A FAU teria recebida uma “vantajosa” oferta para a aquisição do caça Su-30K, direto de fábrica com todas as facilidades.
A FAU teria recebida uma “vantajosa” oferta para a aquisição do caça Su-30K, direto de fábrica com todas as facilidades.

A Força Aérea Uruguaia teria recebida um oferta vantajosa por caças Su-30K.

O site Infodefensa noticiou na data de ontem – 07/05 – que a FAU recebeu uma “vantajosa” oferta para a aquisição do caça Su-30K, direto da fábrica com todas as facilidades, tanto para a aquisição e para o posterior manutenção destes excelente aeronave, dando continuidade ao processo de definição de compra do novo caça da Força Aérea do Uruguai.

Atualmente, a Força Aérea está na fase final para a decisão que vai definir o escolhido como o novo avião de caça, sendo até agora o Yak-130, também russo, um dos favoritos, mas o fator econômico pode jogar contra este modelo .

Agora, com a oferta do Su-30K abre-se uma nova porta, financeiramente mais Pro (a oferta seria menor por unidade além de oferecer opções de financiamento amplas) que o Yak-130 e com uma aeronave muito mais capaz, como o Yak-130 que é um LIFT (Lead-in trainer ou treinador de caça de combate avançado), enquanto que o Su-30 é um caça puro-sangue e novamente colocaria a Força Aérea Uruguaia no seleto grupo da América do Sul que possui aeronaves realmente capazes.

O Su-30 é um caça multifunção, de dois lugares, capaz de Mach 2, mais de 3.000 quilômetros de alcance, teto operacional de 17.000 metros, com doze estações para um total de oito toneladas de armas. A oferta inclui a possibilidade de modificar o plano de acordo com as especificações solicitadas pela Força Aérea Uruguaia.

FONTE: Infodefensa – TRADUÇÃO: CAVOK

NOTA DO EDITOR: E a FAU terá verba suficiente para manter esse caça? Esse tipo de aeronave?

NOTA DO EDITOR²:  Como ficaria a FAB ante essa hipotética compra?


Anúncios

74 COMENTÁRIOS

  1. ai que vergonha se a FAU comprar e receber esses aparelhos antes mesmo de concluir a maquiagem nos F-5 jordanianos!!!!!

  2. Ôpa, não tem uma oferta dessa pro FX-2 não??
    Passar do Yak-130 para o Su-30k, isso sim é upgrade héim!

  3. Parabens pela aquisição

    são vetores poderosos em qualquer TO de gurra

    engraçado como a Russia está se expandindo rapido…. recuperar-se de uma crise aguda e feroz como foi a crise dos anos 1990 em menos de 20 anos é uma prova de competencia do Povo Russo …

  4. Creio ser muito difícil ver esse caça na FAU, mesmo tendo consciência de que o Su-30 é uma máquina barata… Não teria o menor sentido, tendo em vista o atual estado e quantidade de outras aeronaves, que se fariam tão ou mais necessárias para manutenção da instituição… JF-17 deveria ser considerado, levando-se em conta os recursos limitados…

  5. Tomara que comprem! E tomara que isso faça sair logo o F-X.

    Mas é difíiiicil….

  6. Uma boa proposta para o Uruguai, só se for de graça. O Uruguai mal tem condições de manter os Pucarás em operação, como iriam manter os SU30 que demanda muito mais investimento?.

  7. Bom…, não da pra acreditar que esses caças vão vir para o Uruguai, mas que o Brasil reformou porto marítimo em Cuba, e agora vai emPRESTAR… 180.000.000 MILHÕES DE DOLLARES para reformar o principal aeroporto de Cuba, isso da pra acreditar e nos deixar perplexos, e os nossos caças, e os hospitais…e os nossos portos e aeroportos???

  8. Acredito que a proposta envolva o mercado de carnes russo, do tipo, nos comprometemos a comprar toda a produção…

  9. É só especulação, o Uruguai não tem dinheiro e nem interesse em operar esse tipo de aeronave, é como comprar uma Ferrari para fazer serviço de tele entrega.

  10. Muito difícil. Acho que a informação dos F-5 chilenos tem bem mais credibilidade que essa. Sinceramente, a FAU simplesmente não tem condições de operar um caça no Estado-da-Arte. E nem é por competência técnica, mas sim por falta de grana. Encher o tanque de apenas um Su-30K já consumiria os recursos do Esquadrão. E outra, ter um Su-30 para operar como um A-37, melhor não ter.
    Penso que as opções para a FAU seriam:
    F/A-18L(egacy)
    F-16D(esert)
    FA-50
    F-5 Tiger III

    Mas na boa, eu ia rir muito, mas muito se o Uruguai realmente comprasse o Su-30. Imagina a FAB e os hermanos??? Pra FAB, ao norte, Su-30 da FAV. A Oeste, os F-16s da FACh e ao Sul, mais Su-30…

    Quem não iria gostar seriam os ingleses…

  11. Isso me parece mais boato. Não vejo como o Uruguai iria manter um vetor dessa magnitude. Me parece mais lógico os F-5E Chilenos (se a FAB não arrebanhá-los antes, é claro….rs!)

