Um caça F/A-18E Super Hornet derrubou um jato Su-22 da Síria neste domingo (18), depois que o caça-bombardeiro da Era soviética atacou combatentes das Forças Democráticas Sírias apoiadas pelos EUA.

A informação foi confirmada pelas autoridades do Comando Central dos Estados Unidos. Acredita-se que o ataque seja o primeiro abate ar-ar dos EUA em anos.

Um Su-22 da Força Aérea da Síria lançou um ataque com bombas perto de combatentes do SDF (Syrian Democratic Forces) ao sul de Tabqah e, de acordo com as regras de engajamento e na autodefesa coletiva das forças parceiras da Coalizão, foi imediatamente interceptado e derrubado por um Super Hornet dos EUA“, disse o Comando numa nota a imprensa.

O caça serve a bordo do USS George H.W. Bush, único porta-aviões dos EUA operando na região, portanto, deve ser do VFA-31 ou VFA-87.


FONTE: Military.com

 

Anúncios

49 COMENTÁRIOS

  1. Não sei se da para chamar de primeiro abate "ar-ar" em anos, tendo em vista que umas semanas atras um F-15 abateu um drone no sul da Siria…

  2. Os gringos deram sorte se fosse um Su24 ele lançaria o raio agador de calças e os pilotos americanos na hora ejetariam com medo.

    • Nada jovem , agora u super S-400 destruidor de aliens vai entrar em ação e criar uma zona de exclusão sobre toda a ASIA .

  3. Deve existir regras de engajamento dos dois lados, logo isso abre precedente. Os Russos podem tentar o mesmo, pois defendem as tropas Sírias.

    • O grande detalhe é que o governo Sirio vem conseguindo ganhos contra o ISIS na ultima semana, principalmente na area central do país, ou na fronteira com o Iraque. Segundo a FA Siria, o avião estava atacando alvos do ISIS qdo foi abatido e não dessa tal Força "Democratica". Aos poucos os EUA e seus capachos vão fazendo uma zona de exclusão aerea, sem mandato de ONU nem nada justamente para não apenas proteger terroristas "moderados" como tambem os "exaltados".

      O Governo Sirio tambem é bobo. Deveria esquecer a região entorno de Raqqah e atacar o ISIS no centro do país e abrir caminho até a fronteira iraquiana. O que ele não pode permitir é com que essa força curda encontre com a outra, que sobrou da oposição "moderada".

  4. "Syrian Democratic Forces"…
    Vai saber por que eles são considerados democráticos? Talvez porque fazem eleições para escolher quem vai decapitar os prisioneiros.
    Que bagunça que está o Oriente Médio, logo o Trump vai conciderar o Irã uma força democrática também.

    • Dicionário:
      "Democrático" – quem está do nosso lado
      Fascista, nazista, fundamentalista… – quem está do outro lado

  5. Olha essas intervenções ocidentais no oriente Médio são difíceis de engolir, me espanta a apatia do resto do mundo que assiste a tudo isso calado.
    Que os EUA e seus coleguinhas ocidentais não concordem com o regime de Assad é uma coisa, mas financiar uma oposição, criar uma guerra civil, armar milícias rebeldes que sabe se lá o que irão virar depois e ainda prover cobertura aérea é de lascar viu!
    O que a coalizão quer transformar da Síria? Um novo Iraque?! O Iraque foi reduzido ao pó!
    Quem somos nós para achar que o melhor pro mundo inteiro é a democracia ? A população Síria que tem que decidir se quer ou não uma democracia ou ditadura e não países estrangeiros que são totalmente incapazes de entender a cultura Síria quanto mais sua população ou decidir qual regime político é mais adequado a outro país!

    • Mas quem esta pensando que os EUA e AS querem implantar democracia ? a Russia ? Nao esta eh uma guerra de conquista , que ja deveria ter sido concluida e nao foi porque o pessoal da sharia traiu os seus tutores , obrigando os mentores do plano a refazer os planos , fato !

    • Pois é Jodreski, tem gente que ainda não entendeu isso. Perdem-se vidas, recursos financeiros, arranja-se inimigos à toa… 🙁

    • Claro, Toda população local prefere a ditadura. Vide a Venezuela.

