Um caça JAS39 Gripen D da Força Aérea da Suécia voa em formação com um F-18 Hornet da Força Aérea da Suíça. (Foto: armasuisse)

A Suécia ofereceu emprestar a Suíça um esquadrão de caças Gripen usados – modelo C/D – até que os novos aviões Gripen, escolhidos por Berna no final do ano passado, possam ser entregues.

Com base na recomendação do ministro da Defesa, Ueli Maurer, a Suíça decidiu comprar uma frota de caças Gripen, fabricados pelo grupo sueco Saab, para substituir a frota de jatos F-5 Tigers da força aérea.

A Ministra da Defesa da Suécia Karin Enstrom disse a Maurer, durante uma visita a Berna na sexta-feira, que uma dúzia de jatos C/D poderiam ser disponibilizados para preencher a lacuna deixada até que os mais novos jatos Gripen da Saab possam ser fornecidos.

“Parece ser uma oferta bastante atraente para a Suíça”, disse ela.

Por sua parte, Maurer disse que iria estudar a proposta com cuidado.

“Tem vantagens inegáveis e nos permitiria retirar os aviões F-5 antes do prazo. Permitiria que nos preparassemos para o Gripen, para treinar os pilotos, o pessoal no solo, mecânicos e configurar a infra-estrutura necessária nos aeroportos”, disse ele.

“É uma idéia que tínhamos discutido anteriormente e agora foi aperfeiçoada pela Suécia.”

A Suíça não iria comprar os aviões, acrescentou, mas os detalhes do acordo ainda tinham de ser esclarecidos – “é claro que não iria levá-los de graça”.

Os eleitores provavelmente vai dar sua palavra sobre o plano, uma vez que o Parlamento decida sobre a compra dos caças.

“Mais adequado”

A decisão de comprar o Gripen foi polêmica e provocou um acalorado debate no parlamento suíço e nos meios de comunicação.

O avião sueco estava em concorrência com o Rafale, fabricado pela empresa francesa Dassault e o Eurofighter do grupo EADS – um consórcio europeu com sede em Paris e Munique.

Maurer defendeu a escolha, dizendo que o Gripen não havia sido escolhido porque era o “caça mais recente e atualizado”, mas porque era o “mais adequado” para a Suíça.

Ele colocou o custo total da frota de 22 aeronaves em cerca de 3,1 bilhões de francos suíços (US$ 3,27 bilhões).

Fonte: Swissinfo – Tradução: Cavok

Dica do amigo Black Widow. Obrigado 😉

Anúncios

40 COMENTÁRIOS

  1. Acho melhor a FAB ir pensando em emprestar alguns também, pois este FXinfinito já venceu a validade.
    A FAB deveria ter masi dignidade e não se sujeitar a este joguinho político. Vai continuar reformando Bandeirantes e melhorando a aviação do GTE. Para isso deve ter dinheiro.
    [ ]s

  2. Como já disse várias vezes este é o script PREPARADO pela SAAB no caso de uma eventual vitória do Gripen NG no FX-2…

    Está mais que CLARO que a proposta sueca no FX-2 era absolutamente FAKE se os prazos originais de primeira entrega em 2014 tivessem que ser CUMPRIDOS.

    Só que a FAB se DEIXOU enganar colocando a proposta no Short-List do FX-2 e a SAAB está se beneficiando da nossas próprias incompetências e
    indecisões…

    Se der Gripen NG no FX-2, favor adicionar 5 anos de atraso no fornecimento e um programa de 5 anos de leasing de Gripen C/D Legacy…

    E a máscara da peça de folclore nórdico cai de VEZ…

    A Suiça HOJE é o Brasil de AMANHÃ (ou melhor no final do ano) que os Gripenmaníacos querem…

    Vocação de otário é DOSE…

    • Se a Suécia emprestar caças para o brasil enquanto atrasa a entrega, não veria problema nenhum nisto.

      .

      Mas… vamos cair na real, atrazo mesmo é o próprio Brasil que enrrolou todo mundo e não compra nada.

      Ai o Sr Gilberto vem dizer que a Suécia ou a Suiça são o problema.

