A Rosoboronexport garantiu ao Vietnã que a fábrica reune todas as capacidades para fazer reparos e upgrades nos caças para as suas necessidades específicas.
A Rosoboronexport garantiu ao Vietnã que a fábrica reune todas as capacidades para fazer reparos e upgrades nos caças para as suas necessidades específicas.

A Rosoboronexport informou que foi encontrado um comprador em potencial para os 18 caças Su-30K que pertenciam à força aérea da Índia.

A Rosoboronexport informou que foi encontrado um comprador em potencial para os 18 caças Su-30K que pertenciam à força aérea da Índia. Em maio, uma delegação militar do Vietnã visitou a fábrica, manifestando vontade em adquirir todas as 18 unidades. O preço pelo qual a Rússia está disposta a vender foi considerado tão atraente que o Vietnã está pronto para iniciar as negociações, mesmo os aparelhos sendo de segunda mão.

Três caças Su-30K desmontadas na fábrica.
Três caças Su-30K desmontados na fábrica.

A Rosoboronexport garantiu ao Vietnã que a fábrica reune todas as capacidades para fazer reparos e upgrades nos caças para as suas necessidades específicas e colocar os caças nas melhoress condições de voo e operações. O mais importante é de que a Rússia conseguiu encontrar um cliente para estes Su-30K. Em termos de preço, este é um contrato extremamente lucrativo para o Vietnã, devido unicamente ao preço que é muito atraente.

Com informações diretamente da Russia via amigo Rustam. Obrigado! 😉

NOTA DO EDITOR: Em se confirmando, bye-bye Su-30K para o Uruguai…


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28 COMENTÁRIOS

  1. Nem sabia que os Su 30 que estavam oferecendo para o Uruguai eram usados.

  2. Hehehehehehe…já tinha castelhano lambendo os dedos…hehehehe…pena, mesmo sabendo que o governo uruguaio não tem dinheiro (e mesmo que tivesse não está nem aí para suas FAs), a coisa é simples, eles não tem condições de operar um jacto desses! Sair de um A-37 (que alguém me ajude, isso é 2ª Geração? 2,5? 1,5?) para um verdadeiro 4ª Geração capaz de surrar um 4,5G??? Nem pensar!!! Acho que nem as bases aéreas de lá são capazes de operar com o Su-30…

  3. É impressão minha ou a parte de cima dos motores não estão pintados?
    Caso não estejam, qual o motivo? Economia de tinta?

  4. Vietnã sempre um potencial comprador de armas Russas, não perdeu tempo e passou logo a perna no sonhador Uruguai !…Ficou a ver aviões! rsrsrs…

  5. Não falei? “Venda direta da fábrica” não é exatamente “venda de novos de fábrica”… 😀

  6. Sim, são os motores. Eu tenho um livro que conta toda a história do Su-27 (uma vergonha não ter um livro daquela qualidade, com mais de 500 páginas, escrito na língua de Camões). Vou dar uma olhada e ver se tem alguma informação para este design, mas lembro que um motor, exposto assim, ajuda na refrigeração do mesmo. E sobre a pintura, ali é a área do pós combustor, não tem tinta que resista. O F-15 também tem uma parte "exposta"…os AAM por IR agradecem…hehehe…

  7. Caro Giordani,

    O A-37 nunca foi um caça, sua própria designação "A" diz isso. 🙂

    Pode-se dizer é um "A" leve, uma geração anterior ao AMX.

    []'s

  8. Posso estar falando bobagem,mais eu nunca vi um Su 27,30,33,35 com a parte de cima dos motores pintados.O que parece é que o motor não fica embutido na fuselagem.

  9. Para o Vietnã é um negócio extremamente atraente na medida em que permite ao país expandir sua força de caças a um custo aceitável.

    No mesmo raciocínio e migrando para os helicópteros, a USN está oferecendo no mercado SH-60F recondicionados, inclusive dotados do atual powerpack do MH-60. Uma ótima pedida para a MB.

  10. Falar nisso, alguém sabe se foi para frente a oferta de 20 EF-2000 da Espanha para o Peru?

  11. ja que a marinha usou a desculpa de compra de oportunidade para pegar os 04 navios patrulhas que um pais do Caribe desistiu, porque a FAB não usa a mesma desculpa e compra esses SU para degustação?

