Um helicóptero MH-60S Seahawk equipado com o sensor ALMDS AN/AES-1 da Northrop Grumman. (Foto: U.S. Navy)

O sistema aerotransportado de detecção a laser de minas (ALMDS – Airborne Laser Mine Detection System) AN/AES-1 da Marinha dos Estados Unidos, projetado e fabricado pela Northrop Grumman Corporation, alcançou a Capacidade Operacional Inicial. O ALMDS fornece um rápido e amplo reconhecimento de área e avaliação de ameaças de minas em faixas marítimas, zonas litorâneas, estreitos confinados, pontos de estrangulamento e áreas de operações anfíbias.

“Com a Capacidade Operacional Inicial, o programa ALMDS entregou uma nova e importante capacidade para a Marinha dos EUA e para a nossa nação – a primeira de seu tipo para a guerra contra as minas”, disse Erik Maskelony, gerente assistente do Sistema Aerotransportado de Detecção a Laser de Minas, do Escritório do Programa de Guerra contra Minas (PMS 495).

Os testes do AN/AES-1 Airborne Laser Mine Detection System (ALMDS) continuam sendo realizados pela Marinha dos EUA nos helicópteros MH-60S Seahawk. (Foto: U.S. Navy / Dave Sussman/Released)

O sistema ALMDS possui várias capacidades que o tornam o primeiro de seu tipo. Ele aproveita um sensor de busca para varrer rapidamente a água usando tecnologia laser. O pod sensor também pode ser rapidamente instalado em um helicóptero de médio alcance e rapidamente removido após a conclusão da missão. A velocidade de detecção e a precisão deste sistema ágil melhorarão significativamente as capacidades de detecção de minas da Marinha dos EUA e ajudarão a garantir a segurança dos membros do serviço em todo o mundo.

“Usando o movimento do avanço da aeronave, a luz laser pulsada do ALMDS gera imagens 3D do volume próximo à superfície para detectar, classificar e localizar minas de mar próximas à superfície”, disse Mark Skinner, vice-presidente de energia direcionada da Northrop Grumman. “Altamente preciso em operações diurnas ou noturnas, o sensor ALMDS realiza pesquisas rápidas em áreas ampla, com alta precisão, sem desviar a atenção da missão”.

Os dados de destino gerados pelo ALMDS são exibidos em um console e armazenados para análise pós-missão. A instalação do ALMDS da Marinha a bordo do helicóptero Seahawk MH-60S é montada em uma Unidade de Rack de Bombas 14. O projeto autônomo da Northrop Grumman permite que o sistema seja instalado em outros tipos de aeronaves.

No início deste ano, a Northrop Grumman integrou com sucesso e demonstrou o ALMDS em um helicóptero Blackhawk UH-60M. A primeira venda internacional do ALMDS ocorreu em 2012 para a Força de Auto Defesa Marítima do Japão (JMSDF), e a JMSDF completou o teste de qualificação de voo do ALMDS em um helicóptero MCH-101.

Anúncios

1 COMENTÁRIO

  1. Alguém viu alguma coisa sobre os novos sistemas de contramedidas anti mísseis que serão instalados nos Seahawk?

Comments are closed.