      ACORDA meu camarada, o problema é o BRASIL.

      • Não Rafael, você não vai a concessionária para comprar seu carro NOVO e aceita recebê-lo daqui a 5 anos e recebe emprestado um gol antigo…

        Se tu achas isso NORMAL…

        • Meu caro Giba, favor abdicar da desonestidade intelectual de comparar sistemas de armas com carros, que são itens do comércio. Ocorre que Suíça e Suécia firmaram um contrato. No caso de atraso poderia os suíços exigirem compensações financeiras pelo atraso. Mas no caso em tela, onde existe forte interesse político de colaboração industrial entre os países, o oferecimento de um esquadrão de legacys gripens à Suíça como forma de minimizar prejuízos pelos atrasos apenas traduz a confiança que existe entre as nações. E caso você não se recorde não é a primeira vez que isso acontece na história. Em 1970, como forma de compensar os atrasos nas entregas dos F-111 adquiridos, os EUA emprestaram 24 F-4E Phantoms à Austrália.

          • Toda compra tem um contrato.Com certeza se a empresa demora a entregar a aeronave vai pagar multa por isso.Se eles querem pagar a multa emprestando aviões, não é má ideia porque já ajuda o cliente a se familiarizar com o equipamento.

    • Então a culpa do atraso do FX1 e FX2 é por causa da Saab, por não conseguir entregar caças de combate a jato, rapaz juro que não tinha pensado nessa possibilidade!!!!!

      Cara tem hora que vc viaja muito na maionese, rssss…..

      • Como eu disse o atraso do FX-2 é culpa nossa, mais especificamente do COMANDO DA AERONÁUTICA que confrontou a decisão política da Presidência e do Ministério da Defesa pelo Rafale e melou a decisão na esperança de que num eventual governo SERRA a decisão seria revertida. Perderam tempo e não mudaram nada.

        O que eu AFIRMO é que se NÓS MESMOS não tivéssemos atrasado o processo, DESDE O INÍCIO a proposta da SAAB era uma peça de ficção pois eles ofereciam algo que não possuíam e até 2014 NÃO POSSUIRÃO.

        Quem aceitou a proposta assim ou era incompetente ou queria assim mesmo porque o objetivo FIXO da "turma do Saito" DESDE O INÍCIO era a aeronave americana.

        • Se a Dassault levar o FX2 ela também não terá caças a pronta entrega, depois de anunciado o "GANHADOR", levará mais de 1 ano para toda papelada e as primeiras entregas se for muito rápido uns 3 anos depois do anunciado, então possivelmente a Dassault ofereceria o aluguel de uns M2000-5 até que fosse entregue as primeiras unidades, e neste caso vc aplaudiria por ser da Dassault, mas no caso da Suiça por ser Gripen vc critica.

    • O único folclore observado meu caro Giba foi executado aqui mesmo, em terras tupiniquins. Ao contrário do Brasil a Suécia é um país sério e a disposição de emprestar um esquadrão de Gripens para os suíços enquanto os definitivos Gripens E/F são entregues é prova inequívoca disso. E já que você falou em FAKE existe algo mais fake que a promessa de ToT irrestrita dos gauleses? claro que não! Até as pedras e os otários sabem disso! No mais é bom aceitar a realidade dos fatos: o FX-2 morreu no dia 07/09/2009 quando o babalorixá de banânia, A.K.A Ex-Rei – Sol atropelou o que dispõe a Lei n.º 8.666/93 e o decreto que regulamenta a compra de material de defesa e anunciou a sua escolha "Político-Etílica" antes mesmo da FAB entregar seu relatório e da reunião do conselho de defensa nacional, procedimentos legais que para nosso ex-monarca sempre existiram para ser desrespeitados.

      E para piorar, em um lance da mais pura desonestidade intelectual a culpa do malogro do FX-2 é transferida da figura do ex-soberano para o sinistro lobby envolvendo "oficiais american boys entreguistas da FAB, A SAAB, A CIA, o Pentágono, a Eliane Catanhêde e o PIG". Mas tudo bem, como já foi dito por uns e outros aqui a FAB que fique chupando o dedo pois o EB já tem o Astros 2020 e o Guarani e a MB tem os Scórpenes e no futuro o mítico SubNuc, que juntos com os igualmente lendários "02 NAes de 55.000-60.000 tons" vão proteger o "Brasil – PuTênfia" de todas as ameaças.