  12. Rafael:

    Para um povo que foi atacado covardemente e ainda conseguiu virar o jogo como aconteceu na II Guerra, recuperar-se de uma crise é café pequeno…

  13. Você não vê na TV que é sempre bom fazer caridade e tal, pois então diga aos seus amigos, mas eu já faço, ajudo os cubanos e outros latinos a viver com mais conforto, nisso que dá ser rico, tem que ajudar!

  14. Na real, lá, vai ser outro FX ad eternum…o Mujica não tem interesse nenhum nisso. Não vai ser no mandato dele. Vão acabar comprando Pampa!

  15. É empréstimo dinheiro que volta com juros, qual o problema nisso?
    Até parece que 180 milhões iria resolver o problema da saúde ou dos caças do Brasil.
    Todos os países grandes emprestam dinheiro seja para bancos, países ou para o próprio FMI (como o Brasil também já o faz hoje em dia), mas não é dado é empréstimo existe uma pequena diferença entre um e outro. Pra se ter uma ideia o Brasil compra centenas de bilhões de dólares em títulos americanos por ano! Que no final das contas é a mesma coisa, uma forma de investimento, só que no caso cubano, além, dos juros também (provavelmente) levaremos alguma outra vantagem fora estreitar laços diplomáticos fortalecendo a imagem do país como o "grande irmão dos pobres" isso é muito bom e terá retorno no médio-longo prazo. Mas esquece isso vamos criticar, sem pensar porque o legal mesmo é criticar…

  16. Coitado do Uruguai se conseguirem comprar uma duzia de F-5 já vai ser com muito esforço. E na minha opinião (que não vale muita coisa eu sei) deviam mesmo é comprar os F-5 do Chile ou Yak-130, FA-50, JF-17 ou outro do mesmo nível de gasto e complementar sua força aérea com ST.
    12 – caças leves
    12 – Super Tucanos
    Pronto, teriam a capacidade de patrulhar e defender seu espeço aéreo de forma barata e relativamente eficiente.

  17. Momento histórico:

    "Eu concordo com o Tireless"

    NUNCA pensei que esse dia chegaria

    Pra vc ver como são as coisas: nunca diga "NUNCA"

  18. Olha… se comprarem mesmo, a America Latina vai mudar de patamar em relação à defesa aerea

    Já pararam pra pensar como seriam Aviões Su-30 apoiados por aviões de alerta antecipado ???

    Seria uma Força aerea de respeito em qualquer parte do mundo !!!

    Tomara que comprem mesmo…

  19. Emprestimo que volta com juros…, vamos falar agora da branca de neve e os sete anões, ou voce prefere falar do Papai Noel e o seu trenô.

  20. Se fosse os russo daria de graça uns 3 Su30 para Uruguay, Bolívia e Equador… isso levaria a uma corrida armamentista na AL sem precedentes, com retorno de investimento garantido…

  21. Parafraseando o Juarez,

    "Ter não significa operar." 🙂

    Mas de qualquer forma seria uma boa propaganda ele aparecer estacionado nos hangares, e desfilar no dia nacional deles.

    E mais: Colocaria a FAB em uma saia justa, mesmo que nas aparências.

    E ae Dona Dilma, cadê a canetada do FX-2? Demorô.

    []'s

  22. É difícil, mas não é impossível, alguns países pobres da africa operam o SU-30 como é o caso de Uganda se não me falha a memoria… Tudo vai do financiamento…

    Mas dai vai ficar feio pra gente, e temos que pensar porque um país do tamanho do Uruguai vai querer um um caça com 2000km de raio de ataque? Penso que fica meio fora de proposito pra eles, mas não deixa de ser uma ótima aquisição do Uruguai se vier a se concretizar.

  23. É difícil, mas não é impossível, alguns países pobres da africa operam o SU-30 como é o caso de Uganda se não me falha a memoria… Tudo vai do financiamento…
    Mas dai vai ficar feio pra gente, e temos que pensar porque um país do tamanho do Uruguai vai querer um um caça com 2000km de raio de ataque? Penso que fica meio fora de proposito pra eles, mas não deixa de ser uma ótima aquisição do Uruguai se vier a se concretizar.

