O novo “Monster Rocket” deverá decolar em novembro, de acordo com o fundador e CEO da empresa, Elon Musk.

Nas suas declarações no Twitter e Instagram na ultima quinta-feira (27), Musk anunciou o voo inaugural do Falcon Heavy. Ele não revelou uma data-alvo específica para o lançamento. Acredita-se que o lançamento ocorrerá no Centro Espacial Kennedy da NASA, em Cabo Canaveral, Flórida. A SpaceX aluga a plataforma 39A e a está usando para lançamentos de foguete Falcon 9.

O Falcon Heavy é um foguete de elevação pesada 70 m de altura e descrito como capaz de colocar 60 ton de carga útil na órbita baixa da Terra e até 24 toneladas em uma órbita mais distante, como a de um satélite geoestacionário. “Será o foguete mais poderoso dos EUA desde o foguete lunar Saturno V da NASA”, disseram os representantes do SpaceX.

O Falcon Heavy é baseado no foguete Falcon 9. De fato, ele usará dois estágios Falcon 9 acoplados a um estágio central (que nada mais é do um Falcon 9 modificado). Como o Falcon 9, que pode pousar seu primeiro estágio, o Falcon Heavy também foi projetado para ser reutilizável.

Musk comentou que projetar o foguete estava sendo muito mais difícil do que esperava, mas ele confia em que acabará por ser “um ótimo veículo”, apesar de quaisquer obstáculos que possam aparecer com o primeiro voo.


FONTE: NBC News

4 COMENTÁRIOS

  1. Importante notar que a carga de 60 ton para LEO é à moda antiga, ou seja, o primeiro estágio não é recuperado. De qualquer forma, quando entrar em operação o Falcon Heavy vai ser o foguete mais poderoso do mundo, carregando 2x mais carga que o Delta IV Heavy.

    O SLS Block 1 terá uma carga de 70 ton pra LEO, mesmo com o primeiro estágio tendo 15% mais empuxo que o primeiro estágio do Saturno V e não deve ser lançado pela NASA antes de 2020. As versões Block 1B e Block 2 serão de fato o substituto do Saturno V, com capacidade para missões a Lua e ao espaço profundo. https://www.nasa.gov/sites/default/files/atoms/fi

    Do jeito que as coisas tão indo, capaz da SpaceX chegar em Marte antes da NASA.

  2. Vou admitir: torço para o sucesso da SpaceX!

    Será um feito incrível e admirável se a empresa alcançar seus objetivos. Particulares triunfarem em uma das atividades mais desafiadoras da humanidade, extremamente custosa, permeada de desastres variados e empecilhos diários.

    Os países que triunfaram na seara espacial, o fizeram ao custo de bilhões de tributos, anos de esforço sem 'resultados práticos' e muitas vidas. Algo impossível para uma empresa!

  3. Na minha modesta opinião o Saturn V ainda continua sendo o Rei, foi construido na década de 60 e não utilizava nenhum booster, ele sozinho sempre deu conta do recado. Fantástico!

Comments are closed.