Um PC-9 da RAAF (Esquadrão de Demonstração Roulettes) e PC-21 (HB-HZD) vistos em Canberra, no dia 22 de fevereiro. (Foto: Paul Sadler)

A Pilatus está atualmente emprendendo um tour de demonstração de um mês de duração na Austrália de seu treinador militar turbohélice PC-21, um dos competidores para o programa de Sistema de Treinamento de Pilotos, o Project Air 5428, da Força Aérea da Austrália.

O cockpit do PC-21 apresenta telas customizáveis MFD, HOTAS e um HUD. (Foto: Paul Sadler)

A aeronave PC-21 (HB-HZD) chegou em Darwin no dia 11 de fevereiro após ser demonstrado no Singapore Airshow 2010. No seu tour até o momento já passou por Amberley, Tamworth (lar da Escola de Treinamento de Aviação Básica da RAAF), Williamtown e Richmond. No dia 22 de fevereiro a aeronave chegou em Canberra onde ele será demonstrado para o pessoal da RAAF durante os próximos três dias, antes de seguir para Point Cook, East Sale, Edinburgh e Pearce, onde depois decolará através de Darwin entre os dis 19 e 20 de março para retornar para Suíça.

Enquanto o PC-21 está sendo demonstrado na Austrália pelos pilotos da Pilatus, Reto Aeschlimann e William ‘Muz’ Colqhoun, uma aeronave de apoio PC-12 acompanha a equipe da Pilatus. Aeschlimann é um ex-piloto de F/A-18 Hornet da Força Aérea da Suíça, e Colqhoun um ex-piloto de C-130 Hercules da RAF, além de ser graduado pela Escola Empire Test Pilots.

O treinador PC-21 está atualmente em serviço com a Força Aérea da República de Cingapura, em Pearce, e recentemente foi selecionado pela Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos (veja aqui no Cavok).

Fonte: Australian Aviation – Tradução: Cavok

Anúncios