      • Black Widow um país SÉRIO não oferece produtos que não possui prometendo entregá-los em 2014…

        Seu conceito de seriedade é muito FLEXÍVEL…

        Quanto a ToT irrestrita pergunta a MB meu caro, se náo satisfizer a resposta pergunta aos indianos…

        Este teu discurso arranhado CAAANSA….

        • Com todo o respeito meu caro Giba mas o que cansa aqui é o seu discurso(para lá de inconsistente) segundo o qual os suecos seriam rematados vigaristas, que os oficiais da FAB são traidores americanófilos e o que pior, a calúnia segundo a qual a culpa pelo fiasco do FX-2 seria da americanófila e entreguista FAB, que teria confrontado a suma sabedoria do nosso ex-monarca. A lei e a cronologia dos fatos meu caro Giba são implacáveis em desmontar a versão veiculada pelo ParTido e desnudar o verdadeiro culpado pelo malogro.

    • A SUÍÇA É UM PAÍS tão desenvolvido que literalmente não existe

      pobreza ou mazelas sociais.

      Compara-la com o BR não faz o menor sentido, até pq são paises muuuito distintos.

      Se querem Gripen, que comprem gripen. Agora pq um petista não gosta do gripen, devido as imbecilidades ditas para o Sarkozy, então os suíços são lixo e nós brasileiros servos do PT estamos certos ??

      Ta achando que a palavra do Lula é a palavra de Deus é ??

      Cara, só tem uma coisa TÃO NOJENTA QUANTO BANQUEIRO E ESPECULADOR CAPITALISTA : DITADOR SOCIALISTA E SEUS ASSECLAS.

      Não tem cabimento defender o PT e atacar a Suíça.

      A Suécia tem uma proposta muito séria, se o PT nao gostou, problema é do Mulla e não nosso.

      latino dando sermao de moral na Suécia ?? QUE RIDICULO.

      Tomara que os Gripens ganhem na FAB so para ver vcs petistas se roerem.

      O projeto de vcs : patria, Socialismo ou Morte ( Mensalao, Coorrupção e Autoritarimso) não vai dar certo.

      • Parabéns pelas precisas palavras Wagner! desmontam de vez a empáfia dos "latinos sabidos"contra a Suíça.

        • Caro incansável a única EMPÁFIA que se desmonta à DEZ anos é a do pessoal anti-PT…

          Que gosta de chamar o Lula de bêbado corrupto e a Dilma de guerrilheira.

          E o país continua CRESCENDO e SE DESENVOLVENDO…

          A revelia e apesar dos histerismos das viúvas do FHC e do neoliberalismo…

          • Caro Gilberto,

            O Brasil é um dos países com menores índices de crescimento atualmente, obrigando o governo a fazer compras emergenciais que não resolvem nada, como o caso dos 4.000 caminhões. Da mesma forma, está em um processo de desinsdustrialização, tornando-se basicamente um produtor de insumos primários.

            Sinceramente, não sei se isso é avançar.

            []'s

      • Suíça é um país desenvolvido, mas no que tange assuntos militares ela passa LONGE.

        Sua centenária neutralidade faz com que a força POLÍTICA dos verdes e pacifistas seja muito grande e foi justamente pelo medo que num momento de crise econômica européia a compra dos caças não passasse por um referendum que fez o governo suíço optar pela escolha POLÍTICA INTERNA pelo caça mais barato para que a compra tenha alguma chance de manter-se.

        Lula não é DEUS, mas cabia a ELE a decisão POLÍTICA de qual caça o BRASIL iria comprar. Ele era o presidente eleito EM EXERCÍCIO no cargo. Se a "Turma do Saito" e os FANBOYS não gostam dele e etc AZEITE meu caro. A DECISÃO era dele e agora é da DONA DILMA.
        SE ELE quisesse poderia ter empurrado o Rafale goela abaixo do Comando da FAB. Não o FEZ porque simplesmente avaliou politicamente que sua PRIORIDADE era fazer sua sucessora.

