Painel de comando do primeiro T-1A modernizado com aviônicos Pro Line Fusion. (Foto: Field Aerospace)

O primeiro jato T-1A Jayhawk da Força Aérea dos EUA (USAF) equipado com o sistema integrado de aviônicos Pro Line 21 da Collins Aerospace fez sua estreia em voo no final da semana passada, partindo das instalações da Field Aerospace em Oklahoma City, onde ocorreu a instalação. A Collins e a Field anunciaram sua colaboração para a atualização da cabine de comando no início do ano passado.

Toda a frota de treinadores T-1A Jayhawk da USAF, com 178 aeronaves, será atualizada com o pacote Pro Line 21 como parte de um contrato concedido à Field Aerospace. A Collins Aerospace – trabalhando com a Field Aerospace, Nextant Aerospace, HEBCO e FlightSafety International – fornece o comprovado sistema de aviônica que melhor atende aos requisitos do Programa de Modernização de Aviônica (AMP) da Força Aérea dos EUA e prepara o terreno para o crescimento conforme as missões evoluem.

As 178 aeronaves T-1A receberão o novo pacote de aviônicos da Collins Aerospace.

“Atingir este marco de projeto significa que estamos um passo mais próximos em trazer recursos avançados para a próxima geração de pilotos da Força Aérea dos EUA”, disse Dave Schreck, vice-presidente e gerente geral de Aviões e Helicópteros Militares da Collins Aerospace. “Temos uma longa história de fornecimento de soluções aviônicas inovadoras que modernizam grandes frotas de aeronaves de missão especial e militares.”

O contrato não inclui apenas a atualização da cabine de pilotagem da aeronave, mas também o desenvolvimento de 16 treinadores de voo operacionais e 14 treinadores de tarefas parciais que correspondem à nova configuração de aviônicos.

O pacote Pro Line 21 de Collins foi implementada em mais de 5.000 aeronaves, fornecendo aos operadores uma funcionalidade abrangente e um maior conhecimento da situação. Este sistema de “cockpit glass” foi projetado para melhoria contínua conforme os requisitos operacionais evoluem, o que foi um fator importante para este prêmio de contrato.

“Nosso sistema Pro Line 21, que continua a ser uma força motriz da aviação executiva, está mostrando sua versatilidade em ajudar a USAF – e outras entidades militares – a fornecer aos seus pilotos nossa cabine de pilotagem atualizada de maneira econômica”, disse Christophe Blanc, vice presidente e gerente geral de Negócios e Sistemas Regionais da Collins Aerospace.

O Jayhawk T-1A é um derivado comercial do Beechjet/Hawker 400A, que é usado para treinar futuros pilotos das aeronaves de transporte aéreo e reabastecedoras da Força Aérea dos EUA, incluindo os KC-135, KC-10, KC-46 e C-130.

Anúncios

SEM COMENTÁRIOS