A África entrou na corrida espacial, com o primeiro satélite de Gana que agora orbita a Terra.

O primeiro satélite do país afriacano, o GhanaSat-1, começou sua órbita recentemente. O cubesat (micro-satélite), construído por uma equipe de engenharia ganesa na Universidade All Nations, foi entregue à estação espacial internacional da NASA em junho em um foguete da SpaceX que decolou do Kennedy Space Center. O GhanaSat-1 agora está operacional, de acordo com o gerente de projeto Richard Damoah, um professor de Gana e pesquisador assistente da NASA.

Este satélite em particular tem duas missões“, disse. “Ele possui câmeras a bordo para um monitoramento detalhado das costas de Gana. Depois, há uma peça educacional – queremos usá-la para integrar a tecnologia de satélite no currículo do ensino médio“.

Enquanto a presidente de Gana, Nana Akufo-Addo, aplaudiu o lançamento e parabenizou diretamente o time, o projeto não recebeu o apoio oficial do governo ganês, de acordo com Damoah. Em vez disso, a agência espacial nacional do Japão, JAXA, forneceu a maior parte dos recursos e treinamento para desenvolver o satélite.

A implantação do GhanaSat-1 marca um maior interesse e atividade na África para a exploração espacial. O primeiro cubesat da Nigéria foi lançado na mesma missão SpaceX. “Várias nações, como África do Sul, Nigéria, Quênia e Etiópia possuem agências espaciais. Angola anunciou a intenção de lançar um satélite no próximo ano“.

Damoah acredita que a implantação do GhanaSat-1 poderia fazer o governo rever sua posição e liberar recursos para um segundo satélite. “Após esse lançamento, agora temos o apoio do presidente e do gabinete“, afirmou. “Estamos buscando desenvolver o GhanaSat-2, com câmeras de alta resolução, que possa monitorar coisas como mineração ilegal, uso de água e desmatamento no país“.


FONTE: TC

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Isso me lembrou o classico "Jamaica abaixo de zero".

    Espero q consigam mais apoio para o proximo projeto, seja do governo ou com ajuda internacional. Espero q essa caixa de sapatos seja o primeiro passo para novas conquistas.

    Parabens Gana.

  2. Parabéns Gana!

    A tendência é que a difusão de Cubesats/Smallsats permita a nações menos desenvolvidas o acesso ao espaço com baixos custos. Cubesats possuem um design modular; cada unidade tem 10 cm de lado e massa não superior a 1,5 kg.
    Em fevereiro desse ano, a Índia estabeleceu um recorde ao botar 101 Cubesats em órbita de uma vez. https://www.isispace.nl/dutch-nanosatellite-compa

Comments are closed.