A Suécia enviou uma das duas aeronaves S102B Korpen de inteligência eletrônica (ELINT) para o Mediterrâneo, onde operarão a partir da base aérea britânica de Akrotiri, no Chipre. (Foto: Gulfstream)

A Suécia enviou uma de suas aeronaves de inteligência eletrônica (ELINT) Gulfstream S102B Korpen para a Base da RAF de Akrotiri, no Chipre, para operar no Mediterrâneo.

A aeronave pousou na base da Real Força Aérea (RAF) no dia 29 de abril, acrescentou o relatório citando a monitoração de código aberto de seu transponder ADS-B, conforme relatado pelo site Jane’s.

O relatório citou um porta-voz do Ministério da Defesa sueco, dizendo que “a aeronave está em uma missão de reconhecimento de sinais no espaço aéreo internacional sobre o Mar Mediterrâneo”. O porta-voz teria recusado fornecer mais detalhes sobre a missão ou sua duração.

Esta é a segunda implantação de um S102B no Mediterrâneo. A Korpen operou a partir de Chipre por pouco mais de uma semana em abril-maio ??de 2018, de acordo com a reportagem da Jane’s.

O S102B Korpen é um jato executivo Gulfstream IVSP fortemente modificado, usado pela Força Aérea Sueca (SwAF) para realizar missões ELINT. Essas aeronaves são equipadas com sensores capazes de coletar e analisar emissões eletrônicas inimigas.

Essas aeronaves estão em serviço na Força Aérea Sueca desde 1992, quando substituíram os dois TP85s (aviões de passageiros Sud Aviation Caravela modificados) operados por 20 anos desde 1972. Os Korpens são normalmente atribuídos ao Esquadrão de Inteligência de Sinais 73 em Linköping no sul Suécia.

Anúncios

SEM COMENTÁRIOS