A Dassault Aviation ganhou um contrato para os dois primeiros de três aeronaves de inteligência estratégica aéreas Falcon 8X Archange, que serão equipadas com a nova carga útil da CUles (Thales). (Imagem da Thales)

Em 30 de dezembro de 2019, a Agência Francesa de Compras de Defesa (DGA) encomendou o programa de inteligência estratégica aérea Archange, composto por três aeronaves Dassault Aviation Falcon 8X equipadas com a nova geração de carga útil CUGE da Thales (capacidade universal de guerra eletrônica).

Um contrato foi concedido para as duas primeiras aeronaves.

A Dassault Aviation e as dezenas de empresas francesas associadas aos programas Falcon agradeceram ao Ministério das Forças Armadas, à DGA e à Força Aérea Francesa por sua confiança.

O nível de desempenho exigido dos Archange Falcons exige um trabalho de integração altamente complexo, algo que está no cerne do conhecimento da Dassault Aviation e da Thales.

“Estou muito orgulhoso e feliz com a decisão do Ministério das Forças Armadas. O Archange Falcon servirá às forças francesas da mesma maneira que os Falcons 10, 200, 50, 2000, 900 e 7X já o estão fazendo”, declarou Eric Trappier, Presidente e CEO da Dassault Aviation.

“Os Falcons de missão especial fornecem a ilustração perfeita das duas competências da Dassault Aviation: nossas aeronaves civis se beneficiam das tecnologias de ponta desenvolvidas para nossas aeronaves de combate, que em troca se beneficiam dos processos industriais implantados para a produção altamente competitiva das aeronaves Falcon”.

O Falcon 8X tri-jato é a mais recente adição à linha Falcon. A versão de jato executivo pode transportar 8 passageiros e 3 tripulantes a uma distância de 6.450 nm (12.000 km). Possui controles de vôo digitais que derivam diretamente da experiência da Dassault Aviation adquirida com o Mirage 2000 e o Rafale. É equipado com um convés de vôo digital EASY e o sistema de visão combinada (CVS) FalconEye totalmente incomparável.

Exportados para mais de 90 países, os aviões Falcon são flexíveis e econômicos para voar. Suas qualidades de manuseio, aerodinâmica e versatilidade os tornam capazes de cumprir missões que vão além dos padrões da aviação civil. Eles são projetados pelo escritório de design que também desenvolve as aeronaves de combate Rafale e nEUROn.

Nos últimos 50 anos, a Dassault Aviation personalizou muitos Falcons para fins como evacuação médica, transporte de carga, vigilância marítima, guerra eletrônica, etc. Essas aeronaves multifuncionais representam cerca de 10% da frota Falcon em serviço em todo o mundo.

Anúncios