas?

          Para Que Tá Feio!!!

          • Caro LaMarca, Preconceito contra a Russia sempre tive. kkk

            Mais pq estão enviando tantos sistemas SA-22 e SA-15 para a Síria? Implantou sofisticados sistemas de defesa aérea em Latakia e Tartus.
            Inclusive sistemas anti-tanque?

            Vai ficar complicado e podem complicar a Força Aérea de Israel.

            • Symon…

              E vc acha que a Rússia não iria proteger as suas bases?
              Não consigo ver isso como preocupante… até porque, pelo que todos afirmam, inclusive Israel, ninguém tem motivos para bombardear onde os sistemas estão instalados. Ou tem?

              A Rússia tem interesses na região e está apenas fazendo seu dever de casa, como os outros também fazem, cada um ao seu estilo. No mais, Putin e Bibi já se acertaram, e eu duvido que Israel não tenha sido avisado do envio dos equipamentos russos, até por conta da ampla parceria existente entre os dois países.

            • É normal uma força expedicionária levar o pacote completo. Hoje os "Sam's" podem ser usados também contra foguetes, como o Iron Dome de Israel contra o Hamas e o Hezbollah. Aliás, essa base vai virar alvo para o EI.
              É sempre melhor prevenir, os EUA tem sempre uma bateria Patriot em suas bases no estrangeiro. Pq os russos tb não iriam proceder parecido?
              Mas há sempre uma possibilidade de os russo quererem se instalar permanentemente, o que traria grandes novidades e preocupações, pois os EUA estão querendo sair dessa região. O vácuo de poder é sempre sucedido de conflitos.

            • SA-22 e SA-15 são para garantir o mínimo de defesa comece a ficar preocupado se eles falarem em BUK, mas até agora não vi nada a respeito..

        • Porque a Rússia iria querer impor respeito na região? E já não esta impondo?

          • ufric…
            Putin e Obama estão disputando para ver quem tem o maior p@u. Perdoe-me o linguajar tosco, mas as vezes a gente tem que apelar para que a mensagem seja transmitida.

            Volto a repetir, considerando os meios empregados pelo Tio Sam, os Rafales franceses, os Super Hornet da Austrália, vocês realmente acham que a Rússia ia enviar somente o Su-25? Isso sem mencionar as forças aéreas da Turquia e Jordânia.

            Por favor, gente!

            • Perfeito LaMarca, eu entendi o que vc me disse ontem.
              Porem é o que eu quis dizer, a Rússia com “todo” esse poderio militar na Síria, já não esta impondo respeito?

              • Sim, claro que está, ufric… mas tudo é um jogo.

                Logo na sequência da anexação da Crimeia, Obama fez um pronunciamento onde ele se referiu à Rússia como sendo um poder regional, e com limitada capacidade de projeção de força, razão pela qual ele solicitava à França que não entregasse os LHD da classe Mistral, adquiridos pelo governo russo.

                No entendimento de Obama, sem os porta-helicópteros, as chances da Rússia projetar força de forma efetiva eram mínimas.

                O que a Rússia está fazendo na Síria é demonstrando ao mundo sua capacidade e projeção de força e execução logística, e em curto espaço de tempo, debaixo do nariz de todo mundo. Simples assim!

  19. Caro LaMarca, seu Raciocínio somente confirma minhas afirmações, os russos estão se preparando para defender a Síria da aviação inimiga (pode ser o ocidente).

    • Mas isso é óbvio…. a grande questão é quem vai ser enquadrado como inimigo. Só isso!

        • Bem por aí…
          A Rússia não vai permitir que derrubem Assad, e Putin sabe muito bem qual é q intenção dos EUA, França e Turquia.
          Volto a dizer, tendo enviado suas aeronaves, a Rússia impôs uma zona de exclusão aérea na região. Se objetivo é combater o EI, ninguém precisa estar preocupado. Se alguém, entretanto, tentar cruzar a linha, vai dar merd@.

          Isso é claro cristalino.

    • Não sou Fan Boy dos EUA, nem da Rússia. Mas a segunda Guerra do Golfo do Bush fez a bagunça na região, complicada depois pela Primavera Árabe (que de primavera não tem nada). Tudo isso complicado mais ainda pela inatividade do Obama (ou covardia para alguns). Tudo isso está criando vários vácuos de poderes, que alguém vai aproveitar, foi assim com o EI em sua rápida expansão. Creio eu que a Rússia está aproveitando tb, tanto para manter o Assad, quanto para se posicionar em uma região estratégica, que está próxima do Canal de Suez, que recém foi alargado.

  20. Os russos vão aproveitar para testar seus aviões com alvos reais em um cenário onde o mundo inteiro vai ver. Isso vai servir inclusive de vitrine para projetar novas vendas de seus aviões.

    Vale lembrar que a França aproveitou muito bem a situação da Líbia para "promover" o Rafale e, de certo modo, as primeiras vendas do Rafale aconteceram depois dos ataques na Líbia.

    Os aviões que estão sendo levados a Síria estão dentro do pacote apropriado para a realização de ataques a alvos terrestres, Su-24, Su-25, Su-30SM e Su-34, todos aviões de ataque, com exceção do Su-30 que é multimissão.

    Só lembrando que os EUA enviaram até F-22 para combater o EI. Ah, lembram do piloto jordaniano queimado pelo EI, qual era o avião dele mesmo, F-16 correto?

  21. Hora hora, não é que acertei em cheio quando especulei que provavelmente os russos iriam enviar o Su-34?
    Creio que agora a Russia está deixando claro que está na Síria pra garantir seu aliado,e quem quiser ajudar que venha, e quem não quiser que não entre no caminho, o Su-34 deixa bem claro isso, agora só falta saber as bombas que serão utilizadas para explodir os barbudos… Alguém quer pipoca? ainda dá tempo de sentar no sofá pra assistir o novo filme Carga explosiva in Síria, estreando Vladimir Putin.

  22. algumas fontes citam até 12t de carga externa pro Su-34, mas creio que com essa configuração ele teria que sacrificar parte do combustivel interno

  23. Putin esperou o momento para dar um chek, tanto na Europa quanto os EUA, agora ambos, com toda essa movimentação militar da Russia, ficaram com duas alternativas:
    – apoia e se unem contra a ameaça que é o Estado Islâmico
    – ficam assistindo
    Se ficarem assistindo, os governos dos países europeus e os EUA vão ficar com severos problemas de aprovação publica e também saírem derrotados na Geopolítica, e, talvez o cerne da questão, os europeus continuaram dependentes do gás russo.
    O que me intriga é a questão do Irã, o mesmo precisa exportar petróleo e tem uma das maiores reservas de gás do mundo, qual é o jogo dele? Aonde está a peça dele nesse xadrez mundial?
    Parabéns ao Cavok pela excelente cobertura!!!
    Saudações
    Richard

  24. Eu li em alguns outros lugares (e não foi no sputnik) que a China está enviando tropas para a Síria, inclusive os tais navios já passaram pelo canal de Suez. Destino? Latakia

    O Irã também está enviando tropas para Latakia. Inclusive o vice-ministro das Relações Exteriores do país divulgou que as tropas estariam indo se juntar à coalisão formada pela Rússia e China para combater o Isis.

    Portanto, parece que a coisa é oficial. Teremos uma coalisão formada por China Irã e Rússia combatendo o Isis.

    Doideira….

Comments are closed.