  12. HMS_TIRELESS,

    Concordo. A qualidade do equipamento, vendido a preços compensadores, pode ser sim de muito bom uso para a MB. Permitiria ampliar seu poder sobre os mares de forma bastante satisfatória, principalmente na arena ASW, haja visto que os ECs navais com capacidade de combate serão tão e somente ASuW…

  13. MJBlaya,

    Resta saber quais as razões que levaram a desativação dessas máquinas e sua devolução par os russos… Se for para ter mais um problema, melhor ficar com os F-5M…

  14. Caros Giordani e 27bill, suas respostas atiçaram minha curiosidade, então fui dar uma olhada em mais fotos.
    Pelo que pude ver, todos os SU-27 em diante tem grande parte do motor "exposta", até mesmo o PAK-FA.
    http://kiwiwebhost.exon.net.nz/~terryjs/index.php
    http://www.cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/http://www.cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/

    Quanto aos F-15, notei que são "mais pintados".
    http://www.passarodeferro.com/2013/01/japao-planehttp://www.cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/http://aircombatcb.blogspot.com.br/2006/06/boeing

    Assim, os mísseis AAM-IR ocidentais são mais gratos. rs.

  15. Caros Giordani e 27bill, suas respostas atiçaram minha curiosidade, então fui dar uma olhada em mais fotos.
    Pelo que pude ver, todos os SU-27 em diante tem grande parte do motor "exposta", até mesmo o PAK-FA.
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    Pelo que pude ver, todos os SU-27 em diante tem grande parte do motor "exposta", até mesmo o PAK-FA.
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  18. Caros Giordani e 27bill, suas respostas atiçaram minha curiosidade, então fui dar uma olhada em mais fotos.
    Pelo que pude ver, todos os SU-27 em diante tem grande parte do motor "exposta", até mesmo o PAK-FA.
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  19. Caros Giordani e 27bill, suas respostas atiçaram minha curiosidade, então fui dar uma olhada em mais fotos.
    Pelo que pude ver, todos os SU-27 em diante tem grande parte do motor "exposta", até mesmo o PAK-FA.
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    Assim, os mísseis AAM-IR ocidentais são mais gratos. rs.

  20. Se a memória não me trai, eles entraram num negócio para a aquisição do Su-30 mais moderno…

  21. caro RR,

    se vamos ter uma aviação de caça apenas para ingles ver (e rir), ao menos os SU-30 não mais vistosos que reliquias como os F-5!! gastar um centavo que seja na modernização desses aparelhos me parece uma asneira sem limites!!! a FAB pode estar pensando em termos praticos, te-los e melhor que nada, maso governo brasileiro (não somente este, mas todos) somente funciona sob pressão, achar saidas alternativas resolve o problema do governo e não do pais, o que todos nos sabemos são coisas totalmente distintas!!!!

  22. GIORDANI,

    Verdade… Se não me engano, logo que os primeiros MKI entraram em cena, esses "K" foram devolvidos. Mas há de se saber se houve algo a mais, tal como alguma especificação que não foi atendida ou se essas aeronaves somente estavam "emprestadas" aos indianos…

  23. MJBlaya,

    Concordo que um Su-30 assusta mais que um F-5…! Mas te-los aqui sem saber se é possível opera-los a contento, se for somente pra desfile, então melhor nem ter… Que se poupe recursos para investir em algo melhor, talvez o próprio Su-30 ( é um dos mais baratos novos de fabrica ), mas numa variante similar a MK2 ( como a venezuelana, que tem capacidade anti-navio )…

  24. O Vietnã tem uma força com bons equipamentos, olhem a marinha deles…

  25. Não vejo porque não poderia ser um bom negocio para a FAB também. Em vê de sonhar com o FX-2 (eu já desisti) seria melhor aproveitar compras de oportunidade (como os NPOs ingleses) e equipar melhor nossas FA. Como o fabricante disse, ele podem realizar todos os upgrades e reparos necessários a contento do cliente. Então acredito que não teríamos maiores problemas. Já esta na hora de termos uma “FORÇA” aérea.

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