Four Super Tucanos delivered to Afghan air forceA Força Aérea Filipina (PAF – Philippine Air Force) mais uma vez iniciou um processo para selecionar uma aeronave de apoio aéreo aproximado (CAS – close-air support).

Esta será a quarta vez, em dois anos, que a PAF abre um processo seletivo para escolher um novo vetor aéreo para substituir a plataforma OV-10 Bronco na missão CAS. Ocorre que desta vez, uma fonte da PAF, revelou que o avião da brasileira Embraer é o favorito da Força. A outra aeronave concorrente é o Beechcraft T-6 Texan II. Seis aeronaves deverão ser adquiridas, totalizando o valor de US$ 101 milhões.

O projeto foi lançado em 2014, mas problemas na licitação, devido, em parte, com as especificações, travaram o processo. Um obstáculo em particular, descrito no caderno de informações, é o fato da obrigatoriedade do fornecedor já ter exportado o produto para as forças armadas do país de origem ou usado pelas forças armadas de pelo menos dois países estrangeiros.

a-29b-super-tucanoEsta exigência é uma das principais razões por que o Super Tucano é considerado a opção preferida. Além de atender aos requisitos técnicos, a aeronave é operada pela Força Aérea Brasileira, bem como várias forças aéreas estrangeiras, incluindo a Indonésia, Colômbia, Chile e Equador.


FONTE: JANES

Anúncios

6 COMENTÁRIOS

  1. Provavelmente o T-6 Texan II irá ganhar por causa de outros produtos militares que estão sendo adquiridos e até por material doado pelo governo dos USA. Enquanto a Embraer vender ST fabricados no Brasil ela irá perder concorrências! Nem o da Argentina ela vai ganhar! Somente os ST fabricados pela Sierra Nevada conseguirão entrar no mercado de agora em diante. E pelo jeito, a Boeing já assumiu off-books o Projeto KC-390, só assim ele conseguirá entrar no mercado! A Embraer caminha para o fechamento no Brasil! Já começou inclusive mais um PDV!

  2. O siñor Duterte é muito engraçado. Numa hora chama o Obama de FDP. Noutra, manda o presidente dos EUA para o inferno.

    Mas nos negócios, a história é outra: por bom dinheiro, os americanos relevam e vendem. E por bom desconto, o filipino compra.

    De qualquer forma, o Super Tucano é melhor do que o produto da Bitchcraft.

Comments are closed.