    • O problema é que a FAU não tem $$$ pra manter esses aviões e outra, duvido que sejam mais de dez unidades. Não é só comprar o avião, tem toda uma infraestrutura e doutrina para montar. A FAU vive nos anos 60 ainda.

  24. verdade! rsrsrs o problema é se os "outros" comprarem do ocidente! rsrsrs

  25. RR

    concordo plenamente, pelo tamanho do Uruguai, esses caças chineses atenderiam plenamente as necessidades de defesa do pais, sem arrombar o orçamento. Mas acho que nos cucarachas somos por demais colonizados para optar por aviões chineses, os paises que o fizeram, foi por ideologia como a Chavelandia e a Bolivia!

  26. Provavelmente é charme dos russos, pros uruguaios botarem fé no Yak-130… não tem cabimento este caça no uruguai… ademais, seu alcance traria uma consequencia sinistra: Poder atacar algumas das maiores cidades da América do Sul sem REVO… isso incomodaria MUITA GENTE…

  27. Eu gostaria muito de ver isso… Se o Uruguai vier a operar o SU-30, garanto que o FX-2 sai, rapidinho…

  28. Se é doação então vc não diga EMPRÉSTIMO, mas sé é realmente empréstimo é obvio que terão que pagar com juros.
    Engraçado o Brasil empresta 180 milhões de dólares para Cuba e aparece gente gritando e chorando, por outro lado o Brasil compra títulos americanos que por ano custam mais de 200 bilhões de dólares e não se fala nada. E veja bem, eu não estou criticando as compras dos títulos americanos assim como não critico os empréstimos para o FMI, é dinheiro que volta assim como é o caso de cubano. Ta aí um dos motivos que o Brasil não vai pra frente até quando o governo faz algo certo o povo critica.

  29. Notemos: a nota diz que os Su-30 seriam vendidos “direto da fábrica”, não “novos de fábrica”.

    Se verdadeira, a proposta poderia ser a respeito daqueles Su-30MK que estão hangarados há tempos, após as devidas revisões…

    Memória: http://www.cavok.com.br/blog/?p=55466

    • O Armand levantou uma lebre que não pode ser desconsiderada. Seria um baita negócio desovar esse lote de caças usados e que sobreviveram nas mãos dos indianos…hehehehe…

  30. As vezes pode ser notícia plantada justamente para dar balançada nos seus vizinhos.

  31. caro Casogusto, você sabe a diferença entre emprestimo e linha de credito?

    pelo seu texto e obvio que não sabe!! o que o Brasil concedeu a Cuba foi uma linha de credito junto ao BNDES, com isso ajudou empresas BRASILEIRAS a vencerem a concorrencia para as obras.

  32. Se o Uruguai conseguir comprar o K-8 (via financiamento) já é MUITO.

    Sds.

  33. To aqui na torcida, hoje vou rezar 3 pai-nosso para o Uruguai comprar esses aviões e o FX-2 sair de uma vez kkkk

  34. Concordo! Pesquisei e pesquisei e só o infodefense? Cheiro de trolagem no ar…

  35. Se o Uruguai comprar esses Su-30K , eu desisto do FX-2… PQP isso !!! (:

  36. Caro 27bill, a FAB perdeu a saia.
    Já está mostrando as "vergonhas".
    hehehehe

  37. Concordo com os dois, as possibilidades do Uruguai comprar o Su-30 hoje em dia são praticamente zero.

  38. concorrência, qual? Não houve e se houvesse, nenhuma construtora iria se lascar na ilha perdida, claro com exceção das brasileiras que sabem que se tomar calote, não exatamente significa perdas mas sim que o BNDES assumirá o compromisso, assim até eu iria ahahahah

  39. Como diz a matéria, a Rússia “ofereceu”. Oferecer todos oferecem, faz parte do jogo. Mas não quer dizer que o possível comprador esteja interessado, como é o caso do Uruguai, que com certeza está atras de vetores mais baratos de adquirir e operar. Para o Uruguai o SU-30 não faz sentido nenhum.

  40. Se tem alguma aeronave nova que o Uruguai poderia comprar seria o JF-17 sino-paquistanês.

  41. Esqueçam. Sem FMS, o uruguai não vai comprar nada! Ou melhor, o novo caça será o Pampa via financiamento BNDES…

  42. Galileo,

    Cuba não esta inadimplente como por exemplo a Argentina, seus recursos são poucos, mas tem pago pelas compras, o credito do BNDES ajudou empresas brasileiras a levarem o pedido, certamente para o Brasil isso é bom, pois um dia o bloqueio americano irá acabar, e o potencial de cuba e enorme, pelo nivel cultural e pela proximidade com os EUA, por isso ficar fazendo o papel de capanga dos americanos e recusar contatos com Cuba não ajudaria o Brasil,

    Linha de credito somente e liberada com a devida garantia de pagamento!!!