  6. Mudam-se as cabeças da serpente. Mas permanece a serpente. Política é isso aí.

  7. como ocorreu o abate, seria interessante mais detalhes. Foi BVR, ouve identificação visual, disparo de alerta?

    • Não acho que foi BVR, também não acho houve identificação visual pois já sabiam que o jato que estava atacando os rebeldes era sírio. Creio que tentaram contatar via rádio, não pararam o ataque e então houve o abate.

      • Bem possível, espero que o piloto tenha morrido na queda por que se for pego pelas forças democráticas rebeldes…
        Ufric, viu a notícia do ataque de mísseis do irã na síria?

  8. Desculpem meu off-topic, mas estou na maior expectativa de como a Embraer se sairá no salão de Le Bourget, não só pelo KC-390, mas creio que haverá o anuncio de grandes pedidos p/ a linha E2, não creio que aquela pintura agressiva no 195 seja só p/ chamar novos clientes. Amanhã começa … a sorte está lançada.

  9. Realmente, uma aeronave ser abatida voando em seu próprio país é um pouco demais.

    • Siria como estado ja nao existe mais , portanto quem morder mais leva um pedaço maior !

      • É por isso que Eu digo e reafirmo: O Mundo era mais seguro na Guerra Fria…

  10. "Forças democráticas Sirias" kkkkkkkkkkkkkkkk

    Muda os políticos mas as ações são sempre as mesmas…

    Coitado do contribuinte americano, financiando o inimigo de amanhã.

    • Político é uma m….
      Em qualquer lugar, seja de esquerda, centro ou direita.
      .
      Eu achava o "democrática" da República Democrática Alemã (RDA) mal usado, pois era uma ditadura socialista, não nasceu do anseio do povo.
      Mais agora avacalharam o "democrática" de vez.
      Na sequencia virão os "Terroristas Democráticos".

      • Os americanos não aprendem….armaram o Irã contra o Iraque; armaram os mujhadins contra os soviéticos; armaram Bin Laden; todos se voltaram contra….o próximo serão os sauditas.

    • Nao sao tão coitados assim , bem que eles curtem a fartura de produtos importados e domesticos , basta observar as reportagens sobre disperdicio de alimento ,energia e outra baboseiras criadas por eles para diversao , isto tudo tem que ser mantido por uma politica interna promovendo novos produtos tecnologicos , mas tambem uma politica externa para ABRAÇAR aliados , conseguir hidrocarbonetos baratos e mercado para suas armas ,opss ,digo produtos !

  11. Seria o mesmo modelo que o F-14 derrubou à dezenas de anos atrás? Não vejo muito mérito nisso não. 😛

    []'s

    • Porque não? Não fizeram a maior festa quando um rafale "abateu" um jato de treinamento libio? Como disse o Giordani, alvo é alvo. Na guerra deu bobeira, caixão e vela preta.

  12. Uma aeronave voando dentro de seu território é atacada por um invasor e ainda se auto proclama "autodefesa"? Muita ironia e arrogancia por parte da "coalização";

  13. Segue o grande jogo de cena do Oriente Médio.

    Grupos de mercenários financiados pelos sheiks de petróleo se degladiando, enquanto as grandes potências fingem não saber quais são os donos da festa.

  14. Eu acho que não teve contato ou tentativa de contato coisa nenhuma, o Hornetão meteu fogo e deu um f***** isso sim, já teve tanto ataque sírio contra os ditos "rebeldes democráticos" e nunca fizeram isso… Porque justo agora???

    Politica senhores, ou melhor "Democracia" como o pessoal gosta de falar, alguém mudou as ordens por aquelas bandas pra mandar um recado… Veremos o desenrolar dessa presepada…

  15. O mais cômico da situação é que o pior que o governo Sírio pode fazer é tentar abater um dos vetores da Coalizão e dar de brinde para a OTAN uma viúva com dois filhos chorando na imprensa ou os pais desesperados com a perda do único rebento…

    Por linhas tortas, metade do "Eixo do Mal" já virou história…

    • Diseram : aeronaves voando nas areas de operaçao Russa , ou seja um cantinho da Siria !

  16. Quero ver um F-22 como "alvo aéreo"!!! kkkkkk
    A Russia como sempre só fala…

Comments are closed.