Hangdou L-15 Falcon
Hongdu L-15 Falcon

dubai_airshow MAIN_100O último candidato para exportação da China – o jato treinador avançado L-15 Falcon – ficará em demonstração no Dubai Airshow 2009, uma rara oportunidade de ver a aeronave supersônica fora do território de seu país fabricante.

O L-15, um produto da Hongdu Aviation e muito parecido com o Yakovlev Yak-130, está participando de um dos maiores shows do mundo, procurando seu primeiro cliente para exportação. Sua aparição em Dubai, vem após sua primeira aparição no MAKS, show aéreo em Moscou, realizado três meses atrás.

Três vistas do L-15 da China
Três vistas do L-15 da China

Desde que entrou na fase de testes de voo em 2006 , o L-15 tem sido um motivo de discussões na China, Rússia e Venezuela. O Oriente Médio poderá provar se é um mercado potencial para compra desse jato. A Jordânia, em particular, está procurando por um novo treinador avançado desde que recebeu seus caças F-16. Os caças F-16, recentemente comprados pela Jordânia, e as solicitações de novos caças no Iraque, Kuwait e no Catar também poderão atrair o interesse do treinador chinês L-15.

O L-15 que estará se demonstrando em voo no Dubai Airshow é um dos três primeiros protótipos com motores ZMKB Progress DV-2. A empresa Hongdu selecionou os motores, Ivchenko-Progress AI-222-25F, da Ucrânia, para suas versões de produção.

Enquanto a Hongdu viaja para o Oriente Médio em busca de clientes, o programa L-15 para as forças armadas da China ainda permanece como incerto.

O L-15 está competindo com o Jl-9 da Guizhou Aircraft Industry para vencer um contrato de um jato de treinamento avançado para Força Aérea da China.

Fonte: Hongdu Aircraft

Anúncios