        Aqui como lá na Suíça a POLÍTICA tem prioridade nas decisões de grandes contratos militares…

        • Como sempre os adeptos e simpatizantes do estilo de governar do ParTido demonstram seu incrível desprezo pelo estado democrático de direito. O Rafale, meu caro Giba, tinha e tem todas as condições se escolhido o caça da FAB. A minha opinião e a sua, a de entusiasta e a de militante político, são absolutamente irrelevantes. Ocorre que mesmo as escolhas políticas precisam de funamento legal. O que nosso ex-monarca deveria ter feito é ficar de boca calada, esperar a FAB enviar o relatório, convocar o conselho de defesa nacional e justificar a sua escolha política. Ponto. O Rafale teria sido escolhido sem polêmicas, contrato assinado e talvez agora já tivesse com as primeiras unidade sendo fabricada. Mas o que fez o babalorixá de banânia? Em seu estilo autoritário e espetaculoso, aproveitou a presença de Sarkozy para anunciar a sua escolha "político-etílica", criando constrangimentos ao ministro da defesa, à FAB e também ao país.

          Outra falácia repetida ad nauseam et extra é afirmar que o Comando da FAB jamais quis o Rafale e que por isso teria trabalhado contra. Caso tal estultice fosse verídica o Rafale jamais teria ido para o Short-list final. E algo que algumas tietes russas ainda não conseguiram enxergar é que o short-list final se justificava geopoliticamente afinal dois dos escolhidos representavam tradicionais fornecedores da FAB (França e EUA) ao passo que o terceiro ia de encontro com o desejo de capacitação e auto-suficiência da FAB, posto que tinha atrativos como o uso do componentes confiáveis e disponíveis como as excelentes turbinas GE F-414.

          Por fim meu caro Giba, o ex rei-sol não podia enfiar o Rafale goela abaixo da FAB. Ele simplesmente não precisava. Embora com o estrago feito bastava convocar o conselho de defesa nacional e justificar sua escolha política. E a "versão oficial" de que ele preferiu fazer a sucessora também não se sustenta um mínimo. O que houve foi apenas os maus bofes de nosso ex-monarca em ação quando a França recusou-se a endossar o farsesco acordo de Teerã. De fato, era muita pretensão do babalorixá de banânia, junto com o Sr. Megalonanico, acreditar que os gauleses fossem abdicar de seus interesses nacionais e da sua soberania em nome da "parceria estratégica" com o "Brasil – PuTênfia" afinal basta recordar que a recente base militar construída nos EAU,de onde partem Rafales do ADLAIR em sobrevôos sobre o Golfo Pérsico,custou bem mais que o prevê o FX-2.

          Como se vê meu caro Giba, as questões que rondam o fiasco do FX-2 vão muito além e são bem mais complexas que a versão ideologizada e fantasiosa a qual o ParTido tenta impingir na tentativa de exonerar o ex-rei sol de responsabilidades.

          • Isso mesmo HMS…

            Que bom que no Blog a democracia está garantida, ao contrario do PT…

        • Gilberto Rezende…

          Suiça passa longe no que diz respeito a assuntos militares? Queira desculpar, mas não é bem por aí…

          A Suiça é um país de cultura militar bastante desenvolvida. A começo pelo seu sistema de recrutamento, que garante treinamento a todo o cidadão masculino adulto ( lá, o serviço militar é obrigatório e se estende em períodos, que vão, salvo engano, dos 20 aos 42 anos de idade ). Cada cidadão fica responsável pelo seu próprio equipamento e fardamento, mantendo-o em sua residência. Ou seja, é o mesmo princípio de milícia… Isso faz do exército suiço um dos maiores do mundo, proporcionalmente falando, claro… Mas é notório que ainda assim é maior que a maioria dos exércitos por aí… Seriam mobilizados algo como 200.000 soldados apenas num primeiro momento…

          Quanto a força aérea, é uma força também de características únicas, operando a partir de estradas e utilizando-se da geografia do país para garantir sua defesa. Na verdade, em virtude do pequeno território, a força aérea da Suiça tem que estar muito mais bem preparada, visto que as distâncias a serem cobertas são muito menores e o tempo de reação é sempre crítico.