  43. Quanto ao Uruguai, independente se podem ou não, eu ficaria contente com a aquisição deles… porque viver de Pucará ninguém merece.

    Agora, quanto ao nosso afamado FX se concretizar devido à futura (talvez) compra Uruguaia… vocês já ouviram falar do Gato de Schrödinger? É um experimento mental, frequentemente descrito como um paradoxo, desenvolvido pelo físico austríaco Erwin Schrödinger em 1935. Isso ilustra o que ele observou como o problema da interpretação de Copenhague da mecânica quântica sendo aplicado a objetos do dia-a-dia, no exemplo de um gato que pode estar vivo ou morto, dependendo de um evento aleatório precedente. No curso desse experimento, ele criou o termo Verschränkung (entrelaçamento). Sendo assim, pode ser que aconteça algo, ou que o FX saia, ou que nada venha a acontecer… é certo que tudo tem prazo… e o nosso está logo ali na esquina…

    []s.

  44. Senhores, o uruguai vai a curto prazo de f5chilenos e depois irao de f18 fabricados pela embraer,10unidades precisamente, o resto sao especulaçoes,afinal como bem disse o r22,oferecer faz parte do jogo, nem de graça os russos colocam seus su30 no uruguai,se tentarem os americanos oferecem o f35 tambem de graça,so para nao deixar aquele pedaço extrategico da america latrina sem sua influencia,aos esquerdopatas so resta praticar a imaginaçao utopica do qual sao viciados !

  45. sim, vc pode estar vendo Cuba com os olhos que os americanos querem, mas o caso e que a população de Cuba possue um alto nivel educacional, a condição da saude e superior a toda america latina, e mesmo alguns estados americanos, assim que o bloqueio economico for levantado, os invetimentos serão ampliados, um pais assim pode facilmente produzir bens com qualidade e preço reduzido para os EUA e Europa. Acho que vcs precisam começar a olhar além do cercadinho.

  46. Tinha era de dar um prêmio nobel de Administração aos irmãos castro. Sozinhos, eles conseguiram manipular toda uma geração. Sufocaram seu povo, prenderam milhares, deportaram doentes mentais, serviram aos interesses da URSS enviarando tropas mundo a fora, impestaram a América do Sul com uma falsa ideologia e mesmo assim são venerados por uns…realmente, a visão do cercadinho é a pura verdade…cada um com seu cercadinho…
    Os irmãos castro jamais quiseram o fim do embargo americano a ilha. Sem o embargo, eles já haveriam de ter caído a muito tempo…muito…sem o embargo, a essa hora só seriam lembrados nos livros de história como só mais uns ditadores da triste história da América Latina.

  47. Sobre o assunto levantado pelo Armand sobre os caças estocados na fábrica, já temos novas informações e ao que tudo aponta não virão para o Uruguai. Logo mais postaremos em detalhes.

    CAVOK

  48. Realmente não, tem alcance de 3.000 km. Infelizmente não creio ser o suficiente para chegar à Brasília, o que seria um belo incentivo pro FX-2 sair do papel.

  49. ENQUANTO ROLA OFERTAS PARA O URUGUAY E A POSSIBILIDADE DE ATÉ A FORÇA AÉREA DELES FICAR MELHOR QUE A NOSSA É GRANDE O NOSSO FX2 FOREVER, COM O MINISTRO DA DEFESA CELSO “PASSIVO” AMORIM E A SENHORITA DILMA ” TRAUMATIZADA” ROUSSEFF TÁ EMPERRADO ATÉ AGORA!

    VAMOS ESPERAR TODOS OS PAÍSES SULAMERICANOS COMPRAREM MELHORES ARMAMENTOS E SÓ DEPOIS COMPRAR UNS 2 OU 3 NOVISSIMOS CAÇAS F5 DA JORDÂNIA !

    NOTA DO MODERADOR: AMIGO, PROCURE NÃO USAR CAIXA ALTA EM SEUS COMENTÁRIOS.

  50. ENQUANTO ROLA OFERTAS PARA O URUGUAY E A POSSIBILIDADE DE ATÉ A FORÇA AÉREA DELES FICAR MELHOR QUE A NOSSA É GRANDE O NOSSO FX2 FOREVER, COM O MINISTRO DA DEFESA CELSO "PASSIVO" AMORIM E A SENHORITA DILMA " TRAUMATIZADA" ROUSSEFF TÁ EMPERRADO ATÉ AGORA!

Comments are closed.