A República Tcheca pode adquirir mais dois aviões de transporte tático Airbus C-295. (Imagem ilustrativa)

O Ministério da Defesa Tcheco anunciou que pretende adquirir mais dois aviões de transporte tático C-295 para reforçar sua frota existente de quatro aeronaves atualmente em serviço com as forças aéreas do Exército da República Tcheca (ACR).

“Gostaríamos de receber as aeronaves até 2020 ou pouco depois“, disse o General de Brigada Petr Hromek, recentemente nomeado comandante das forças aéreas do ACR, em 18 de junho.

Os dois C-295 substituirão dois aviões Yakovlev Yak-40 de origem russa, que atualmente estão em operação com o ACR e são usados no transporte VIP, e devem ser aposentados até 2020 quando suas células chegarem ao fim de suas vidas úteis, disse Hromek.


FONTE: IHS Jane’s

4 COMENTÁRIOS

  1. Parece que eles são parceiros no projeto do Kc390 ,ou estou enganado …..se são por que não comprar o Kc390? Ultimamente vejo muitas forças pelo mundo comprando C130 ainda…sei que uma aeronave já testada e aprovada …mas o Kc390 é algo novo ,uma inovação nessa faixa de capacidade de carga ….mas não vejo muitos países interessados….

    • C130 é uma aeronave ícone.

      Para forças aéreas com baixo orçamento, há diversas células usadas baratas que podem ser modernizadas ou revitalizadas.

      Há a questão do FMS que soma financiamento de pai pra filho com comodidade de esperar a aeronave pousar prontinha pra usar.

      Quanto as forças de maior orçamento, há um fator político em toda compra de equipamento militar.

      Diplomaticamente, o Brasil hoje é quase nulo.

  2. Não vão comprar nada !!! igual aos argentinos, quem sabe qdo a Boeing entrar de vez

Comments are closed.