          Ou seja, caro amigo… A neutralidade centenária da Suiça, que conseguiu passar ao largo de duas guerras mundiais sem um arranhão, deve-se basicamente a sua capacidade de dissuasão, garantida pela capacidade de mobilizar rapidamente grandes parcelas de sua população para combater.

          • Falastes tudo RR! Mas é como dizo o nosso amigo: País sério é Banânia!

  3. eu até aceitaria um avião com essas caracteristicas na FAB,mas se o projeto do avião,fosse nosso,com a avônica israelense e o motor americano,pela experiência da Embraer daria para rolar, mas agora não é hora para devaneios

    .

    • Caro Renato de Mello Machado,

      Mas esse era um dos pontos oferecidos na proposta do Gripen NG para o Brasil: Co-propriedade intelectual. Isso é muito mais do que simplesmente ficar montando caças em CKD. A aviônica prevista seria a da AEL/Elbit e o motor o GE-414G (mais do que provado no F-18E/F).

      []'s

      • sim, mas um projeto genuíno nosso,que poderia te sido feito,alguns anos após os AMX,e esse avião nâo seria de primeira linha,mas como no Brasil não tem continuidade de idéias,projetos fica difícil.obrigado pela atenção Nick.

        • Caro Renato de Mello Machado,

          Concordo que após o projeto do AMX ter sido finalizado e começado a ser produzido, o próximo passo fosse um AMX evoluído, ou algo baseado nele, com mais capacidade ar-ar, por exemplo.

          No mais à disposição ae. 😉

          []'s

  4. Vamos aos fatos: Todos os F-X mundo afora vão evoluindo:

    Japão: F-35
    Índia: Rafale
    Suiça:Gripen E/F
    Coréia; provavelmente F-35

    Brasil: NADA. Nem cancelamento, Nem decisão. Ficamos naquele limbo, onde NADA acontece. E isso vai fazer 3 anos…..

    Concordo com o Rafael, se o custo do desenvolvimento conjunto do Gripen E/F fosse usar durante algum tempo o Gripen C/D que inclusive a posteriormente poderia ter alguns sistemas evoluídos para o padrão E/F, seria uma escolha excelente.

    Agora corremos o risco de comprar esses F-5E que darão baixa na Suiça. Que dureza….

    []'s

    • Pra quem compra Forevis da jordânia, e naquele estado…..TUDO é possível!! ahhahaahahah

  5. Prá que defesa aérea, se os sindicalistas são bons nos tais acordos, composições, aquelas coisas de sindicatos, tipo assim você me dá um tiro e eu finjo que morri! Depois voce diz que não deu disparo ou que foi engano e fechamos o acordo ($$$$$$)……

  6. Que nojo! Diga você que encontra-se muito atento. Quanto tempo falta para uma Revolução Cultural!

  7. Meu caro HMS TIRELESS a Suécia é uma pais sério?
    Os caras prometeram entregar o Ng antes do prazo e agora já falam em "emprestar" caças até a versão definitiva do caça?
    Os caras prometem transferir o que eles não possuem e que sua rede de "fornecedores" tornariam o Ng imunes a qualquer tipo de de embargo dos EUA?,o engraçado é que as encomendas da Tailândia atrasaram por causa dos vetos americanos.
    E a promessa que os mesmos sérios Suecos prometeram que se alguma país comprasse o Ng o governo Sueco iria comprar um lote de 30 aviões para começar a escala dos mesmos.Até agora a Suécia só manifestou intenção de compra e nada de contrato assinado.
    A verdade amigos é a que a Suécia tem um demo e nada além disso e que o futuro do projeto só vai para frente se alguém assinar a papelada.
    Mico mesmo ficou para a Fab pois se um F-16 custa menos e possui uma escalada muito maior, então porque o mesmo ficou fora do short list?
    Nesse espaço de tempo desde 2009 para 2012 o Ng não saiu do estado de demo e o sério governo Sueco até agora não bancou o projeto.
    O Su-35 foi bancado e comprado pelo governo Russo e ficou fora do short list da fab.

