LCA Tejas, com dois tanques de combustíveis externos. Foto meramente ilustrativa.

Um tanque de combustível externo de uma aeronave de combate leve (LCA) Tejas, pertencente à Força Aérea da Índia (IAF), foi desacoplado do jato enquanto sobrevoava o estado de Tamil Nadu, no sul da Índia, e caiu em um campo agrícola na periferia da capital Chennai, na terça de manhã (02/07).

O incidente infeliz aconteceu quando a aeronave realizava uma surtida de rotina. O avião pousou em segurança na base aérea de Sulur depois que o tanque de 1.200 litros se soltou do Tejas.

“Hoje (terça-feira) de manhã, por volta das 08h40, um tanque de combustível alijável caiu de uma aeronave Tejas em uma surtida de rotina da Base Aérea Sulur, perto de Coimbatore. A aeronave pousou de volta em segurança após o incidente. Nenhum dano foi reportado no solo. A causa do incidente está sendo investigada”, disse a IAF em um comunicado.

Destroços do tanque de combustível externo do LCA Tejas que se desprendeu do jato durante um voo de rotina.

O incidente causou um pequeno incêndio e criou uma cratera de um metro de profundidade no campo, de acordo com a imprensa indiana.

Autoridades da Força Aérea disseram que a causa do incidente está sendo investigada.

Em um incidente similar na semana passada, um Jaguar da IAF foi forçado a descartar tanques de combustível e bombas de pequeno porte próximo de um bairro residencial em Ambala, em Haryana, depois de ser atingido no meio do voo por um pássaro.

No mês passado, as operações de voo no Aeroporto Internacional Dabolim, em Goa foram interrompidas por duas horas depois que um tanque de combustível destacável acoplado a um avião MiG-29K caiu na pista, derramando combustível e provocando um incêndio.

Anúncios