    • A Suécia não é um país sério meu caro Alexandre? E quem é um país sério? Banânia, onde o presidente anuncia a sua escolha "político-etílica" ao arrepio da Lei?

    • Alexandre,

      Na verdade, os suecos já estão trabalhando junto ao Brasil com transferência e compartilhamento real de conhecimento…
      http://www.cavok.com.br/blog/?p=49900

      A compra de 30 NGs esta assossiada ao fechamento do negócio, e no Brasil nada ainda foi decidido… E no caso dos suiços, os mesmos concordaram em casar a sua compra com a da Suécia.

      A proposta do FX visa a transferência de tecnologias e a short-list priorizou esse itém além do desempenho das máquinas. Daí que as propostas em torno do F-18, Rafale e Gripen foram mais satisfatórias que a do F-16, embora o custo de operação desse último fosse mesmo menor… E no caso do Su-35, se notarmos a performance do Rafale, F-18 e NG, ( duas aeronaves médias e uma de porte mais leve ) veremos que não eram as pretenções da FAB uma aeronave como aquela…

      No mais, o NG está realmente avançado, com o Radar RAVEN praticamente pronto e todo o resto praticamente definido…

    • A proposta sueca é muito boa, isso tudo foi neura criada pelos petistas fanaticos.

      Todos os usuarios dos Gripens estão muito felizes e nao tem reclamações serias.

      A Suécia é um dos melhores países do mundo em TODOS os aspectos, latino americano não tem

      moral para xingar a Coroa Sueca.

      Eles tem um País de verdade que funciona, nós temos… o PT… ( nnnaaaaaaaaoo ! kkkk !)

      ( ps: nao, nao gosto do FHC e nunca apoiei PSDB, Resende….)

      • É isso mesmo Wagner! Bastou o fluxo de capitais ter aumentado nestes 8 a nos por motivos que não tinha nada a ver com a intervenção do ParTido ( aumento da demanda por commodities e os altos juros pagos aqui) para que a absoluta falta de humildade e a peculiar ignorância que os caracteriza começassem a querer levar essa turminha a cantar de galo e meter-se a ensinar a lição de casa aos outros. Mas a realidade já está batendo na porta. Como bem asseverado pelo nosso amigo Wolfie, os recentes reveses da Petrobrás e do empresário de papel do mundo X, além dos péssimos indicativos da nossa economia, em especial da indústria, já estão levando o mundo a perceber que o "Brasil – PuTênfia"na verdade era um farsa.

      • Concordo com vc nessa Caro Wagner.

        Mas a única coroa sueca (svensk krona) que eu conheço é a moeda oficial da Suécia.

        Por falar nisso a Suécia tem como sua Rainha, Silvia Renate Sommerlath, que é rainha consorte do rei Carlos Gustavo XVI e morou no Brasil por algum tempo, e sua mãe é brasileira..

  8. Ainda sobre o FX2, como a economia está entrando em um viés negativo, com empresas como Petrobrás e OGX do especulador e traficante de inflência Eike Batista, fazendo água. O Mundo está começando a enxergar o Brasil como ele nunca deixou de ser. Um exportador de commoditities, soja e minério de ferro. Logo, não haverá espaço para FX2, FX3, ainda mais com comissão da verdade, soco na Dona Dilma, militares na berlinda e Chavez no Mercusul. Este país têm uma habilidade incomum para complicar as coisas. E estamos fazendo de tudo para continuar assim. FX2, FX3, esqueçam, a FAB irá propor um caça tampão para Dona Dilma. Isso na melhor da hipóteses, pois terão que pedir com carinhoa compra de alguns F16 usados. argumento para enganar a turma do Governo pode ser o risco de não termos como garantir a segurança das Olimpíadas de 2016, algo que coloque um receio nos ignorantes de plantão no Planalto. Por ela, a FAB não precisa de nenhum aparelho novo, mas o GTE pode até receber algo.

Comments are closed.